leia mais

Decoração Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

Como pintar a parede sem manchar

Publicado em: 27/01/2020

pintar a parede sem manchar

Oi gente tudo bem? Este post faz parte da #missaoquartodevisitas. Eu comecei uma reforma sem quebra quebra no meu quarto de visitas e uma das grandes mudanças foi a cor da parede. Como pintei com uma cor escura, hoje eu vim dar dicas de como pintar a parede sem manchar, fica ligado!

No post anterior eu mostrei como estava o quarto e também as ideias para a reforma. Além disto, cheguei a mostrar também como ele está agora, praticamente finalizado. Para as paredes eu escolhi as seguintes cores:

  • Coral Super Lavável Antimanchas Verde Clorofila
  • Coral Super Lavável Antimanchas Cor Algodão Cinzento

LEIA TAMBÉM: Meter a mão na massa: por onde começar?


Quem entrou nesta parceria com as tintas foi a loja Decora Tintas, aqui de Palhoça/SC. Eu fui lá conhecer a loja e fui super bem recebida pelo pessoal. Fiz vários stories no Instagram mostrando a loja e também um equipamento bem bacana que eles tem para descobrir o nome de qualquer cor, dá uma olhadinha aqui. Eu vi este tom de verde mas não sabia o nome então levei uma foto e eles conseguiram identificar qual era, simples assim!

pintar a parede sem manchar

MATERIAIS

  • Fita crepe
  • Kit de pintura
  • Tinta verde (usei 2 latas e meia)
  • Tinta cinza (usei 2 latas e sobrou)

PASSO A PASSO PINTURA DA PAREDE

Eu resolvi fazer meia parede verde e meia parede cinza já que fiquei com receio do verde ficar muito escuro. Como filmei todo o passo a passo, não consegui fotografar muita coisa mas você pode conferir tudo no vídeo no final do post. Algumas dicas antes de começar:

  • Retire todas as tomadas e tudo que estiver no caminho.
  • Escolha a altura desejada. Eu segui a mesma altura da meia parede da sala, já que as paredes se ‘encontram’ quando a porta do quarto está aberta.
  • Uma dica para evitar que a marcação fique torta: Faça as marcações com lápis, prenda a fita crepe em um dos lados e traga a fita crepe bem soltinha até o outro lado, não tente prendê-la na parede pois vai ficar torto. Com ela toda solta prenda o outro lado e, após isto, vá apertando toda ela para ficar presa na parede. Parece confuso mas no final do post tem um vídeo bem explicadinho com o passo a passo.
  • Isole o chão e cantinhos com fita crepe. Para não ficar serrilhado, faça a dica de selar a fita crepe que indiquei neste post.
  • Comece pelo tom mais claro. Comecei pelo cinza e como iria instalar rodameio entre as cores, não me preocupei em pintar sem borrar. Como fiquei com receio de ficar com acabamento ruim na parte superior já que este quarto não tem rodateto, eu criei um rodateto imaginário e deixei uma bordinha entre o teto e a parte cinza. Assim, consegui finalizar sem parecer que estava torto e fica a ilusão de ter um rodateto dando o acabamento.
  • Após terminar a pintura cinza, eu pintei o restante com o tom de verde e abaixo irei dar algumas dicas para pintar a parede sem manchar quando você escolhe um tom escuro.

LEIA TAMBÉM: Fita banana e a diferença entre os modelos de fita dupla face


DICAS PARA PINTAR A PAREDE SEM MANCHAR

Pintar com uma cor escura é um pouco mais complicado pois corre o risco de ficar marcas ou manchas. Quando pintei a parede preta do escritório eu não percebi muita dificuldade mas, pelo que vejo, fica um pouquinho mais complicado quando é um tom colorido.

Primeiro preciso dizer que você ter fé e acreditar em si mesmo. rsrs Quando você está pintando parece que não vai dar certo e quase bate um desespero, mas calma: vai dar certo.

pintar a parede sem manchar

Dica 1: retoque

Todo mundo indica começar a pintura pelo pincel (retoque) e depois partir para o rolo. Na minha experiência com o verde percebi que começando pelo rolo o resultado ficou mais uniforme já que, assim, você só passa o pincel realmente onde o rolo não alcançou. Eu comecei pelo retoque e achei que ficou muito marcado pois carreguei demais na tinta.

Dica 2: lixar ou não?

Não precisa lixar a parede antes de pintar, apenas se ela estiver irregular ou com alguma massa em evidência.

Dica 3: espere o tempo de secagem

Pode parecer besteira esta dica mas eu percebi que ela realmente é muito importante. Após pintar 3 demãos do verde eu estava bem preocupada pois ainda parecia super manchado. Mas, no dia seguinte, inacreditavelmente a tinta secou e mudou, ficou super uniforme. Por isto é importante respeitar o tempo de secagem.

Dica 4: tomadas

Para não ficar aquele quadrado muito marcado ao redor das tomadas, primeiro chegue com o rolo bem próximo à elas e apenas finalize com o pincel. Como você retirou as capinhas das tomadas fica mais fácil de pintar com o rolo perto delas.

Dica 5: Rodapé

Eu resolvi pintar o rodapé junto já que acho ele muito feio. Nosso rodapé é de madeira eu apenas lixei bem até deixar a tinta fosca e pintei com a mesma tinta da parede. Se você pintar o rodapé também, cuide com móveis e objetos que podem ficar encostados nele para não lascar.

Dica 6: cuide com excesso ou falta de tinta

Eu sou um pouco pão dura e tenho medo de molhar muito o rolo na hora de passar a tinta. Mas, com isto, a parede pode ficar bem manchada principalmente porque com o pincel acabamos carregando um pouco mais com tinta. Por isto, não economize tinta mas também cuide para não carregar demais o rolo e a tinta escorrer.

Aplique a tinta de maneira que ela cubra a parede mas sem excesso, como quando pintamos a unha com esmalte, entende?! Cobrir bem mas sem deixar a tinta muito “grossa”.


LEIA TAMBÉM: Pintei o rejunte do meu banheiro


Dica 7: use o rolo sem extensor

Na 2ª e 3ª demão eu utilizei o rolo sem o cabo extensor e achei que consegui cobrir melhor a parede estando assim mais de pertinho.

Dica 8: passe o rolo novamente no mesmo lugar

Quando você está pintando com o rolo é legal utilizar a dica do W e pintar em formato de W, ou seja: zig zag. Além disto, sempre passe em cima da parte que você já pintou, para evitar que fique emenda da parte já pintada e da nova parte que está sendo pintada.

VÍDEO COM PASSO A PASSO

Se você achou confuso ou quer ver o passo a passo mais detalhadamente, confere agora o vídeo abaixo:

Viu só como dá para pintar a parede sem manchar e conseguir transformar o ambiente aí na sua casa?! Bora meter a mão na massa e aproveita e me conta o que você achou desta cor porque ela despertou amor e ódio em muita gente! rsrs

Deixe seu comentário

DIY: Como instalar rodameio de madeira | Vida de Louca de Casada
06/02/2020

[…] post anterior eu contei tudo sobre a pintura das paredes, incluindo dicas para pintar com cor escura sem deixar manchado. Ah, se você está perdido e não […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada