Oi gente! Nos tempos em que estamos vivendo muitas pessoas precisaram ir trabalhar em casa já que por segurança é importante ter um isolamento social. Por isto no post de hoje eu vim dar dicas para você conseguir se organizar e ser mais produtivo no home office, não pense que é fácil, viu?!
Caso você esteja ficando entediado de ficar em casa mesmo que esteja trabalhando, eu já fiz um post aqui no blog com dicas para não enlouquecer na quarentena. E, além disto, também já dei sugestões de como você pode aproveitar melhor o isolamento social para decorar a casa.
Mas, voltando ao post, trabalhar em casa não é fácil e leva tempo para você se acostumar e conseguir se organizar. Eu já trabalho em casa há 2 anos e no início foi difícil. Até fiz um vídeo lá no canal contando sobre como é trabalhar em casa, gravei um vídeo bem no início do meu trabalho como home office mas já dá para ter uma ideia de como é, se quiser pode assistir aqui.
COMO SE ORGANIZAR E SER PRODUTIVO NO HOME OFFICE
Antes de mais nada preciso dizer que não é todo mundo que se adapta neste formato de trabalho mas, sabemos que hoje em dia algumas pessoas não tem escolha e precisam trabalhar assim. Eu trouxe algumas dicas simples mas que me ajudam (e ajudaram no início) a me adaptar a esta nova rotina:
-
DEFINA SEU LOCAL DE TRABALHO
Ter um local apropriado, sem barulho, com boa iluminação e móveis adequados faz toda diferença. Já pensou você tentando trabalhar na mesa de jantar e seu marido assistindo televisão? Não dá, né! Mesmo que você não tenha um cômodo como escritório, você pode adaptar um cantinho do quarto com uma mesa e cadeira.
Ou então, se não for possível, peça compreensão para o restante da família para que você possa trabalhar na mesa de jantar ou então utilize fone de ouvido para tentar se distrair dos barulhos.
LEIA TAMBÉM: Dicas para decorar o home office
-
DEFINA SEU HORÁRIO COM PAUSAS
Não pense “vou trabalhar até terminar minhas pendências do dia” pois você vai acabar trabalhando além do normal e com o tempo ficará exausto! É importante definir seu horário de trabalho e tentar cumpri-lo. Se você trabalha por conta e não para uma empresa, isto é mais importante ainda!
Além disto, fazer pausas no meio da manhã e da tarde também é importante para se alongar, beber uma água e fazer um lanche. Desde o início eu defini meu horário de trabalho e sigo até hoje, é importante fazer isto pois o cérebro irá se acostumar também.
-
SE EXERCITE E CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
Em casa nós acabamos relaxando um pouco mais e confesso que até comendo mais também. rsrs Por isto é importante manter uma rotina de alimentação saudável e também se exercitar. Aproveite que está trabalhando em casa e e exercite em casa mesmo! Ou então, aproveite para fazer algum esporte ou exercício durante o dia, veja se você se sente mais disposto fazendo isto.
LEI TAMBÉM: Dicas para esconder os fios de aparelhos
-
TROQUE DE ROUPA (ISTO É SÉRIO!)
Quantas pessoas que conheço que trabalham de pijama, nossa! Neste 2 anos trabalhando home office NUNCA TRABALHEI DE PIJAMA. Sério, trocar de roupa faz toda diferença para ajudar no seu rendimento. Seu cérebro precisa entender que pijama é para descanso e trabalho é roupa de trabalho.
Claro, você não precisa colocar um salto alto ou se arrumar muito, mas esteja apresentável e de bem com sua imagem, isto ajuda na autoestima e também na produtividade. Nos dias que me maquio e me arrumo para trabalhar eu até percebo que rendo mais! Acredito que assim temos mais ânimo para trabalhar.
-
CUIDE COM AS DISTRAÇÕES
É muito fácil a gente se distrair com a louça na pia, a roupa para lavar ou então o cachorro fazendo gracinha. Mas cuide com as distrações! É importante estabelecer os horários para isto. Eu, por exemplo, coloco a roupa para lavar pela manhã antes de começar a trabalhar, lavo a louça fim do dia após o ‘expediente’ e brinco com os cachorros nos intervalos.
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que faço para otimizar meu tempo
-
ANOTE AS TAREFAS DIÁRIAS
Muitas vezes sabemos tudo o que precisamos fazer. Mas, que tal anotar as tarefas que são primordiais naquele dia? Se você se organizar direitinho, talvez até consiga se permitir parar de trabalhar um pouquinho mais cedo e relaxar assistindo um seriado. Mas só de vez em quando, ok?! Não é para fazer sempre.
-
PENSE NO QUE VOCÊ PRECISA
Você tem todos os equipamentos e materiais necessários para trabalhar em casa? Eu, por exemplo, preciso apenas de um notebook, internet boa e criatividade. rsrs Faça uma lista de tudo que você precisa para conseguir produzir trabalhando em casa.
LEIA TAMBÉM: Como limpar notebook em casa
-
PENSE SE VOCÊ É CAPAZ
Como já falei lá no início do post, nem todo mundo se encaixa neste formato de trabalho. Mesmo que você seja funcionário de uma empresa, seu chefe precisa confiar que você está exercendo sua função e não está se distraindo vendo filme ou limpando a casa. Você mesmo precisa se cobrar e ser seu chefe, você deve satisfação para você mesmo.
E se quiser ver mais sobre o assunto, tem vídeo também:
Agora me conta, você está trabalhando em casa? Como se organiza?
Bjo bjo