Oi gente! Desde que comecei a me aventurar neste mundo dos blogs eu vejo casas lindas e fico só pensando “um dia a minha vai ficar assim”. Mas, ao mesmo tempo, tem coisas que só parecem bonitas na revista, ou seja: não funcionam na vida real! Vocês também pensam isto?
Eu nunca quis uma casa chique ou cheia de quadros famosos, móveis de design e blablabla. Confesso que isto nunca mexeu com minha cabeça. Mas claro, como todo mundo, eu quero que minha casa seja bonita, tenha coisas do meu gosto mas PRINCIPALMENTE eu quero que ela seja funcional e aconchegante.
Porque eu não estou o dia todo em casa para arrumar, limpar ou deixá-la impecável, além de não ter uma empregada para fazer isto. Na correria do dia-a-dia a gente apenas quer coisas funcionais, que não acumulem tanta sujeira e que sejam fáceis de limpar, né? Por exemplo: acho lindo estantes cheias de decorações, livros, enfeites… mas pensa quanto pó deve juntar?
E por causa disto eu trouxe algumas imagens de decoração que só funciona em revista, dá uma olhadinha se você concorda comigo:
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
ESTANTES E NICHOS
Fonte: Casa e Jardim |
Começando então pelas lindas estantes! Estantes cheias de nichos, livros, decorações, lembranças de vigem e…poeira! Sério, uma estante destas (ainda por cima branca) você começa a limpar de um lado e até chegar no outro já precisa limpar lá no início de novo. rsrsrsrsrrs
PARA FAZER FUNCIONAR: coloque poucos objetos ou opte por por menos quantidade de nichos. Outra dica legal é passar lustra móveis para que o pó não grude no móvel e saia mais facilmente.
LEIA TAMBÉM: Lembrança de viagem: coloque em quadros!
MÓVEIS AO AR LIVRE
Fonte: Casa e Jardim |
Meu sonho é conseguir decorar nosso quintal, deixá-lo aconchegante para fazer um churrasco e receber amigos. Mas, como fazer com estes móveis ao ao livre, gente? Cadeiras, sofá, estofado, mesa pegando chuva, sol… Por mais que sejam materiais resistentes, com o tempo fica desbotado, enfraquecido e estraga. Vai dizer que alguém na vida real tem estes móveis todos na rua?
PARA FAZER FUNCIONAR: opte por cadeiras e móveis de plástico ou retire-os no fim do dia para não ficar no sereno. Você também pode usar telhas transparentes para evitar a chuva ou deixar os móveis embaixo de telhados ou pergolados para diminuir um pouco o sol direto.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para decorar varandas pequenas
CADEIRAS DESCONFORTÁVEIS
Fonte: Casa e Jardim |
A mesa de jantar exige cadeiras confortáveis para que a pessoa fique à vontade na hora de jantar e bater papo. Mas, estas cadeiras realmente não aparentam ser confortáveis, possuem design mas não conforto. E na hora de jantar, qual é a prioridade? É importante uma cadeira que mantenha as costas apoiadas de forma cômoda e o fato de serem fechadas embaixo, as pernas precisam ficar muito pra frente, não acham?
PARA FAZER FUNCIONAR: Antes de pensar no design, pense no conforto. Se for possível, experimente a cadeira antes de comprá-la, fique um tempo sentado nela e veja se as costas ficam confortáveis.
LEIA TAMBÉM: Cadeiras Eames para minha mesa de jantar
TAPETES GRANDES
Fonte: Transforme sua casa |
Claro, tapetes deixam a casa muito mais aconchegante. Eu não vejo a hora de ter tapete na sala, mas ainda não encontrei algum que caiba certinho. E algo que me incomoda é quando os tapetes são enormes e ficam embaixo dos móveis como, por exemplo, da cama, mesa de jantar, sofá… Com que frequência a pessoa retira este tapete? Como faz pra limpar o piso? E o principal: pensa no valor para mandar lavar um tapete tão grande!
PARA FAZER FUNCIONAR: Miga, você tem empregada para limpar ou condições de mandar lavar na lavanderia? Então vai fundo! Mas se não tem, invista em modelos menores e que fiquem apenas à frente ou nas laterais da cama. No caso de utilizar na sala, se o seu sofá não for muito pesado, pode optar por colocar o tapete embaixo dele sem problemas.
LEIA TAMBÉM: Adeus, alergia! 14 dicas para limpar a casa sem espirros
EXCESSO DE CORES
Fonte: Casa e Jardim |
Sim, eu sei, decoração é uma questão muito pessoal, principalmente quando envolve cores. Mas, mesmo que a pessoa goste de uma decoração colorida, não é possível que uma cozinha tão “color block” possa funcionar no dia-a-dia, sendo vista todo dia, né?! Vai dzer que não se torna cansativo e enjoativo?
PARA FAZER FUNCIONAR: Eleja uma cor predominante (azul, por exemplo) mas não todas as cores em todos os móveis e parede. Ou então, escolha uma base neutra e opte por tons coloridos em detalhes ou portas dos armários. Utilizar o papel contact para dar cara nova também está valendo.
LEIA TAMBÉM: DIY minha cozinha renovada com papel contact de lousa
PANELAS EXPOSTAS
Fonte: Casa e Jardim |
Sim, eu sei que muita gente tem este tipo de suporte para pendurar panelas e frigideiras, até algumas blogueiras que sigo. Mas, além de sempre ficar engordurado por causa do fogão, eu não sei vocês mas as minhas frigideiras estão horríveis! A parte de baixo onde tem contato com o fogo fica toda feia e a parte de cima arranhada também com o uso.
Ou eu preciso ter mais cuidado e delicadeza com as minhas, ou estas aí servem apenas de enfeite. Tem tantos modelos coloridos e lindos mas me dá pena de comprar porque sei que logo ficarão feias com o uso.
PARA FAZER FUNCIONAR: escolha um local mais afastado do fogão para evitar que fiquem engorduradas e sejam mais cuidadosas que eu com as frigideiras…rsrsrs Alguém tem alguma dica pra me dar?
LEIA TAMBÉM: Fogão ou cooktop: qual é o melhor?
COZINHA SEM ARMÁRIOS
Fonte: Casa e Jardim |
Eu já falei várias vezes que eu adoro cozinhas sem armários, acho que além de lindo você acaba se obrigando a deixar tudo organizado. Eu percebo isto lá em casa no nosso closet: já que não temos portas nem gavetas, nos obrigamos a deixar as roupas organizadas, mesmo que um dia ou outro acabe ficando bagunçado. Porém eu sei que se eu tivesse um roupeiro com portas, ele estaria uma zona e entulhado de coisas que não precisamos!
Voltando à imagem, coisa mais linda esta parede vermelha cheia de prateleiras e louças brancas…. Mas já pensou ter que lavar tudo antes de usar, além de lavar depois também? Será que funciona ter prateleiras assim? E os copos? Pensa o pó que fica nos copos… Como já falei lá no início, se você tem empregada doméstica a sua realidade É OUTRA, este post não é para você. rsrsrsrsrsrs Estamos falando da vida da maioria das pessoas, onde nós mesmos temos que cuidar da casa, além de ter um emprego e, em alguns casos, ter filhos.
PARA FAZER FUNCIONAR: não vejo como fazer funcionar, infelizmente. Ou você tem prateleiras assim e convive com o pó, ou você vira neurótica e fica limpando toda semana…