Eu confesso que aqui em casa não tenho coifa pois mudaremos nosso fogão de lugar então ainda não planejei como será mas não vejo a hora de instalar uma. O lado bom é que quase não cozinhamos, por isto, o cheiro de comida não incomoda tanto.
Mas, quem cozinha muito ou mora em apartamento ou casa pequena, por exemplo, necessita sem dúvidas de uma coifa para renovar o ar e manter a cozinha sem gorduras.
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
O QUE É COIFA?
Antes de mais nada precisamos saber o que é uma coifa, né? A coifa é aquele aparelho que fica acima do fogão e é responsável por eliminar o cheiro enquanto estamos cozinhando, principalmente quando há muita fumaça no preparo dos alimentos.
COIFA DEPURADOR OU COIFA EXAUSTOR?
Independente de qual coifa você escolher, ela pode ser instalada de dois modos: como depurador ou como exaustor.
No modo depurador a coifa capta o ar com gordura, filtra e o devolve limpo para o ambiente. Já no modo exaustor ela expulsa o ar para fora da cozinha, mas neste modo há necessidade de ter uma abertura na parede ou no teto para que este ar possa sair.
COIFA DE PAREDE OU COIFA DE ILHA?
Existem dois tipos: coifa de parede e coifa de ilha. Os modelos são bem parecidos e o que irá determinar onde será instalado é a posição de seu fogão.
Em outros casos, a coifa será instalada na parede. Em ambos os casos a distância entre o fogão e a coifa deve ser respeitada instalando-a no máximo a 80 cm e no mínimo a 65 cm acima do fogão.
QUAL A COIFA IDEAL PARA A SUA COZINHA
Fiz uma listinha de itens que devem ser analisados antes de você sair comprando a coifa. Dá uma olhadinha nas dicas e, caso tenha dúvidas, anote tudo em um papel para não errar na hora da compra.
1. Tamanho da coifa
. Fogão de 5 ou 6 bocas: indicado coifa de 80 a 120 cm.
2. Tamanho do ambiente e utilização do fogão
O tamanho do ambiente faz toda diferença na hora de escolher a coifa. Você precisa levar em consideração se sua cozinha é grande, se é aberta (junto com outros cômodos da casa) e também se você utiliza muito seu fogão para cozinhar.
3. Manutenção e limpeza
Dependendo do modelo que você escolher (coifa depurador ou exaustor) a manutenção e limpeza dela será diferente. Se utilizar a coifa no modo depurador é necessário realizar limpeza dos filtros de tempos em tempos e a cada 4 meses realizar a troca do filtro de carvão. Já a coifa em modo exaustor exige menos manutenção e não há esta necessidade de limpeza periódica.
4. Design e beleza
Como é um aparelho grande que chama atenção, você precisa se preocupar com o design e beleza da coifa. Mas, claro, este é apenas um dos itens na hora de escolher a coifa ideal. Existe coifa branca, preta e prateada, basta escolher a que mais combina com sua casa.
5. Preço x qualidade
Chegamos em um fator determinante: preço x qualidade. Sabemos que em certos casos não é recomendado escolher apenas pelo preço, ainda mais que é um produto relativamente caro e que exige uma pequena obra para instalar.
Exemplos de coifas |
Lembre-se: é um aparelho que deve durar anos, às vezes vale a pena pagar um pouco mais e escolher uma marca confiável ou por indicação. Você encontra coifas a partir de R$600, mas pesquise bem.
E aí, já conseguiu decidir qual a coifa ideal para a sua cozinha? Para finalizar o post, apenas alguns lembretes: a coifa em modo exaustor exige que você faça um pequeno buraco no teto para que o ar possa sair, ou seja, exige uma pequena reforma. Se você mora em apartamento ou não quer fazer esta reforma, a coifa em modo depurador é o mais indicado.
Mas se você não quer ter muita manutenção e quer que a limpeza do ar seja mais eficiente, vale a pena investir na coifa em modo exaustor.
Espero que estas dicas te ajudem na hora de comprar, me conta o que você achou aqui nos comentários!
Bjo bjo