Ícone do site Vida Louca de Casada

Pintar MDF é mais fácil do que você pensa

pintar mdf

Oi gente! Eu ganhei um nicho lindo de MDF e resolvi pintar ele para combinar com a decoração aqui de casa. Porém, sempre fica a dúvida: como pintar MDF? Vem comigo!

O QUE É MDF?

Primeiro precisamos falar sobre o que é o MDF:

Medium-density fiberboard (em inglês), Placa de fibra de média densidade, em tradução livre, mais conhecido como MDF (Dutra 2015), é um material derivado da madeira. O MDF é um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós. Empregado principalmente em móveis, é um ótimo substituto para a madeira, em exceção para quando é necessária maior rigidez. (Fonte: Wikipédia)

Ele é o material mais utilizado para confecção de móveis pela sua facilidade de manuseio e montagem. Porém, como você viu, ele não é madeira mas sim uma aglutinação de várias camadas derivadas de madeira misturadas com resinas sintéticas. Com isto, é necessário ter cuidado para não molhar ou expor o MDF ao tempo como chuva e sol.

TRUQUE PARA PINTAR MDF: LIXAR!

A parte mais importante na hora de pintar MDF é lixar e preparar a peça antes, principalmente se ela já estiver pintada ou tiver acabamento laminado.

LEIA TAMBÉM:

Meter a mão na massa: por onde começar?

O nicho que resolvemos pintar já possuía acabamento laminado ao redor e por isto lixar é tão importante: para a tinta penetrar, a peça precisa estar fosca / sem brilho. Pintar uma peça assim é diferente de pintar um MDF cru.

É importante ter mais de uma grossura de lixas, começando pela espessura mais grossa e finalizando com uma lixa mais fina para dar acabamento e evitar riscos na peça.

TIPOS DE TINTAS

Você pode utilizar vários tipos de tintas para pintar MDF, mas eu trouxe as 2 mais comuns:

A tinta esmalte a base d’água tem secagem rápida e é mais fácil de manusear, ela é indicada para madeiras e ferro e pode ser utilizada para o MDF.

A tinta acrílica pode aparecer nos acabamentos como fosco, acetinado ou semi brilho. Mas, na hora de pintar MDF (principalmente se for uma peça já laqueada) indico não utilizar o acabamento semi brilho pois isto pode fazer com que a peça lasque facilmente.

Para reformar o nicho de MDF nós utilizamos tinta acrílica acabamento fosco, sendo a mesma da pintura das paredes aqui de casa. Esta tinta possui resinas acrílicas em sua composição e, com isto, promove maior impermeabilidade e durabilidade para a peça pintada.

COMO PINTAR MDF

Agora sim, vamos ao processo! O passo a passo de pintar MDF é basicamente o mesmo de pintar qualquer móvel de madeira.

Primeiro lixe bem (conforme falado lá no início do post). Acredite, lixar é que fará toda diferença na peça, além de prepará-la para receber a tinta. É importante deixar a peça bem fosca, retirando todo brilho (caso ela já esteja pintada).

Se preferir, antes de pintar, você pode aplicar uma base para pintura ou então uma tinta branca para realçar ainda mais caso sua tinta seja colorida.

LEIA TAMBÉM:

Antes e depois da minha cômoda antiga

Defina se você irá utilizar pincel, rolinho ou pistola de pintura. Para pintar o nicho nós utilizamos pistola e realmente o acabamento fica perfeito, porém sei que nem todo mundo possui este equipamento. Apenas uma dica: para pintar com pistola é necessário diluir bem a tinta, deixá-la mais aguada.

O pincel eu gosto de utilizar apenas para retoques, para evitar que deixe muita marca. Com isto, minha dica é escolher o rolo para a pintura.

Para um melhor acabamento, você pode aplicar uma demão da tinta, lixar, aplicar mais uma demão e lixar novamente. No caso deste nicho que reformamos não houve necessidade de lixar entre demãos mas, caso você aplique a tinta e perceba que ficou muito grosso ou com algumas imperfeições da tinta, é bom lixar para nivelar e pintar novamente.

Caso você queira um acabamento brilhante ou efeito “laca” você pode finalizar com um verniz mas, como falei, o acabamento brilhante pode acabar lascando mais facilmente.

NICHO PRONTO!

Após a pintura estar bem seca instalamos o nicho na parede para expor minha coleção de canecas e eu amei o resultado pois ele ficou exatamente com a mesma cor da parede, mesmo sendo superfícies diferentes.

Caso queira ver todo o passo a passo é só dar o play:

Agora me conta, você já pintou MDF? Deu certo? Tem outra dica para compartilhar também?

Bjo bjo

Sair da versão mobile