Oi gente, tudo certo? Muita coisa muda com o passar dos anos, cada ano tem alguma novidade sobre casamentos, vestidos, estilos de decoração, etc. Mas o que não muda é nossa vontade de fazer um casamento dos sonhos sem gastar muito, né!
Por isto eu reuni neste post as melhores dicas de como a gente conseguiu organizar o nosso casamento de forma barata gastando menos de 10 mil Reais. Dicas que apliquei na época do nosso casamento e que fizeram com que a gente economizasse MUITO dinheiro. Mas, claro, lembrando que nosso casamento foi bem simples, queríamos na verdade apenas reunir o pessoal para curtir este momento tão especial.Nós organizamos nosso casamento em 6 meses e à distância, já que moramos em SC e iríamos casar no RS. Claro que o pessoal de lá ajudou na hora de fechar com os fornecedores.
Olha só algumas dicas que fiz quando casamos em 2011 e que você pode se inspirar se quiser realmente organizar um casamento barato:
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
NÃO CASE NA IGREJA
Muita gente acha lindo mas a igreja é um gasto a mais e é desnecessário, se você não se preocupa com tradições. Nosso casamento foi em um salão, tanto a festa como o casamento religioso. Assim você economiza muito, só precisa conversar com o Pastor/Padre para saber se ele vai até o local.
DECORAÇÃO SIMPLES
Optamos por uma decoração bem básica toda em preto e branco. Além disto, algumas coisas nós mesmos fizemos e você pode aproveitar e colocar a mão na massa e fazer suas lembrancinhas, convites, arranjo de mesa…
Ah, se você quiser utilizar flores, utilize flores da estação! Nosso casamento foi em Maio e eu amo Tulipas porém Maio não é a época delas e seria muito caro colocá-las na decoração. Se você escolhe flores fora de época pode acabar pagando até o dobro do valor.
CASE NO CIVIL OUTRO DIA
Se você decidir realizar o casamento civil e religioso no mesmo dia terá que pagar uma taxa a mais por causa disto, praticamente o dobro do que se resolver casar em outro dia no civil. Nós casamos antes no civil.
CONVITE DOS PADRINHOS
Fizemos um convite muito simples, até porquê na época não tinha tanta opção de convite para padrinhos. Até tenho vergonha de mostrar porque foi bem pobrinho. haha
Como os convites não estavam prontos e queríamos convidá-los logo, não queria chegar de mãos abanando. Então fiz este textinho simples pra entregar quando os convidássemos. Os únicos que tinham certeza de que seriam convidados era meu irmão e minha cunhada, as outras 6 pessoas ficaram muito surpresas, isto que foi o mais legal de tudo.
Simples não? Daí dobramos em 3 partes e entregamos. Eu queria ter feito algo mais especial, talvez uma garrafa de vinho com um cartão, algo do tipo. Mas ficou muito em cima da hora, até o último minuto ainda não tínhamos decidido todos os casais, estávamos bem na dúvida.
CONVITE DE CASAMENTO
Eu fiz nossos convites, já que queríamos algo bem simples, barato e diferente. Eu não curto convites rebuscados e, além disto, eu sei que ninguém guarda convite, só nossos pais. hehe Vai dizer? Aí você gasta um monte em convites e eles vão para o lixo. Vai por mim, faça um convite com a sua cara, fuja destas opções prontas. Tem um amigo designer? Fale com ele, daí basta imprimir em gráfica. Olha só o nosso, já que queríamos algo relacionado à filme:
Deixamos bem claro que seria algo descontraído por isto destacamos ali pro pessoal trazer chinelo ou tênis porque nossa intenção era a diversão de todo mundo.
KIT BANHEIRO
Gente, esta é uma ideia que amei: deixar um kit de emergência no banheiro. Como o Will trabalha em uma distribuidora de cosméticos e produtos pra farmácia ficou bem mais em conta montar este kit. O kit que fiz é bem simples também (como todo o resto do casamento):
Banheiro feminino: absorvente, lenços de papel, fio dental, paracetamol, lixa de unha (muito importante!), algo para azia, flúor (destes potinhos pequenos que vende em mercado) e balinhas. Será num cestinho assim (pois tenho 2 destes) com um cartãozinho dos noivos.
Banheiro masculino: nele teve bem menos coisas (afinal, mulher é que necessita mais de ‘frescurinhas’ né): flúor, fio dental, paracetamol, algo para azia e balinhas. Deu bem certinho porque os cestos q tenho são de tamanhos diferentes, um pequeno e um maior. E coloquei com este cartãozinho:
LENÇOS DE PAPEL
A ideia mais “tchã”, mais legal, mais criativa e mais trabalhosa que tive foi: colocar pacotinhos com lenços de papel nas mesas dos convidados. Nunca tinha visto isto, vi num site (que agora não lembro qual) e adorei! Procurei um molde de envelopes (pois queria gastar o mínimo possível), comprei pacotes de lenços de papel e imprimi o cartão na frente.Fiz dois para cada mesa, colocar pertinho do arranjo. Acho que é um mimo muito fofo para aquelas convidadas que choram em casamentos. Ao total foram 50 pacotes (23 mesas x 2 + uns 4 ou mais pra colocar no kit do banheiro).
Tentei encontrar o site que achei aquele molde mas não encontrei, mas o site criacaoemarte tem um molde muito parecido, bem fofo também.
LEMBRANCINHAS
Como adoramos música e queríamos dar um presente útil, nossa lembrancinha foi um CD com uma seleção de músicas que representa nosso amor. Afinal, na época ainda escutávamos CD, né! haha Fizemos uma seleção de músicas, gravamos em casa, imprimimos a capa e comprei caixinhas de CD. Cada lembrancinha saiu por menos de R$2.
CADERNO DE RECADOS
Para o caderno dos noivos, resolvi fazer algo diferente. Queria fazer tipo um scrapbook. Peguei um álbum de fotos que tínhamos de início de namoro (tipo um fichário) e encapei com contact preto. Para fazer a capa, imprimi várias palavras coloridas e escrevi “caderno dos noivos”.
Então utilizei os plásticos que já vinha no álbum e coloquei fotos, cartinhas, bilhetes, entradas de jogos, cinemas, papel de bombom, etc. Coloquei uma página inicial contando um pouquinho da nossa história e também fiz algumas folhas em branco para os convidados assinarem. Assim é legal porque daí eles podem ler um pouco da nossa história…
VESTIDO E TERNO
Fica bem mais em conta alugar o vestido e o terno. No caso do Will ele comprou porque ele usa terno algumas vezes no ano então valeu à pena comprar. Eu confesso que paguei muito caro no aluguel do meu vestido mas resolvi abusar um pouco já que estava economizando em todo resto. Eu queria um vestido que virasse vestido curto e estava difícil encontrar modelos assim na época. Paguei R$1200 no aluguel mas acredito que tem gente que paga mais caro até.
OUTRAS DICAS ÚTEIS PARA UM CASAMENTO BARATO
. Tenha consigo sempre uma agenda ou bloco de notas no celular para anotar tudo. O bom é você fazer um check list da semana para não esquecer de nada que precisa ser resolvido.
. Além disto, no dia da festa, tenha todos os contatos dos fornecedores, vai que algum se atrasa.
. Meses mais caros para casar: Janeiro, Maio, Setembro e Dezembro.
. Sábado à noite é o dia mais caro para casar. Se não tiver problema, escolha casar na sexta à noite ou domingo de dia.
. Veja se alguém disponibiliza o carro para a noiva e seu pai, de preferência de 4 portas.
. Como já falei, faça a cerimônia e a festa em um lugar só, você irá economizar muito e evitar deslocamento dos convidados.
. Coloque na balança o valor do aluguel do salão e o valor da decoração: às vezes vale a pena pagar mais caro por um salão bonito que não precisa de muita decoração.
. Pague um pouco mais e contrate serviço de fotógrafo de qualidade. Não precisa contratar filmagem, ninguém mais vê.
. Esqueça a mesa de doces, opte apenas pelo bolo dos noivos e sobremesa do buffet.
. Em vez de fazer bolo com aquela pasta americana (que sai muito mais caro e tem um gosto horrível), opte por fazer um bolo todo branco e decore ele com as cores do casamento. O nosso será quadrado, branco e com um laço preto.
. Vai usar adereços de festas? Procure comprar direto de distribuidores, se possível.
. Se vocês já moram juntos peça dinheiro de presente para ajudar em alguma reforma, compra da casa própria ou para a viagem.
. Tudo que puder contratar com antecedência, contrate. Muitas vezes é possível ganhar um desconto por fechar o serviço com bastante antecedência.
GASTOS CASAMENTO SIMPLES X CONVENCIONAL
E, para fechar, resolvi trazer um comparativo bem interessante de gastos de dois casamentos (simples e convencional) comparados com os nossos gastos: