Dicas de organização Dicas para casa Faça você mesmo - DIY Minha casa

Organizar armário da cozinha: dicas simples para colocar em prática já!

Se tem algo que é difícil manter organizada é a cozinha, não é?! E este ambiente precisa estar funcional, prático e também com tudo à mão para facilitar seu dia a dia. Depois de muito tempo eu resolvi dar uma atenção para a minha cozinha e fiz umas mudanças bem simples mas que deixaram meu dia mais fácil e por isto hoje vim dividir com vocês estas dicas para organizar armário da cozinha.

Primeiro preciso dizer que tudo depende da quantidade de objetos, mantimentos e espaço que você tem. Nós não temos um estoque muito grande de comida pois fazemos a compra de mercado semanal, com isto, não acumulamos uma grande despensa. Além disto, também organizei a parte de potes e também temos poucas unidades, fica mais fácil de organizar assim.


LEIA TAMBÉM: 5 DIY’s para organizar sua cozinha


DICAS PARA ORGANIZAR ARMÁRIO DA COZINHA

As dicas que eu trouxe aqui são bem simples mas que fizeram diferença no meu dia a dia. Eu tenho um único armário onde guardo o estoque de comida, lanches, potes plásticos e óleos e azeite e foi este armário que organizei.

organizar armário da cozinha

Primeiro retirei tudo do armário, olhei a validade e completei os potes de mantimentos que temos, para evitar muitos pacotes de comida armários no armário. Depois disto separei por categorias para visualizar o que iria em cada parte do armário:

  1. Potes plásticos
  2. Lanches e café da manhã
  3. Mantimentos
  4. Papel toalha, óleos e azeite

 

DICA 1: Cesto organizador + etiqueta de papel contact

Vasculhei aqui em casa e encontrei 4 cestinhos transparentes para organizar melhor a parte interna do armário. Para identificar, fiz etiquetas simples de papel contact e escrevi com caneta de giz líquido:

organizar armário da cozinha

DICA 2: Suporte de papel toalha

Fiz um suporte simples para prender o papel toalha dentro da porta do armário. Utilizei um pedaço de cabo de vassoura, tiras de couro de uma alça de bolsa e parafusos. Ficou super prático e bem mais útil do que ter um suporte avulso, além de otimizar o espaço interno das portas do armário:

suporte de papel toalha

 


LEIA TAMBÉM: 5 ideias simples para decorar a cozinha


DICA EXTRA: Separar potes por tipos

Esta dica é simples e óbvia, mas a dica é: separar os potes por tipos: quadrados com quadrados e redondos com redondos. Coloquei um dentro do outro e separei todas as tampas, deixando só os potes. Esta dica é útil se você não tem muito espaço, assim coloca um dentro do outro do maior para o menor.

Para as tampas, fiz um suporte que você confere na próxima dica!

DICA 3: Organizador de tampas dos potes

Este organizador foi a ideia que mais adorei, além de ser a mais prática! Fiz o organizador com papel paraná e papel contact preto fosco, além de escrever na frente com caneta de giz líquido. Então colei este organizador na porta do armário, deixando as tampas bem à mão. O passo a passo de todos estes DIY’s você confere no vídeo ao final do post:

organizador de tampas de potes

 

DICA 4: Papel contact na prateleira do azeite

Vai dizer, o azeite sempre vaza, né?! E eu sinceramente não gosto daqueles suportes de azeite. Por isto, apliquei contact transparente na prateleira onde fica os óleos. Assim, fica bem mais higiênico e fácil de limpar já que minha prateleira é de madeira.

ORGANIZAÇÃO DO ARMÁRIO

Agora com os DIY’s prontos, bora colocar de volta no armário! Meu armário tem 2 prateleiras e é um balcão e, por isto, a prateleira de baixo fica bem baixa. Assim, priorizei colocar na prateleira de cima o que mais utilizamos: potes plásticos e os óleos e vinagre. Na prateleira de baixo coloquei todo restante da comida, separada em lanches e cafés e também a parte de mantimentos, que seria a “despensa” e é menos utilizada.


LEIA TAMBÉM: DIY: organizador de gaveta de talheres


Os cestinhos que colei etiqueta de papel contact utilizei para organizar café, bolachas, salgados e também pacotes de mantimentos abertos, para que eles não fiquem perdidos dentro do armário.

organizar armário da cozinha

Outra dica é fazer uma elevação na parte do fundo do armário, para nada ficar escondido. De improviso, coloquei 2 tábuas de madeira mesmo servindo como “degrau” para colocar os pacotes de mantimentos ao fundo.

Agora dá o play para ver melhor as dicas para organizar armário da cozinha:

E se quiser ver mais dicas de DIY e decoração, corre lá no canal do Vida Louca de Casada!

Me conta aqui o que vocês acharam, qual ideia gostaram mais?!

Bjo bjo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply