Ícone do site Vida Louca de Casada

Saiba AGORA quais os mitos e verdades na decoração!

mitos-verdade-decoracao1

Muita gente tem medo de decorar a casa ou não sabe por onde começar. Eu sempre reforço aqui que não sou profissional, mas que gosto muito desta área e, por isto, sempre estou pesquisando ideias e inspirações para colocar na minha casa. Com isto, sempre surgem os mitos e verdades na decoração que deixam as pessoas mais inseguras ainda na hora de escolher a decoração para seu lar. Vem que eu te ajudo a resolver estes dilemas!

PRINCIPAIS MITOS E VERDADES NA DECORAÇÃO

“Não pode misturar cores e texturas.”

MITO. Ao meu ver, a decoração é uma mistura de gosto pessoal com tendência. Com isto, se você curte algo mais elaborado, colorido e ousado você pode sim misturar diferentes cores e texturas. Eu acredito que vai muito do que te faz bem ou como você vai se sentir estando naquele ambiente.

Eu, por exemplo, prefiro não misturar e sou mais do básico, utilizando cores apenas em detalhes. Mas, quem gosta de algo mais alegre e colorido pode sim arriscar e testar para ver se gosta do resultado. O importante é ter a percepção de que aquilo pode ou não ficar “pesado” no ambiente.

Caso queira se arriscar e misturar texturas, estabeleça uma cor padrão entre todas e mude apenas a textura ou estampa.

“Na dúvida, menos é mais.”

VERDADE. Eu confesso que não sigo esta teoria do “menos é mais” mas estou tentando diminuir as decorações e objetos aqui de casa pois estou numa fase de querer mais praticidade e menos coisas. Então se você tem medo de colocar muitos objetos em uma estante ou não sabe como fazer uma composição de quadros, use menos.

Coloque um quadro e, quem sabe, depois coloque mais um. Na estante, coloque alguns poucos objetos e veja como fica. Deixe assim alguns dias e vá mudando para ver o que mais te agrada. E quando se trata de decorar a parede, também vá com calma! Escolha uma paleta de cores mais clean, coloque menos quadros, pendure menos coisas.

“Reaproveitar móveis é coisa de pobre.”

MITO. Reaproveitamento hoje em dia é sinal de SUSTENTABILIDADE e não há nada mais rico que pensar na natureza e no futuro do planeta. Dar novo uso para um objeto, reformar algum móvel velho ou criar coisas novas com o que você já tem é super tendência e bom para o planeta.

LEIA TAMBÉM:

DIY: Reforma da estante de ferro com 2 materiais

Sabe o que é mais legal?! Quando aquele móvel tem história ou veio de herança de alguém. Não importa se ele está quebrado ou com a tinta lascada, isto se torna um charme e chega a ser um pecado reformá-lo. No momento eu estou com um móvel para reformar que era da minha falecida vó, uma cadeira de telefone. Não vejo a hora de dar um novo uso para ela e deixar ela um pouco mais moderna.

Eu sou suspeita para falar pois AMO reaproveitar e inventar novos usos para as coisas, quem acompanha o blog já deve ter visto várias coisas que fiz aqui em casa, alguns exemplos: cachepô de baldebandeja de madeira | garrafas decoradas | antes e depois cômoda antiga

“A escolha da iluminação muda o ambiente.”

VERDADE. Se tem algo que é capaz de mudar completamente um ambiente é a iluminação. Faça um teste: coloque uma lâmpada de cor fria (branca) e depois coloque uma lâmpada de cor quente (amarela) e veja como fica o ambiente e que sensações estas cores causam em você.

A iluminação amarela é mais aconchegante mas também pode ser cansativa dependendo do ambiente. Já a iluminação branca é ótima para locais de trabalho como cozinha e escritório. Além disto, utilizar abajur e iluminações indiretas também muda completamente o cômodo, deixando-o mais agradável.

LEIA TAMBÉM:

Soluções práticas para esconder fios

Colocar um spot virado para um quadro na parede traz mais destaque para a decoração enquanto uma iluminação virada para o teto ilumina sem deixar sombras, deixando uma luz mais difusa. Um teto rebaixado com gesso possibilita vários pontos de luz mas se não é possível fazer isto na sua casa te aconselho ler este post: iluminação sem gesso, e agora?

“Contratar um arquiteto é caro.”

MITO. O “caro” é muito relativo. Muitas vezes resolvemos inventar uma decoração ou reforma por conta própria e no fim pode não dar certo. Então, arrumar esta bagunça pode ser mais caro do que se você tivesse contratado um arquiteto lá no início. O arquiteto é capaz de te dizer mais ou menos quanto você vai gastar, como economizar no que for necessário e, além disto, ele possui todo conhecimento técnico para evitar dores de cabeça de fazer algo errado principalmente quando se trata de uma reforma.

Um detalhe muito importante que eu não sabia era a posição solar em relação à casa. Você sabia que precisa analisar isto na hora de escolher onde fazer os quartos, sala, cozinha, etc?! Dependendo o que você pretende fazer, contratar um arquiteto é essencial e não algo supérfluo.

“As cadeiras da mesa devem ser todas iguais.”

MITO. Que bom que isto é um mito pois como se torna econômico ter cadeiras diferentes na mesa de jantar, ne?! Você já deve ter visto em vários lugares mesa de jantar com cadeiras de modelos diferente e a Monica de Friends já sabia disto lá nos anos 90! Você pode resgatar cadeiras de herança, comprar modelos em brechó ou até mesmo ter cadeiras iguais, porém pintá-las de forma diferente.

A ideia de ter cadeiras diferentes se estende ao restante da casa como, por exemplo no quarto. Não é necessário ter criado mudo igual para os 2 lados da cama. Aqui em casa por exemplo nós utilizamos 2 banquinhos diferentes como criado mudo. Outro exemplo é na cozinha onde temos móveis diferentes misturando um pouco de moderno com rústico.

PARA FINALIZAR OS MITOS E VERDADES NA DECORAÇÃO…

Acredito que no fim, tudo depende de seu gosto pessoal pois seu lar deve refletir quem você é.

E se quiser mais inspirações, DÁ O PLAY:

Estes foram apenas alguns mitos e verdades na decoração, me conta o que você achou!

Bjo bjo

Fonte imagens: Prego e Martelo | Casa e Jardim | Blog da Arquitetura

Sair da versão mobile