Eu já tive as duas experiências mas confesso que vivi muito mais em casa do que apartamento. A minha vida inteira morei em casa e fui morar em apartamento quando nos mudamos para Santa Catarina. Ficamos 4 anos morando no apê e confesso que entrei em depressão.
Eu prefiro mil vezes morar em casa mas sei que é questão de gosto, tem muita gente que prefere apartamento principalmente pela segurança e por ser menor para limpar e manter, eu concordo com estas questões mas não troco minha casa por um apartamento.
LEIA TAMBÉM: Eu comecei a aceitar a minha casa
E depois de falar sinceramente sobre algumas desvantagens de morar em casa, hoje vim falar do apê para ser justo:
DESVANTAGENS DE MORAR EM APARTAMENTO
1. ESPAÇO EM COMUM
Vou deixar claro que as regras dos prédios nem sempre são as mesmas e eu vim contar sobre a experiência no prédio que morei, ok? Lá no prédio não havia espaço de convivência como, por exemplo, um quintal para sentar, conversar, tomar um chimarrão… Tem prédios que não possuem este espaço e você se sente preso ou se obriga a sair de casa para sentar em algum lugar e pegar um solzinho por exemplo.
2. SEM PÁTIO
O que adoro e odeio ao mesmo tempo na nossa casa é o pátio com grama. É uma delícia sentar ali, ver o tempo passar, brincar com os cachorros e futuramente ter espaço para nossos filhos brincarem com segurança. No apê você não tem isto, só se for um espaço em comum com outros moradores.
LEIA TAMBÉM: Tipos de grama: qual escolher para seu pátio?
3. FALTA DE PRIVACIDADE
Quando moramos no apê eu me sentia muitas vezes invadida por não poder escutar música muito alto e não poder deixar as janelas abertas que a vizinha do prédio da frente já ficava espiando pra ver o que eu estava fazendo. Você precisa ficar trancado no seu apê para ter privacidade.
LEIA TAMBÉM: 11 dicas para deixar sua casa segura
4. DIVISA DAS DESPESAS
Às vezes , do nada, a conta do condomínio vinha mais alta por causa de limpeza da caixa d’água, pintura das garagens, etc. Por não ser o nosso apartamento, não podíamos votar nem estar presente nas reuniões de condomínio, então éramos obrigados a aceitar o que eles decidiam.
LEIA TAMBÉM: Finanças do casal: conta conjunta ou separada?
5. BARULHO DOS VIZINHOS
Sim, isto era o que mais me perturbava e eu considero uma das piores desvantagens de morar em apartamento! Nosso prédio tinha as paredes muito finas e era possível ouvir TUDO que os vizinhos faziam….
Era 24h de barulho pois sempre tinha alguém acordado caminhando pela casa e às vezes de salto alto. Não era possível reclamar para a síndica porque nem sempre dava para saber qual vizinho estava fazendo barulho. Sem dúvida este item é o que mais me incomoda em um apartamento.
6. SEU BARULHO
7. GARAGEM
No nosso caso (como de muita gente) nós não tinhamos garagem e pagávamos uma garagem terceirizada. Eu odiava dias de compras no mercado ou dias de chuva porque era um longo caminho a pé até em casa. Sem contar que estacionar neste tipo de garagem é MUITO RUIM.
LEIA TAMBÉM: Supermercado: fazer compras semanal ou mensal?
8. HORÁRIO PARA SERVIÇOS
Qualquer serviço que você contratasse (internet, conserto da máquina, etc) deveria ser agendado e não podia ser fora do horário comercial, ou seja: alguém precisava sair do serviço para ir lá receber o técnico.
LEIA TAMBÉM: Vale a pena ter uma diarista?
Bom, estas foram as desvantagens de morar em apartamento que eu percebi ao longo de 4 anos e dou graças a Deus por não morar mais lá, mas pode ser que em outros prédios as regras mudem e pode ser também que há pessoas que gostem de morar em apartamento.