leia mais
Decoração Faça você mesmo Minha casa Organização e limpeza Dicas para casaPublicado em: 04/11/2022
Oi gente tudo bem?! Há alguns meses nós vendemos nossa casa e compramos outra e neste post eu reuni todas as dicas que coloquei em prática na hora de encaixotar tudo e tornar este momento de mudar de casa mais fácil e menos complicado.
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
Eu pude encaixotar as nossas coisas aos poucos, levei ao todo 2 semanas porque fui fazendo um pouco a cada dia, intercalando com meu trabalho home office. E a melhor forma que encontrei foi encaixotar por cômodos. Além de evitar que toda casa fique bagunçada (já que você irá fazer 1 cômodo por vez) também fica mais prático de encontrar o que você precisa na hora de mudar de casa.
Quem acompanha aqui o blog sabe que nossa mudança foi provisória já que estamos morando em uma casa alugada por em quanto, então boa parte dos itens ficará encaixotado por alguns meses e só iremos mexer quando nos mudarmos para a casa definitiva.
Com isto, procurei separar as coisas em caixas que eu iria abrir logo e caixas que iriam ficar fechadas até a mudança definitiva. No escritório, por exemplo, haviam materiais, documentos e objetos que eu não iria precisar no dia a dia, então encaixotei de forma definitiva para abrir só na casa nova.
LEIA TAMBÉM:
Vendemos a casa e vamos construir outra!
Geralmente na pressa, acabamos enchendo uma caixa mista com coisas aleatórias e só escrevemos um único nome em cima dela, jurando que vamos lembrar tudo que tem dentro. rsrs Dificilmente você conseguirá montar uma caixa com apenas 1 tipo de coisa como, por exemplo: quadros. Durante o encaixotamento você verá que terá que montar um quebra-cabeça com as caixas, colocando coisas que encaixam e ocupando espaços vagos.
Desta forma, a dica na hora de mudar de casa é escrever detalhadamente o que tem dentro dela, para facilitar na hora de pegar. Claro, se você irá se mudar definitivamente, talvez não tenha esta necessidade pois você irá abrir todas as caixas de uma só vez. Mas, no nosso caso, as caixas ficarão fechadas então na emergência eu preciso saber exatamente o que tem em cada uma delas caso elas precisem ser abertas.
Teve uma caixa, por exemplo, que eu escrevi: controles video game, controles tv, cabos USB. Se eu tivesse escrito apenas “eletrônicos”, não iria identificar o que realmente está ali dentro, entende?!
Mesmo realizando uma mudança definitiva, nem sempre é possível desencaixotar tudo de uma vez. Com isto, defina algumas caixas principais e que são mais importantes na hora da mudança. Por exemplo: na cozinha, monte uma caixa principal com um jogo de pratos, talheres, copos e utensílios que você usa TODO DIA. Assim, você abre primeiro esta caixa e depois vai abrindo as outras com calma.
No banheiro a mesma coisa: faça uma caixa principal com os itens que ficavam em cima da pia ou no armário como, por exemplo: pasta de dente, escovas, fio dental, cotonete, algodão, demaquilante, shampoo, etc. Assim, no primeiro dia de casa nova você já pode escovar os dentes tranquilamente. rsrs
No quarto monte uma caixa principal com um jogo de roupa de cama e pijamas.
Esta dica é bem legal para quem vai mudar de casa: monte uma mala de mão como se fosse viajar por 2 dias, ou seja: escolha peças de roupas suficientes para 2 dias de viagem, monte uma necessaire com itens pessoais, escova de cabelo, chinelo, toalha de banho, etc.
Nós fizemos isto e foi super prático pois chegamos na casa nova super cansados da mudança e só queríamos tomar banho, trocar de roupa e relaxar. Aqui você pode ver o vídeo com esta dica.
Seguindo a ideia da mala de mão, monte uma caixa de sobrevivência de comida utilizando aquelas caixas plásticas com tampa. Coloque ali itens para matar a fome fora de hora (bolacha, bolo, pipoca, etc) e itens que talvez você queira utilizar logo que chegar como, por exemplo: café, açúcar, sal, mantimentos que podem ficar fora da geladeira, etc.
E para itens da geladeira, coloque em caixas ou sacolas térmicas. Lembre-se de encher garrafinhas de água pois a mudança vai dar sede! rsrs
Remédio é algo que precisamos ter sempre à mão. Se você quiser encaixotar seu kit de remédios, separe alguns itens e monte uma ‘farmacinha’ de emergência com: remédio para dor de cabeça, remédio para dores musculares, remédio para azia/enjôo, curativo, água oxigenada, Merthiolate e algodão. Melhor ter tudo isto à mão pois sabemos que sempre tem alguém que se machuca na mudança.
Sair desmontando um móvel é super fácil, mas você já parou pra pensar que terá que montar de novo? E, às vezes, não lembramos onde colocar cada peça, até porque algumas são bem parecidas. Uma dica é identificar com fita crepe cada parte do armário.
Por exemplo: no roupeiro, identificar “porta esquerda”, “lateral direita”, “gaveta inferior”, etc. Aproveite e cole com fita crepe todos os parafusos e peças pequenas em uma das peças do móvel, para ficar tudo junto.
Existe móveis que são muito frágeis e não aguentam mudanças, já que montar e desmontar pode deixá-los danificados. Pense bem na hora de desmontar seus móveis e, caso seja possível, esvazie ele e leve ele montado.
Alguns itens menores nós levamos montados como, por exemplo, cômodas, buffet e cristaleira da cozinha. Mas, o roupeiro da Maia, por exemplo, tivemos que desmontar. Como o fundo do roupeiro era pregado com um MDF super fino, o Will teve uma ideia para soltar este fundo sem danificar o móvel, envolvendo um martelo com um paninho, olha só:
Eu não tinha jornal para embalar itens frágeis como, por exemplo, pratos e copos. Então peguei todas as toalhas de mesa, panos de prato e toalhas de rosto que eu tinha e embalei os itens frágeis.
E para finalizar eu trouxe esta dica super útil para quem AMA (como eu) fazer listas: faça check list por cômodo de tudo que precisa ser feito antes de mudar de casa! Aqui eu listei tudo que queria fazer antes de entregar a casa para os novos donos como, por exemplo: retirar as prateleiras, trocar luminárias que eu queria levar, corrigir pequenas imperfeições na parede, etc.
LEIA TAMBÉM:
Dicas para furar a parede sem erro!
Aqui eu fiz um vídeo bem curtinho mostrando melhor esta dica.
Agora dá o play e confere o vídeo da mudança para ver todas estas dicas na prática:
Agora me conta, curtiu as dicas? Você vai se mudar ou já se mudou? Como foi a experiência?!
Bjo bjo