Ícone do site Vida Louca de Casada

6 dicas para fazer uma parede com DECORAÇÃO AFETIVA

A decoração afetiva vai além da simples escolha de móveis e cores. Ela envolve a criação de um ambiente que reflete a personalidade, as memórias e os sentimentos dos moradores. Eu amo decorações que CONTAM HISTÓRIAS e hoje vim compartilhar com você 6 dicas para colocar em prática e fazer uma parede com decoração afetiva.

Principais características da Decoração Afetiva

Personalização:

Cada detalhe na decoração afetiva deve contar uma história ou ter um significado especial para quem vive no espaço.

Conforto Emocional:

Prioriza-se o bem-estar emocional dos moradores, criando um ambiente que transmita aconchego e segurança.

Memórias:

Fotos, lembranças de viagens, objetos herdados ou presentes de pessoas queridas são elementos comuns.

Funcionalidade:

Além da estética, os objetos e móveis devem ser práticos e atender às necessidades dos moradores.

Autenticidade:

A decoração reflete a verdadeira essência dos moradores, sem seguir necessariamente as tendências de moda.

Por que a decoração afetiva é importante?

Em um mundo onde a pressa e a superficialidade muitas vezes predominam, a decoração afetiva oferece uma maneira de desacelerar e criar um refúgio pessoal. Este tipo de decoração tem o poder de:

Fortalecer Laços: Objetos com valor sentimental podem reforçar conexões com pessoas e momentos importantes, proporcionando um senso de continuidade e pertencimento.
Aumentar o Bem-Estar: Ambientes personalizados e acolhedores contribuem para o conforto mental e emocional, promovendo uma sensação de bem-estar.
Estimular a Criatividade: Ao incorporar elementos que refletem suas paixões e interesses, você cria um espaço que inspira e estimula a criatividade.

6 dicas para colocar em prática

Eu montei uma parede de decoração afetiva no novo quarto da Maia e agora vou compartilhar 6 dicas caso você fazer também mas não sabe nem por onde começar:

1. Escolha dos itens

Veja tudo que você tem e que te fazem sentir bem. Aproveite e pense fora da caixa, não precisa ser somente quadros ou elementos próprios de decoração, separa tudo que te traz lembranças boas. Aqui na parede da Maia, por exemplo, reuni quadros, brinquedos, desenhos, tênis de quando ela era bebê, etc. Não exclua nada, reúna tudo e depois você irá fazer uma seleção e ver se vai usar tudo que encontrou.

Leia também:

Como montar um cantinho de beleza / penteadeira infantil

2. Não limite cores

Não adianta pensar em coisas q combinam, a decoração afeitva justamente reúne varias coisas aleatórias mas que te trazem um sentimento bom de nostalgia, lembrança, recordações de momentos especiais, etc…

É impossível encontrar elementos que irão ter a mesma paleta de cores mas o legal da decoração é justamente isto: unir o incomum.

3. Tenha objetos de diferentes profundidades

É legal mesclar objetos “chapados” com objetos em 3D, para ter diferentes profundidas na parede, mesmo que for um brinquedo ou outro objeto que você nunca imaginaria colocar na parede.

4. Escolha itens com diferentes texturas

Não se preocupe em escolher apenas quadros ou objetos que tenham a mesma textura, aproveite para mesclear itens de tecido, vidro, madeira, etc…

5. Delimite o espaço imaginário

Ao olhar todos os objetos, parece que vai ficar uma bagunça, não é? Mas tem uma dica para que tudo fique harmônico: imagine o espaço que será colocado.

Eu gosto de imaginar um quadrado e ir colocando as decorações dentro dele e, no final, o resultado fica colorido, cheio de objetos diferentes mas passa uma visão DE HARMONIA. Você pode também delimitar o espaço com fita crepe, desenhando um retângulo ou quadrado, por exemplo, e dispondo todos os objetos ali dentro.

Leia também:

DIY cabeceira feita de Boiserie

6. Monte tudo no chão e fotografe

Antes de colocar na parede, coloque tudo no chão e fotografe. às vezes, conseguimos notar detalhes na foto que não estamos vendo no “ao vivo”. Mude os objetos de lugar, veja qual disposição fica melhor. Mas, não se prenda à isto: pode ser que na hora de colocar na parede você acabe mudando tudo novamente! rsrs Você precisa ir testando e vendo o que fica melhor.

PASSO A PASSO EM VÍDEO

Agora dá o play se você quiser conferir o passo a passo e ver como ficou o resultado final, além de descobrir cada detalhe sobre os objetivos escolhidos!

CONCLUSÃO

Transformar o seu espaço com decoração afetiva é, acima de tudo, um ato de amor e autocuidado. Deixe sua casa contar a sua história e ser um lugar onde você sinta verdadeiramente um lar.

Agora me fala, você já reparou como é a decoração da sua casa? Ela transmite quem vive nela? Aproveite e me segue no Instagram para acompanhar tudo!

Sair da versão mobile