Eu tenho uma calça jeans que AMO demais e ela já está bem fininha de tanto que eu uso hehe
Só que, com o tempo, o jeans começa a ficar encardido e mesmo lavando não sai, sem contar que ele vai perdendo a cor.
Então resolvi tentar restaurar minha calça. Foi a primeira vez que tingi uma calça jeans e fiquei com medo de que ficasse com alguma mancha ou parte onde a tinta não dissolvesse, mas ficou perfeita, olha só:
Viram as partes encardidas? Não sai nem lavando 🙁
Ela é tão bonita porque ela é toda desbotada já, não é apenas um tom.
Comprei esta tinta AZUL ÍNDIGO porque eu queria que ela ficasse um azul marinho. Ah, comprei corante próprio para jeans, não sei se outro tipo de corante para tecidos pegaria na calça…
Passo a passo:
1. Molhe a calça no tanque antes de botá-la na bacia;
2. Despeje o conteúdo do corante em uma bacia. Eu usei todo o tubinho, não medi nada, foi à olho mesmo =P Mas, se for uma peça de roupa menor, pode usar menos quantidade.
3. Despeje água quente (fervendo mesmo!!) na bacia com uma quantidade suficiente para cobrir a peça de roupa. Mexa bem até dissolver o pó do corante.
4. Coloque a roupa que será tingida dentro da bacia. Se você perceber que a peça não ficou submersa, coloque um pouco mais de água fervendo.
5. Continue mexendo por um bom tempo, eu usei uma colher grande de inox.
6. Deixe a roupa ali por algumas horas e, de vez enquando, mexa um pouco para não deixá-la sempre na mesma posição pois assim pode pegar mais tinta de um lado do que de outro.
7. Não sei precisar quantas horas deixei a calça lá, mas retirei no mesmo dia. Daí começa o trabalho duro: tirar boa parte da tinta antes de colocar na máquina de lavar!
8. Enfie a peça de roupa debaixo da torneira para tirar o “grosso” da tinta. Não se desespere, a água NUNCA sairá transparente, desista. Depois de enxaguar bem e retirar o excesso de tinta, coloque a peça SOZINHA na máquina de lavar e lave normalmente.
9. Seque à sombra. Pronto, pode usá-la!
Algumas dicas:
. Cuidado na hora de despejar o pó, ele é super fino e se espalha muito fácil. Cuide com objetos ou tapetes ao redor de onde você está com a bacia, despeje bem devagar e, de preferência, bem próximo à bacia para não ‘voar’ para fora; . Coloque sal na água para ajudar na fixação da tinta; . Na dúvida, siga as instruções da embalagem; . Nunca lave suas peças tingidas junto com outras, mesmo depois de várias lavagens pode sair tinta ainda; . Cuide com cores escuras: se você tingiu uma calça escura não use uma blusa clara nas primeiras vezes. . A tinta pode enfraquecer o tecido, então cuide qual roupa você vai tingir, se ela estiver muito velha pode até rasgar quando você usar! Digo isto por experiência própria 😉 Quando eu era mais nova minha mãe tingiu uma calça minha de rosa porém ela já era bem velha e…rasgou na aula! . Linhas e costuras ficarão da cor original, ou seja, não pega cor da tinta. Mas dependendo da peça dá um efeito legal.
Eu amei o resultado, nem parece tingida pois a cor ficou bem discreta e bem parecida com a anterior. Mas confesso que eu queria uma cor mais escura. Ah, sem contar que a calça ‘perdeu’ aquelas partes mais claras, ficou tudo num único tom:
Detalhe da costura que não tingiu.
Eu já estou doida para tingir outras peças! Já usei esta calça aí diversas vezes depois de tingida e ela está firme e forte!
E vocês, já tingiram alguma peça que não deu certo? Divide a tua experiência 🙂