Eu estou orgulhosa de mim e admito isto. Orgulhosa de tudo que já sei fazer, de tudo que sou capaz e sei que tenho muito a aprender ainda. Mas, vejo algumas gurias dizendo “ah como eu queria saber fazer” ou “nunca saberia fazer isto”. Por isto hoje eu vim te dizer que SIM, você PODE meter a mão na massa também!
Eu vejo cada vez mais gurias se aventurando e se interessando por fazer as coisas com as próprias mãos, principalmente quando se trata de coisas do “universo masculino”, digamos assim. Eu já falei aqui no blog que não tem mais esta de “coisa de mulher” e “coisa de homem”, né? Você pode ver na postagem Sobre ser mulher sem ser mulherzinha.
Mas, hoje em dia nós mulheres queremos ter esta independência e principalmente ter prazer e dizer “fui eu que fiz”. É um orgulho imenso você terminar um trabalho e ver como ficou legal! Mas, claro, às vezes não sai exatamente como queríamos e acabamos nos frustrando.
Até pouco tempo atrás eu nem sabia usar a furadeira! E contei tudo isto no vídeo sobre como usar a furadeira, dá uma olhadinha lá. Por isto, eu quero dar algumas dicas para quem quer começar a meter a mão na massa mas tem medo de errar.
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
PRIMEIRA DICA: TENTE E ERRE
Por mais que pareça batido o que vou falar mas você só aprende PRATICANDO. Comece com coisas fáceis como, por exemplo, pintar um pallet. Uma das primeiras coisas que fiz lá em casa foi o Pallet de canecas e fiquei dias lixando e pintando ele, foi uma satisfação ver ele pronto.
Vá com calma, lixe bem, escolha uma tinta à base d’água (pois é mais fácil de trabalhar) e pinte. Pinte muitas coisas. Teste com pincel ou com rolinho e veja o que você prefere. Passe uma, duas, três demãos e veja qual resultado fica melhor. Mas TENTE.
E comece com coisas pequenas, não vá logo pintando parede. Se quiser ver, eu fiz um post de dicas de como pintar (ou não) uma parede.
SEGUNDA DICA: PEÇA AUXÍLIO
Desde pequena vi meu pai fazendo tudo lá em casa mas o máximo que cheguei a fazer foi aprender a pintar. Nunca tinha mexido com ferramentas (principalmente elétricas) até sair de casa e resolver fazer as coisas aqui em casa. E tudo que aprendi foi com dicas do meu pai via Whatsapp, apoio do Will e pesquisas no Google.
Se você tem alguém que possa te auxiliar, peça que esta pessoa te ensine a usar as ferramentas pois tem algumas bem perigosas. A Serra Mármore, por exemplo, eu ainda não me arrisco a usar. Caso você não saiba que ferramentas usar, eu já fiz um post bem legal falando sobre 4 ferramentas elétricas que você precisa ter.
TERCEIRA DICA: PERCA O MEDO
Por isto, comece com coisas que você tem em casa, coisas que iria para o lixo, materiais baratinhos que você possa testar suas habilidades. Perca o medo e encare, você vai ver que sensação maravilhosa quando conseguir!
QUARTA DICA: NÃO DESANIME
Quantas e quantas vezes cheguei em casa, fui tentar fazer algo e deu errado. Chorei horrores dizendo “eu não sirvo pra isto, eu sou uma perdedora”… E toda vez que eu resolvia fazer algo empolgada Will olhava pra mim e falava “não vai se frustrar depois…” Dito e feito.
Enfim, o que quero dizer é que no início vai dar tudo errado, grandes chances de isto acontecer se você for distraída, impaciente e estressada que nem eu. Hehehe Por isto, não desanime! Uma hora vai dar certo. Respire, pense o que você pode fazer diferente e tente de novo.
E se você quer ver mais dicas sobre isto, deixe suas sugestões aqui nos comentários!