Oi gente! Hoje eu quero falar com você que planeja sair do aluguel. Comprar um imóvel novo parece uma tarefa fácil à primeira vista. No entanto, as coisas não são bem assim. E por mais que você esteja ansioso para ter em mãos as chaves do seu primeiro apartamento – ou casa – próprio, o melhor é não ter pressa.
Acima de tudo é preciso tomar alguns cuidados e também se permitir visitar com calma cada um dos imóveis à venda que lhe chamaram a atenção. Assim é possível tomar a decisão mais acertada e não se arrepender posteriormente. Afinal, comprar um imóvel é um investimento de alto valor, né?!
Além disto, eu contei aqui no blog toda a nossa saga através da casa própria, se quiser dá uma lida nos posts. E nós desde o início queríamos casa e não apartamento e na hora de comprar um imóvel novo esta decisão pesa muito pois há vários fatores que você deve levar em consideração.
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO VISITAR UM IMÓVEL
Ao combinar com o proprietário ou com a imobiliária para visitar um imóvel é preciso estar atento a alguns detalhes. Lembre-se que a pessoa que está vendendo quer muito fechar negócio, o que pode fazer com que tente lhe convencer de que tem o apartamento ou casa certa para você. Respire fundo e não se deixe levar! Leve em conta alguns aspectos:
1. Estado da construção
Primeiramente vamos falar da construção. Há rachaduras ou infiltrações no local ou em algum espaço da casa/apartamento? Tenha em mente de que esses problemas serão sua responsabilidade no momento em que adquirir o imóvel. Visite cada cômodo da casa e observe atentamente o estado das paredes e até mesmo do teto.
2. Pergunte sobre a vizinhança
Procure saber mais sobre os vizinhos do imóvel que você está visitando. É uma vizinhança calma ou mais agitada? Há problemas quanto a barulho em horários inadequados? Isso ajuda a ter uma ideia dos problemas com os quais você terá que lidar ou se sua rotina de vida não irá atrapalhar os vizinhos. Além disto, pesquise se é um local seguro de morar.
3. Pergunte sobre reformas
O apartamento ou casa passou por alguma mudança em sua estrutura original? Há quanto tempo isso foi feito? No caso de condomínios fechados vale também perguntar sobre reformas que estejam acontecendo no local, que podem vir a interferir no valor cobrado pelo condomínio.
4. Avalie o espaço disponível
A não ser que você esteja comprando um imóvel que acaba de ficar pronto ou que já esteja vazio, é possível ter uma ideia do espaço disponível em cada cômodo. Além disto, tente avaliar com calma se a forma como a metragem do apartamento ou casa está distribuída contribui para que seja possível viver ali sem se sentir sempre apertado.
LEIA TAMBÉM: Enxoval de casa nova: o que não pode faltar?
APARTAMENTO OU CASA? O QUE É MELHOR?
Após tomar a decisão de comprar um imóvel novo é preciso então escolher entre procurar por apartamentos à venda ou casas. Cada tipo de imóvel exige responsabilidades diferentes, sem conta que casas podem ser mais interessantes para quem vive com mais pessoas e não para aqueles que desejam morar sozinho.
Aqui no blog tem dois posts que podem te ajudar muito na hora de decidir: 7 desvantagens de morar em uma casa e 8 desvantagens de morar em apartamento. Além disto, separei algumas dicas para ajudar a decidir se é melhor comprar apartamento ou casa:
Quando o melhor é um apartamento
Apartamentos são ideais para pessoas solteiras, que passam pouco tempo em casa e precisam de um local que seja mais seguro. Além disso, também são indicados para famílias pequenas, recém-casados ou com filhos pequenos e para quem deseja ter um pet de porte pequeno, por exemplo.
Apartamento também é interessantes para quem deseja contar com facilidades, tais como piscina e churrasqueira, mas não deseja ter a preocupação com a manutenção das mesmas.
Quando o melhor é uma casa
Casas são ideais para famílias maiores e que buscam um pouco mais de privacidade. São ótimas também para quem gosta de cuidar do próprio espaço e tem tempo para se responsabilizar com pequenas manutenções, como o jardim, a limpeza da piscina e das calçadas.
LEIA TAMBÉM: Tipos de grama: qual escolher para seu pátio?
Além disso, são indicadas também para quem deseja ter cães maiores ou mais animais sem ter que se preocupar com a reclamação de outros vizinhos.
5 CUIDADOS AO COMPRAR UM IMÓVEL NOVO
Agora que já falamos sobre os cuidados ao visitar os imóveis, eu listei 5 dicas na hora de fechar negócio:
1. Forma de pagamento
Esse cuidado é essencial para quem compra imóveis na planta. Há casos em que as formas de pagamento são absurdas, principalmente quando os interessados não tem condições financeira muito boas. Depois disto, a dívida acaba sendo postergada para o futuro e o sonho do imóvel novo pode acabar virando um grande pesadelo.
2. Solicite o documento de vistoria
Há casos em que uma pessoa comprou o imóvel na planta com o intuito de revendê-lo, portanto, continua sendo um imóvel novo. No entanto, é preciso todo cuidado para verificar se a vistoria feita ao final da construção se atentou a tudo e não há nenhum problema. Solicite o laudo e visite o local.
3. Saiba mais sobre a construtora
Pesquise e saiba mais sobre a construtora responsável por esse imóvel novo. Conheça todo o projeto que ela desenvolveu e porque a ideia foi considerada atrativa. Analise também se os preços estão de acordo com o que é oferecido. Ah e lembre-se de verificar se a construtora não possui nenhuma queixa contra seus outros empreendimentos já existentes.
4. Avalie a região em que o imóvel se encontra
Na hora de comprar um imóvel novo você precisa conhecer não apenas o imóvel, mas também a região. Ou seja, se informe sobre como é o bairro. Você estará próximo do transporte coletivo? Há facilidade de acesso para automóveis? Quais facilidades estão perto de sua nova moradia? Ou seja, leve tudo isso em conta antes de fechar negócio!
5. Visite o imóvel antes de fechar negócio
Vai comprar um imóvel direto da planta? Conheça ao máximo o que será produzido pela construtora e cobre por informações de como está a obra. Enquanto isto, quem vai comprar imóveis novos que já estão prontos, também deve ir visitar o local. Não apenas uma, mas várias vezes antes de finalmente assinar o contrato de compra.
Claro, estas dicas são basicamente para quem vai comprar um imóvel novo, não usado. No nosso caso, compramos uma casa usada e acredito que deve-se ter mais cuidado ainda! Mas, como compramos de um casal de conhecidos, acabamos não nos preocupando.
Resumindo, se você optar por comprar algum imóvel usado, tire algumas dúvidas: converse com o dono, pergunte se já fez alguma reforma, peça para ver as plantas da casa e pense bem em todas as melhorias que há para fazer.
Enfim, mesmo que muita gente more de aluguel, acredito que cada vez mais tem gente que prefere comprar um imóvel novo para chamar de seu!