Decoração Dicas para casa Faça você mesmo - DIY Minha casa

DIY: Como instalar rodameio de madeira

diy-instalar-rodameio-de-madeira

Oi gente! Mais um post sobre a #MISSÃOQUARTODEVISITAS! E hoje vim mostrar como instalamos o RODAMEIO DE MADEIRA que deu o toque final na parede do quarto.

No post anterior eu contei tudo sobre a pintura das paredes, incluindo dicas para pintar com cor escura sem deixar manchado. Ah, se você está perdido e não sabe que reforma é esta, dá uma olhadinha neste post. Após a pintura das paredes estar finalizada eu apliquei um adesivo de tijolinho lindo da Q Cola. Mas, como já tenho aqui no blog outros posts falando sobre aplicação de adesivo, eu resolvi não fazer um post sobre este adesivo em si. Caso você queira ver a aplicação, pode ver no vídeo que fiz.


LEIA TAMBÉM: Como aplicar adesivo em toda parede


Eu resolvi aplicar este rodameio de madeira para dar um detalhe bacana e também deixar o ambiente mais convidativo (pelo menos eu achei que ficou haha).

COMO INSTALAR RODAMEIO DE MADEIRA

MATERIAIS:

  • Utilizamos 4 peças de rodameio de Pinus de 7cm de altura e de 3mt de comprimento. Cortamos nos tamanhos que precisávamos. Tudo depende do tamanho do seu ambiente.
  • Lixadeira
  • Furadeira
  • Verniz / base protetora
  • Parafusos e buchas (ps: mesmo que seja um rodameio de madeira, compre parafuso para alvenaria)
  • 2 pessoas (hehe)

PASSO A PASSO:

  1. Meça seu ambiente e sempre calcule um pouco a mais para evitar que falte. Eu comprei as madeiras retas e em peças de 3 mt, mas não sei se isto é padrão nas madeireiras.
  2. Defina a altura que irá instalar e com as peças inteiras meça no ambiente onde você vai precisar cortar, por exemplo, na janela, porta, etc…
  3. Será necessário fazer 2 tipos de cortes: o reto e o chanfrado. Para fazer a emenda nos cantos, precisamos cortar as madeiras chanfradas, ou seja, em 45º graus. Deu trabalho esta parte e confesso que os cortes não ficaram perfeitos, na hora de instalar percebemos que o encaixe não ficou bem certinho mas, no resultado final, o detalhe passa despercebido. Aconselho você a comprar as peças já cortadas, mesmo que pague um pouquinho mais.
  4. Após todos os cortes feitos, partiu lixar! As madeiras que comprei estavam bem lisinhas e aplainadas então não precisei lixar tanto. O lado bom de usar madeira Pinus é que ela é macia e lixa super rápido, sem esforço. Aqui preciso dizer que a lixadeira escolhida faz toda diferença. Usei uma lixadeira orbital da Skil que a Loja Dominik me enviou. Super prática, consegui lixar com uma mão e segurar as peças de madeira com a outra, facilita muito o trabalho.
  5. Para proteger o Pinus e não alterar muito a cor, escolhi utilizar o Sparlack Cetol efeito natural. Gostei porque ele realça os veios da madeira e tem máxima resistência à fungos. Além disto, o que me chamou a atenção é que ele é flexível e não descasca, já que a madeira com o tempo pode “trabalhar” um pouco. passei 3 demãos tanto na frente como atrás.
  6. Hora de instalar! Primeiro colocamos o rodameio no nível e alinhamos com o canto chanfrado onde as 2 peças da quina se encontram, justamente para tentar alinhar o máximo possível.
  7. Nesta hora é necessário ter ajuda de alguém. Enquanto um segura o rodameio no lugar correto, outra pessoa faz o furo dela para marcar a parede. Fiz um furo com uma broca bem fininha só para atravessar o rodameio e fazer uma pequena marcação na parede.
  8. Depois de marcado, tire o rodameio da parede, troque a broca e faça o furo correto. Coloque a bucha.
  9. Antes de colocar o rodameio na parede, atravesse UM POUCO todos os parafusos para conseguir encaixar o rodameio na parede.
  10. Após atravessar todos parafusos, coloque o rodameio na parede encontrando o parafuso com a bucha. Depois, basta parafusar tudo.

RESULTADO:

diy-instalar-rodameio-de-madeira

IMPORTANTE: antes de instalar, certifique-se que as peças de madeira estão retas. Uma das peças empenou e na hora de instalar ela ficou bem desalinhada. Com isto, parafusamos ela de um lado e forçamos o outro lado para ela “baixar” e encaixar com a outra peça.

E ficou pronto! O rodameio deu um ar diferente pro quarto, Will até falou que parece um Pub! rsrs E se você quiser ver o vídeo, pode assistir todo o passo a passo aqui embaixo:

 

Agora me conta o que vocês acharam do rodameio de madeira! Já pensaram em colocar algo assim na parede?

Bjo bjo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply