leia mais

Decoração Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

Decorar a parede: 6 dicas para iniciantes

Publicado em: 20/02/2020

decorar a parede

Decorar a parede às vezes parece tão fácil mas eu sei que tem gente que não sabe nem por onde começar! Neste post eu trouxe dicas super simples para quem quer se aventurar na decoração e tem receio de não saber combinar algo ou então como fazer uma composição legal de quadros.

ANTES DE TUDO: DICAS E NÃO REGRAS

Antes de começar quero destacar aqui que são apenas dicas e não regras, ok? Você decora da forma que achar melhor! Eu sempre defendo a ideia de que devemos decorar com o que nos faz bem, sem se preocupar com tendências ou regras e muito menos com certo e errado. E até já falei aqui no blog sobre decoração com significado, dá uma lidinha!


LEIA MAIS: 4 coisas para fazer antes de decorar um cômodo


Agora pega bloquinho e caneta e bora começar a anotar estas dicas!

DECORAR A PAREDE: DICAS PARA INICIANTES

1. Defina a parede que vai decorar

Tudo começa pelo começo, certo? rsrs Antes de mais nada, escolha qual parece você quer decorar. Veja tudo que tem no ambiente, não pense apenas na parede, pense no conjunto como um todo: há outras cores no ambiente? Há outra decorações? Já tem informação demais ou está clean?


LEIA TAMBÉM: Pintar meia parede facilmente


Uma parede decorada deve ACRESCENTAR ao resto do ambiente e não CONFLITAR.

2. Defina um estilo / cores

Para ficar mais fácil na hora de decorar uma parede, uma dica bacana é definir um estilo ou cor para ela caso você tenha insegurança de fazer algo que não fique legal. Vou usar como exemplo a minha parede de quadros que tenho na sala. Escolhi apenas imagens e frases de coisas que gostamos, tais como caveira, personagens, frases e rock. E, para criar uma harmonia entre todas as imagens, pintei todas as molduras de preto.

decorar a parede

Antes de instalar os quadros eu defini que queria imagens coloridas mas com molduras pretas, para combinar com o resto de nossa decoração. Para quem tem medo que os quadros não combinem entre si, a dica de escolher uma paleta de cores é super válida. Você pode também definir um estilo de quadros como, por exemplo, usar apenas quadros com plantas mesmo que sejam molduras diferentes. O legal é ter algo em comum entre todos eles. Fiz outra parede aqui em casa seguindo esta ideia: imprimi todos os poster em papel amarelo neon e molduras de madeira, mostrei o passo a passo aqui.

3. Tinta, papel de parede ou apenas objetos?

Uma grande dúvida na hora de decorar uma parede é saber se você deve pintar, usar papel de parede, fazer textura ou decorar apenas com objetos e quadros. Como falei, não existe regras mas minha dica é a seguinte: não exagere. Se você tem dúvidas de que vá ficar legal, faça apenas uma das coisas e vá devagarinho testando.


LEIA TAMBÉM: 6 dicas para decorar a parede além de pintura


Caso queira pintar e também utilizar quadros, escolha uma tinta mais discreta e deixe a cor para os quadros, por exemplo. Às vezes, apenas uma textura na parede já fica bacana, com o famoso cimento queimado. Mas, se você acha que apenas ele fica sem graça, coloque algumas prateleiras ou quadros para decorar. Dependendo a textura que fizer ou então papel que utilizar, não precisa decorar com mais nada.

Já fiz um post aqui no blog dando dicas de como compor uma decoração com papel de parede. Afinal, tem alguns modelos de papel de parede que são bem coloridos e cheios de informação, caso queira usar um destes, sugiro não colocar mais nada na parede além dele.

4. Use o que você tem

Muita gente não sabe mas dá para decorar a parede muito além de quadros! Você pode colocar outros objetos na parede, sabia? E fica muito legal! Basta usar a imaginação e ver tudo que você já tem em casa. Tem algum chaveiro ou lembrança de viagem que acha bacana? Põe na parede! Como falei, o importante é a decoração ter significado pra você e te fazer se sentir bem ao ver ela.

Voltando para minha parede de quadros: fiz mais uma “carreira” no lado esquerdo e completei com uma foto nossa, um nicho com copinhos de tequila e para preencher o “buraco” na parte de cima colei um & de MDF que comprei e não sabia onde colocar. Vai dizer que não ficou bacana pois ficou totalmente inusitado já que alia poderia ter mais um quadro.

decorar a parede

E se você quer criar uma composição bacana com quadros, dei várias dicas neste post aqui.

5. Monte o layout

Se você vai decorar com quadros, objetos e prateleiras, monte o layout no chão antes de tudo. Veja se a composição fica bacana e se tudo fica em harmonia. Não há muita regra mas como eu tenho TOC para algumas coisas, eu sempre decoro seguindo uma lógica.

A parede de quadros, por exemplo, imaginei um grande retângulo e fui dispondo os quadros lado a lado para formarem este retângulo. Eu acho que assim fica visualmente melhor mas, você também pode decorar sem regra nenhuma. A minha parede de cimento queimado na sala eu já “inovei” um pouco mais e fiz a decoração em diferentes alturas, mas perceba na foto que segui também uma lógica.

decorar a parede

6. Separe seus materiais

Um grande erro de quem vai meter a mão na massa é não se planejar antes. Quantas vezes já tive que parar um DIY no meio porque faltou algum material! Por isto já te digo: pense tudo que você vai precisar antes de começar! Se você vai pendurar quadros veja se tem bucha suficiente, parafuso, etc. Ou, se preferir, você pode pendurar quadros com dupla face, muito melhor do que furar a parede.


LEIA TAMBÉM: Furar a parede: 8 dicas para não errar


A maioria dos meus quadros estão com dupla face e já falei aqui no blog também sobre os diferentes dos tipos de fita dupla face. Mas atenção: não pendura quadros com vidro ou que sejam muito pesados.

MAIS IMPORTANTE DE TUDO: FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA

E mais uma vez quero dizer: decore com o que você gosta! Decore com o que o seu coração mandar. rsrsrsrs É manjado? É. Mas é bem verdade! Relaxe, aproveite o momento e decore com coisas que te deixam feliz, certamente o resultado vai ficar super legal!

Agora me conta, gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos!

Bjo bjo

Deixe seu comentário

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada