Dicas para casa Minha casa

6 panelas básicas para ter na sua cozinha

Oi gente! Há mais de 2 anos eu estou trabalhando em casa e até já falei sobre isto aqui no blog. Com isto, eu comecei a cozinhar e fazer meu almoço e, com o tempo, fui percebendo o que facilitava minha vida na hora de cozinhar. E percebi que o modelo da panela tem grande importância neste momento e por isto eu trouxe 6 modelos de panelas que acredito que sejam básicas para ter na sua cozinha.

Eu confesso que sempre penso na questão “menos é mais”, não acho necessário ter uma infinidade de produtos e utensílios para cozinhar. Mas, em relação a panelas, alguns detalhes começaram a fazer toda diferença como, por exemplo, saber decidir que panela usar quando você precisa que algo cozinhe mais rápido ou devagar, quando quer refogar legumes, etc. Então eu selecionei as 6 básicas na minha opinião, claro que tudo depende da sua necessidade e também do que você cozinha.

PANELAS BÁSICAS PARA TER NA COZINHA

1. Panela de pressão

Já vou começar por ela porque muita gente tem medo de usar! rsrs Eu demorei um pouco para utilizar mas ela facilita MUITO a vida. Eu utilizo pouco mas para o pouco que utilizo ela é essencial. Faço feijão, pinhão e desfio frango. Há uma infinidade de coisa que você pode fazer nela, mas na minha rotina eu utilizo ela para estas 3 coisas. Ah! Como ela acelera o processo de cozimento, ela acaba ajudando a economizar gás, viu!

2. Frigideira

Sempre achei engraçado pessoas com mais de uma frigideira mas se você ver meu armário eu tenho 3! rsrs Com o tempo, percebi que os modelos são diferentes e isto faz diferença. Há modelos mais baixos e outras mais altas, temos uma bem baixinha que é indicada para fazer tapioca e realmente é ótima para isto. Mas, quando quero fazer omelete, utilizo uma outra menorzinha e mais alta, usa menos óleo e frita mais rápido.

Além destas 2, temos outra maior e mais funda que é ótima para fazer refogado de legumes e fritar bifes. Apenas uma frigideira é ótimo, mas com o tempo você percebe que ter mais de um modelo é bom também. Além disto, uma dica: utilize sempre colher de pau ou silicone para cozinhar com a frigideira e na hora de lavar não esfregue muito para não perder a proteção do fundo.

3. Panela com cabo longo

Ter uma panela média de cabo longo é essencial quando você cozinha algo que precisa mexer muito como, por exemplo, molhos, brigadeiro, etc. O cabo longo garante mais segurança e firmeza na hora do preparo. É bom escolher um modelo de tamanho médio pois uma panela deste modelo muito grande demora mais para cozinhar e evaporar a água.

4. Panela pequena

Uma panelinha pequena é ESSENCIAL. Gosto de chamar de “panela de arroz”. rsrs Ter uma panela menor é básico para fazer arroz e outros alimentos em menor quantidade pois irá cozinhar super rápido. No meu caso, por exemplo, utilizo a panela menor pra fazer arroz, pipoca, cozinhar ovo e até mesmo quando queremos fritar pastel, sabia? Fritamos assim em panela menor para não gastar tanto óleo, se você utiliza uma panela muito grande, acaba utilizando uma grande quantidade de óleo e também demora mais para esquentar.

5. Caçarola

Demorei para descobrir o que era uma caçarola! rsrs Ela é uma panela grande com 2 alças e é ótima quando você precisa cozinhar em maior quantidade ou então quando o cozimento precisa ser mais lento. Ela é perfeita para fazer sopa, risoto, molhos, etc. No nosso caso, a nossa caçarola na verdade é uma espagueteira que ganhamos de casamento. Ela é perfeita pois além de ser grande, ela vem com um escorredor embutido para fazer macarrão. Quando queremos cozinhar outras coisas basta retirar este escorredor. Acaba se tornando 2 panelas em 1! rsrs

6. Chaleira

Ok, hoje em dia muita gente tem chaleira elétrica. Mas, depois que a nossa estragou, começamos a utilizar a chaleira no fogão e sabe que acostumamos? A nossa é de inox e fundo triplo, esquenta super rápido então nem sentimos falta da chaleira elétrica. Como bons gaúchos, nós usamos muito a chaleira para esquentar água pro chimarrão. Mas, para cozinhar ela também é essencial já que você pode ir esquentando água para usar no arroz, molhos ou macarrão.

SONHO DE CONSUMO

Além destas opções de panelas que eu considero básicas para você ter, tem uma que é nosso sonho de consumo no momento: a WOK. Este tipo de panela é basicamente uma frigideira grande, um pouco mais profunda, com tampa e com 2 alças. Ela é perfeita para fazer grandes refogados, yakissoba ou então paella.

Todas estas panelas lindas que ilustraram este post são da Brinox, e você pode conferir no site todas as opções de panelas. Além disto, a Brinox tem uma infinidade de produtos para cozinha, incluindo vários modelos lindos de lixeiras.

 

Agora me conta, tem alguma outra panela que você acha essencial no seu dia a dia além destas?

 

Bjo bjo

*Este é um publieditorial produzido pelo Vida Louca de Casada.

You Might Also Like

2 Comments

  • Avatar
    Reply
    Aline
    27/11/2019 at

    Compartilho do mesmo sonho de consumo! Tenho que adicionar aí é o material das panelas, ando sonhando acordada com as panelas e frigideiras de cerâmica. Hahahah
    A sua lista essencial de panelas é basicamente as mesmas que uso aqui…

    • Rê Wentz
      Reply
      Rê Wentz
      03/12/2019 at

      oi Aline! Ah que bacana! Realmente deve ser maravilhoso aquele wok ne 😀 Obrigada pelo comentários, bjossss

    Leave a Reply