Dicas de organização Dicas para casa

8 dicas para organizar o roupeiro

Oi gente! Toda vez que posto alguma foto do nosso closet surgem várias dúvidas sobre como é viver com um armário aberto. Eu acredito que o maior dilema (e benefício também) é justamente ele ser aberto, ou seja: você se obriga a mantê-lo arrumado! Por isto reuni algumas dicas bemmm “vida real” para ajudar você a organizar o roupeiro se ele tem portas ou não.

AQUI É VIDA REAL!

Manter o roupeiro organizado sempre é uma tarefa complicada e dicas para organizar é o que não faltam. Porém, algumas dicas se tornam muito “fora da realidade” como, por exemplo, dobrar as camisetas e mantê-las de pé dentro da gaveta para você visualizar todas elas. Vamos combinar que no dia a dia esta tarefa se torna um pouco difícil, né?! Eu conheço algumas pessoas que testaram esta técnica mas desistiram. rsrs

Por isto pensei em coisas simples que eu faço para organizar o roupeiro e, quem sabe, elas podem te ajudar! Até porque na hora de trocar de roupa o que menos queremos é dificuldade na hora de guardar. Eu confesso que adoro nosso closet neste formato aberto mas às vezes preferia um armário fechado pois pega bastante pó.

Independente do estilo de roupeiro que você escolher, se liga nestas dicas:

DICAS PARA ORGANIZAR O ROUPEIRO

1. Coloque tudo que puder no cabide

Se eu puder dar apenas uma dica é esta: CABIDES PARA TUDO! Claro, se o seu roupeiro tem espaço para isto, coloque tudo que puder em cabides: camisetas, vestidos, calças, casacos…. Além de visualizar mais facilmente as peças, eles evitam que elas se amassem, diminuindo o trabalho de passar roupa.

Eu já falei aqui no blog que não passo roupas, né?! rsrs Utilizamos os cabides para secar a roupa no varal e deste mesmo jeito ela vai para o closet.

2. Tenha cabides iguais

Pode levar um tempo para padronizar, mas faz TODA DIFERENÇA. Optamos por cabides de acrílico já que ficariam à mostra, mas você pode optar por cabides pretos, cabides de tecido, de madeira, etc. O importante é mantê-los todos iguais e isto já deixará seu guarda-roupas com uma aparência organizada.

3. Separe as roupas por cor

Outra dica essencial para manter a ordem é separar as roupas por cor. Eu basicamente só uso roupa cinza, branca e preto então se torna mais fácil. rsrs Mas, na hora de organizar, tire todas as roupas do armário e separe por pilhas de acordo com as cores antes de guardá-las novamente.

4. Blusas e regatas separadas

Além de separar por cor, eu também separo por tipos de blusas: camisetas e regatas. Isto facilita pois muitas vezes achei que o cabide estava vazio mas, na verdade, ele estava com uma regata perdida entre as camisetas. Faça um canto apenas para regatas, outro para camisas, outro para camisetas, etc.

5. Tenha caixas para coisas menos usadas

Independente de seu armário ser aberto ou não, tenha caixas para guardar coisas menos usadas como, por exemplo, casacos mais grossos, blusões de lã, biquínis, etc. Como nosso roupeiro é aberto, achei que ficaria mais organizado com estas caixas e nelas também guardo secador / chapinha de cabelo, meias, saias….

6. Calças na gaveta

Sempre tive dificuldades de guardar calças. Muitas pessoas penduram elas e até há uma parte específica nos roupeiros (o calceiro) para isto. Para mim, guardar as calças na gaveta funcionou bem melhor. Como não possuo muitas, dobro elas certinhas e coloco na gaveta. Assim, eu me “obrigo” a ter a quantidade de calças que só cabe naquela gaveta. rsrsrs

7. Pendure os lenços

Lenços também são complicados de guardar já que alguns amassam facilmente. Antes eu guardava na gaveta mas ficava muito bagunçado e a melhor opção foi pendurar em cabide. Além de ficar melhor para visualizar todos, eles não amassam.

8. Comprou? Desapegue!

Com o tempo aprendi a ser bem desapegada das roupas, principalmente aquelas que eu não usava há tempos. E criei uma estratégia: entrou uma, saiu outra. Como nosso roupeiro não é muito grande, tenho um limite de locais para colocar as roupas. Com isto, sempre que compro ou ganho alguma peça, desapego de outra.

De tempos em tempos também faço uma limpa, vejo peças que não uso há mais tempo e passo adiante.

COMO ESCOLHER O ROUPEIRO?

roupeiro monetti

Ter um armário aberto exige organização, disciplina e limpeza semanal. Se você não estiver disposto a isto, sugiro optar por um armário com portas. Há uma infinidade de modelos de guarda roupas, tudo depende de qual a sua necessidade.

Antes de tudo meça o espaço disponível e também o espaço de passagem entre o armário e os outros móveis o quarto. Além disto, se você escolher um modelo com portas de abrir, precisa calcular este espaço também. Para quartos pequenos a dica é escolher roupeiros com porta de correr e frente espelhada, já que ampliam o ambiente.

A cor também é importante: em ambientes menores, opte por guarda roupa branco ou tom de madeira clara. Antes de comprar, analise a quantidade de roupas que você tem e qual a sua prioridade: quer mais espaços para cabides? Quer mais prateleiras e gavetas? Precisa ter um calceiro? Na Simonetti tem algumas opções que você pode dar uma conferida!

 

Agora me conta, qual dica para organizar o roupeiro você mais gostou?

 

*Este é um publieditorial produzido pelo Vida Louca de Casada.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply