leia mais

Faça você mesmo Organização e limpeza Dicas para casa

Mude alguns hábitos e deixe sua casa sustentável

Publicado em: 06/07/2019

dicas para deixar a casa sustentável

Acredite, é sim possível mudar alguns hábitos e deixar sua casa mais sustentável e de acordo com a preservação do meio ambiente, sem grandes investimentos. Quer saber como? Então acompanhe este artigo.

Muitas pessoas se preocupam com o meio ambiente e desejam de alguma maneira ajudar a melhorar a condição atual dele. Mas não sabem ao certo como fazer isso, ou acreditam que para alcançar esse objetivo é necessário contar com um grande investimento financeiro.

Na verdade, isso pode ser muito mais simples do que parece e contar com um investimento bem menor do que se imagina. Para provar, criamos um artigo com algumas ideias para que você mude alguns hábitos e deixe sua casa sustentável, sem grandes investimentos. Acompanhe.

Como deixar sua casa sustentável sem gastar muito

 

  1. Reuse a água da máquina de lavar roupa

A água descartada pela máquina de lavar roupa pode ser reaproveitada na limpeza do quintal e lavagem do carro e áreas externas da sua casa. Basta armazená-la em baldes e utilizar posteriormente.

  1. Prefira eletrodomésticos de baixo consumo elétrico

Quanto menos energia elétrica você consome, menos danos ao meio ambiente promove. Essa redução pode ser feita com a aquisição de eletrônicos e eletrodomésticos que possuam um baixo consumo.

  1. Troque as lâmpadas da sua casa

As lâmpadas amareladas, também conhecidas como incandescentes, consomem mais energia, possuem um menor tempo de vida útil e iluminam menos. Troque-as por lâmpadas frias, de preferência LED que, além de consumirem muito menos energia, iluminam mais e possuem uma vida útil muito maior.

  1. Plante o que você come

Não precisa ter um espaço imenso para produzir suas próprias verduras e temperos usando a agroecologia. Atualmente é possível criar hortas até mesmo em apartamentos pequenos. Inspire-se em uma das milhares de ideias que circulam na internet e crie uma horta orgânica na sua casa.

Além de melhorar consideravelmente a qualidade da sua alimentação, você ainda poderá reduzir seus gastos e seu lixo, uma vez que poderá fazer sua própria compostagem com os restos de alimento para nutrir sua horta.

  1. Separe seu lixo

O Brasil vem sofrendo há anos um problema com a produção de lixo, existem muitas empresas que reciclam, mas para que seus esforços possam acontecer é fundamental que a população ajude. Para isso, basta separar o lixo seco e reciclável do lixo orgânico. É simples, rápido e gratuito.

  1. Não dispense óleo de cozinha no encanamento

Essa atitude, além de poder entupir o encanamento, causando gastos extras para você, ainda faz com que esse óleo seja despejado em rios, uma vez que ele é muito difícil de ser separado da água no processo de tratamento promovido pelo governo.

Guarde o óleo usado em recipiente e contate empresas e pessoas que recolhem esse tipo de produto. Algumas delas compram esse óleo para a produção de sabão e outros produtos. Além de ajudar a natureza, você ainda pode ganhar uma graninha extra.

Além dessas dicas você ainda pode tomar providências como:

  1. Utilizar apenas papel reciclado na sua casa;
  2. Usar mais a panela de pressão e assim economizar o gás;
  3. Usar menos a secadora de roupas e o lava-louças;
  4. Trocar o ar-condicionado pelo ventilador;
  5. Deixar os equipamentos eletrônicos desligados enquanto não estiverem em uso;
  6. Lavar o carro a seco;
  7. Usar pilhas e baterias recarregáveis;
  8. Evitar talheres, copos, pratos, guardanapos e canudos descartáveis;
  9. Abolir o uso de sacolas plásticas;
  10. Instalar uma válvula reguladora na descarga dos vasos sanitários;
  11. Manter as janelas e cortinas abertas durante o dia, para aproveitar a luz natural;
  12. Deixar mais o carro na garagem e se locomover de carona, transporte público ou bicicleta;
  13. Investir em um aquecimento ou produção de energia interna solar;

E mais uma infinidade de possibilidades. Para que você mude alguns hábitos e deixe sua casa sustentável, basta apenas ter disposição e usar a criatividade. Que tal começar AGORA?!

 

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net
Fonte imagens: Freepik

Deixe seu comentário

Portal Sobre Jogos
02/08/2019

Mt boom

Re Wentz
29/07/2019

oi Pati 🙂 q bom, obrigada! Bjosss

Patricia
15/07/2019

Olá,

Adorei o artigo, realmente cada um tem que fazer a sua parte!

Abraços

Tamilles
11/07/2019

Adoreis as dicas, realmente cada um tem que fazer sua parte. Todos vivemos aqui, é o nosso lar, simples atitudes pode mudar o mundo pra melhor. Eu acredito!

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada