leia mais

Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

4 plantas fáceis de cuidar (por experiência própria)

Publicado em: 06/03/2019

plantas fáceis de cuidar

Oi pessoal! Quem diria eu, a matadora de cactus, vindo aqui dar dicas de plantas! Acho que virei adulta mesmo kkkkkk Mas falando sério agora, vim dar dicas de 4 plantas fáceis de cuidar.

Eu quis destacar esta questão do “por experiência própria” porque encontramos em vários sites dicas de plantas fáceis de cuidar porém, na prática, não é bem o que acontece. Eu cansei de ler em sites sobre como é fácil cuidar de Zamioculca, cactus, suculenta, Ráfia… E EU MATEI TODAS ESTAS.

Me senti bem retardada quando li “A Zamioculca sobrevive até se você esquecer que ela existe”… e a minha morreu. haha Enfim, chega de drama, vamos falar das plantinhas que tenho hoje e que estão lindas e principalmente: VIVAS.

4 PLANTAS FÁCEIS DE CUIDAR

 

1. Lírio da Paz

lirio da paz

Esta planta não morre nunca, sério. Eu ganhei um Lírio da Paz e durante uns bons anos eu achava que ele tinha morrido e, de repente, ele estava lá vivo de novo. Percebi que de tempos em tempos ele murcha mas basta você continuar cuidando dele que ele volta ao normal.

AMBIENTE: interno ou externo mas sem sol direto, apenas luminosidade natural. Se ela ficar dentro de casa, é melhor deixar próxima de janelas. Ela gosta muito de ambiente úmido e clima tropical, por isto muitas pessoas deixam ela no banheiro.

REGA: 1x por semana e no Verão intensificar mais. Sempre verificar se a terra está seca. No Verão eu acabo regando dia sim, dia não e borrifo água nas folhas, pois percebi que ela gosta de ficar úmida. Se ela estiver murchinha, basta dar água, é normal às vezes ela ficar meio caidinha. Se ela ficar no sol direto também ficará assim.

PODA: ela não precisa de podas, apenas que retira as folhas doentes, secas e pretas.

lirio da paz

 


LEIA TAMBÉM: Tipos de grama: qual escolher?


 

2. Dinheiro em Penca (Tostão ou Planta do Dinheiro)

dinheiro em penca

Quem me acompanha no Instagram (segue lá!) sabe que sou apaixonada por esta planta pois vivo mostrando ela lá. A Dinheiro em Penca é uma planta toda verdinha, ideal para ser usada suspensa já que as folhas crescem para baixo e acaba parecendo cabelos pendurados! hehe De todas as plantas fáceis de cuidar que vou falar aqui, pra mim a Dinheiro em Penca é a mais fácil.

AMBIENTE: pode ser cultivada em ambiente interno ou externo, mas à meia sombra. Eu percebi aqui em casa que ela ficou muito melhor dentro de casa, perto da janela da cozinha. Eu deixava ela na rua mas vi que ela não estava se desenvolvendo. Se cuidar bem, ela ficará bem cheia de folhas. Se quiser plantar direto na terra, dizem que ela irá ficar rasteira, pelo chão. Como tenho a minha em vaso, ela fica como um pendente, super linda!

REGA: eu rego as minhas dia sim, dia não, borrifando água nas folhas. Coloco bastante água e deixo escorrer. No Inverno é bom diminuir um pouco a quantidade de água, sempre percebendo se o solo está seco.

PODA: a Dinheiro em Penca fica linda quando está com as folhas compridas! Mas, às vezes, acaba ficando com caules muito longos e poucas folhas, então é bom podar. Eu corto um pouco o comprimento dos caules que ficam pendentes e também retiro folhas secas ou pretas. Toda vez que rego elas eu acabo fazendo uma inspeção para retirar folhas secas.

Além disto, é fácil fazer mudinhas da Dinheiro em Penca, já fiz algumas aqui em casa e tem passo a passo lá no Instagram.

dinheiro em penca


LEIA TAMBÉM: Plantas suspensas: ideias criativas de como pendurar


 

3. Chamaedorea

chamaedorea

A Chamaedorea é uma palmeirinha de pequeno porte muito fofa e que pode ser cultivada em vasos. Tenho a minha há mais ou menos 2 anos mas confesso que vejo que ela não se desenvolve muito, continua pequena. Coloquei em um vaso maior e ela continua igual. Mesmo assim considero ela uma das plantas fáceis de cuidar porque ela é linda deste jeito e sempre está bem verdinha e com novas folhas.

AMBIENTE: interno, ela também não pode ficar direto no sol mas sim à meia sombra. É indicado não deixar ela em local muito quente e seco.

REGA: a rega pode ser feita 2x por semana e também borrifar água nas folhas, ela gosta da umidade.

PODA: como a minha está demorando pra se desenvolver, nunca fiz poda, apenas retiro folhas secas.

chamaedorea

 


LEIA TAMBÉM: DIY vaso para suculentas feito com copo


 

4. Árvore da Felicidade

arvore da felicidade

A Árvore da Felicidade foi um presente de uma vizinha nossa. Dizem que o ideal é você ganhar ela e não comprar.

AMBIENTE: externo! A minha fica na rua pegando chuva e sol direto e está super linda! Plantei ela dentro de um vaso grande pois fiquei com medo dela morrer com o xixi dos cachorros, mas ela pode ser plantada diretamente no solo.

REGA: além de molhar com a chuva eu rego a minha 1x por semana. É importante não encharcar muito a árvore mas também não deixá-la na seca.

PODA: a indicação é podar a árvore sempre nos meses frios, diminuindo seu tamanho. Como a minha ainda está pequena (talvez porque está em vaso), eu apenas retiro folhas secas dela. Outra dica é amarrar uma madeirinha ou ferro junto ao caule para que ele não se quebre, já que é frágil e estreito. Logo que a minha começou a se desenvolver, amarrei um pedaço de cabo de vassoura junto ao caule.

arvore da felicidade

 

E aí, gostaram das dicas de plantas fáceis de cuidar? Com certeza há muitas outras fáceis também mas, como falei, estas são as que tenho “experiência” e posso dizer com certeza que se eu consegui cuidar delas você também vai conseguir! Me conta aqui embaixo se você tem algumas delas e como estão as suas 🙂

 

bjo bjo

Deixe seu comentário

Rê Wentz
08/07/2019

Ahh que legal, obrigada! Tambem adoro plantinhas na cozinha!

Maria eugenia Martins de Brito
30/06/2019

Amei! ainda mais na cozinha!

Plantas em apartamento? Veja as mais adequadas! | Vida de Louca de Casada
29/05/2019

[…] você quiser mais dicas de plantinhas, eu já fiz um post aqui com 4 plantas fáceis de cuidar e também inspirações para ter plantas suspensas em […]

Inspiração área externa: o deck da Ester e do Edson | Vida de Louca de Casada
03/04/2019

[…] LEIA TAMBÉM: 4 plantas fáceis de cuidar (por experiência própria) […]

Como decorar um banheiro pequeno: 6 ideias para colocar em prática | Vida de Louca de Casada
26/03/2019

[…] de fazer e fica lindo na decoração do banheiro! Além disto, nas prateleiras você pode colocar plantinhas que ajudam e MUITO na decoração do […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada