leia mais

Faça você mesmo Dicas para casa

Furar a parede: 8 dicas para não errar

Publicado em: 11/06/2022

Oi pessoal! Embora eu veja que cada vez mais pessoas estão se aventurando em decorar sua casa, ainda tem gente que morre de medo de furar a parede para pendurar um quadro ou prateleira. Mas calma, hoje eu vou te dar dicas para você perder este medo!

Eu gosto muito de dar dicas de como decorar a casa gastando pouco ou até mesmo com improvisos, por isto sempre indico usar a fita dupla face, na dúvida. Inclusive, estes dias mostrei aqui a minha parede de quadros que fiz toda com dupla face. Mas, sei que tem vezes que não dá para fugir de furar a parede.

LEIA TAMBÉM:

Dicas de decoração para pessoas indecisas

Antes de continuar este post, se você quer furar a parede mas tem receio de usar a furadeira, você PRECISA ver o post que fiz com dicas de como usar a furadeira. São dicas fáceis, simples e que te mostram que é possível sim perder o medo de usá-la.

COMO FURAR A PAREDE SEM ERRO

1. Ter a planta da casa em mãos

Antes de mais nada, tenha a planta da casa em mãos. Geralmente junto com a planta também está a informação de onde passam os canos e tubulações. Mas, claro, nem sempre temos acesso à estas informações ou nem sabemos onde guardamos! Não se preocupe, ainda assim é possível furar a parede sem erro.


2. Pensar e estudar a parede antes de furar

Vamos lá: escolha a parede que você deseja furar. Veja quantos furos serão necessários e qual a distância entre eles. Após isto, você irá analisar toda a parede NA PARTE DA FRENTE E NA PARTE DE TRÁS, caso ela faça divisa com outro cômodo da casa.

Veja onde tem tomadas e se tem alguma torneira (no caso de cozinha e banheiro). As instalações seguem um padrão na VERTICAL e na HORIZONTAL, ou seja: as tomadas que estão em uma mesma parede possuem ligação entre si, seja subindo, descendo ou indo para o lado. Fiz um esqueminha para exemplificar:

furar a parede

Conforme falei, você precisa ver as tomadas dos dois lados da parede, pois do outro lado pode ter outras tomadas também que terão ligação com estas tomadas. Na dúvida, SEMPRE fure respeitando uma certa distância de onde pode passar a instalação elétrica.

demarcação onde tem furos na parede
As marcações azuis mostram onde estão os furos do suporte da prateleira: centímetros pro lado da tomada de baixo e centímetros para baixo da tomada de cima

Aqui na foto você percebe que instalamos a prateleira entre as tomadas, mas os furos da prateleira ficaram à uma distância bem segura das tomadas, deixamos alguns centímetros pro lado ou então para baixo de onde poderia passar os fios.


3. Abrir as tomadas

Outra dica que facilita na hora de descobrir onde você pode furar a parede é abrir a caixinha de tomada. Desta forma praticamente não tem erro na hora de fazer o furo. Retire os parafusos da caixinha, retire a tampa e veja de onde e pra onde vão os fios, conforme abaixo:

tomada aberta mostrando caminho dos fios

Na foto é possível ver direitinho que esta tomada tem 2 ligações: para a direita e para baixo, se ligando com outras duas tomadas. Assim fica fácil saber onde furar a parede e você não corre o risco de acertar alguma instalação elétrica.

LEIA TAMBÉM:

Nossa prateleira estilo industrial

4. Furar parede com cano de água

Parede com instalação elétrica resolvida, agora vamos pensar nas paredes que podem conter canos de água e estes realmente dão muito medo de furar e molhar a casa toda. Mas não se preocupe, a lógica para canos de água é a mesma que fios elétricos: você deve ver onde está a pia, chuveiro e vaso sanitário. O meu banheiro é totalmente sem padrão, uma coisa não está alinhada à outra. Olha só:

furar a parede banheiro

Podemos fazer uma ligação imaginária entre todos eles seguindo uma lógica. Claro, tudo depende do layout de seu banheiro também. Como vocês podem ver, o meu não segue um padrão muito correto, então quando nós furamos a parede de nosso antigo quarto para instalar o closet (que é esta parede aí que faz divisa com o banheiro), medimos para furar onde não pegasse nenhuma destas partes demarcadas em preto.

E uma dica muito importante: desligue a água antes de furar, para evitar maiores problemas.

5. Saber qual o tipo de parede

O tipo de broca da furadeira varia de acordo com o tipo de parede. Para descobrir, faça um furinho mínimo com uma broca pequena e veja qual a cor da poeira que sai:

  • parede de concreto: poeira cinza
  • parede de tijolo: poeira vermelha
  • parede de gesso: poeira branca

Após descobrir isto, você já saberá que broca usar. Lembre-se: a broca deve ser de mesma numeração que a bucha e parafuso, hein! Eu falei tudo isto no post sobre como usar a furadeira.

LEIA TAMBÉM:

Como fazer parede de cimento queimado

6. Furar azulejo

furar a parede de azulejo

Para furar o azulejo você deve ter mais atenção pois facilmente a broca pode escorregar para o lado já que ele é muito liso. Marque onde você quer furar e cole uma fita crepe pois ela ira garantir que a broca fique firme. Para furar azulejo, use broca de concreto.


7. Marcar o limite da broca

É importante fazer um furo na mesma profundidade da bucha, pois caso você faça um furo com maior profundidade, na hora de colocar o parafuso a bucha pode acabar entrando mais ainda no buraco e o parafuso não ficará firme. Para evitar isto, meça o tamanho da bucha junto com a broca e cole uma fita crepe para saber até onde você vai enfiar a broca na parede.

marcar limite da broca com fita crepe para furar a parede

Após isto, com a ajuda de um martelo, coloque a bucha e depois coloque o parafuso. Desta forma, a bucha não irá sair do lugar e também não irá entrar no buraco além do desejado.


8. Fazer o furo corretamente

Para furar a parede corretamente e não correr o risco do buraco ficar maior que deveria, comece furando com uma broca mais fina, pelo menos um número abaixo da bucha que você vai colocar, por exemplo: a bucha e a broca são tamanho 8, comece furando com a broca 6.

Com este furo mais estreito, você terá mais firmeza para furar com a broca maior pois assim a furadeira terá uma “guia” para não escorregar para o lado e aumentar o furo sem querer.


DICA EXTRA: Fechar furo da parede

Agora, se você quer fechar algum furo da parede, retire o parafuso e a bucha do buraco, coloque um pedaço de papel higiênico, aplique massa corrida e deixe secar. É importante aplicar massa corrida colocando o máximo para dentro do buraco e também deixando ela sair pra fora, pois quando começa a secar, o buraco “chupa” a massa para dentro, por isto é importante deixar excesso para fora.

Deixe secar bem e agora use uma lixa para nivelar a massa com a parede. Lixe até ficar uniforme e sem ondulações. Caso necessário, aplique uma demão de tinta. Aqui tem um vídeo curto mostrando como faço.

E se você gosta deste tipo de assunto, você vai adorar o post sobre 4 ferramentas elétricas que você precisa ter, para quem quer colocar a mão na massa já!


CHECK LIST PARA FURAR A PAREDE

  • Bucha e parafuso do mesmo tamanho
  • Furadeira
  • Fita crepe
  • Trena e/ou nível
  • Alicate (caso precise puxar a bucha para fora)
  • Filtro de café ou sacolinha para coletar o pó (cole logo abaixo da furadeira)
  • Analise bem o local (conforme as dicas datas acima neste post)

Viu só, seguindo algumas dicas simples o serviço sairá bem feito e também será executado com segurança. Agora me conta, as dicas ajudaram vocês a perder o medo de furar a parede?

Bjo bjo

Deixe seu comentário

Antonetta
14/03/2024

I feel that is among the most significant information for
me. And i’m glad reading your article. However wanna statement on some normal
issues, The web site taste is wonderful, the articles
is really great : D. Just right task, cheers

Here is my website; Gudrun

Amanda Aguiar e Oliveira
12/03/2021

Adorei, Renata! Super fácil de entender…
Você sabe me dizer se depois de fechar o furo com massa corrida, eu posso furar no mesmo lugar depois?
Obrigada!

Renata Wentz
11/09/2020

Oi João, obrigada!!!!

João Vitor
25/08/2020

Perfeito.

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada