leia mais

Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

Prateleira estilo industrial: como fazer uma

Publicado em: 16/08/2018

prateleira industrial

Oi gente! Se tem uma coisa que a gente gosta é estilo industrial, vai dizer que não? E hoje eu vim mostrar a nossa prateleira estilo industrial e ainda dar dicas de como fazer uma!

Eu já falei aqui no blog que amo e odeio o estilo industrial, porque confesso que gosto apenas de alguns detalhes neste estilo, não a decoração toda! E aqui em casa alguns elementos deste estilo já estão presentes como, por exemplo, na mesa de jantar, na parede do quarto e da sala e agora também na cozinha.

PRATELEIRA ESTILO INDUSTRIAL

Eu vi este modelo de prateleira abaixo pela primeira vez no Instagram e me apaixonei. Então tomei como meta ter a minha também. rsrs

prateleira industrial

Perfil: Rock and Home


Depois eu vi este modelo em outros lugares também, com suporte de madeira ou de ferro, com prateleiras brancas ou cor de madeira… Enfim, você pode escolher o acabamento que gostar mais! Mas a nossa mandamos fazer o suporte de metalon (mesmo material do suporte da mesa de jantar) e prateleiras de madeira pinus. Como AMO preto e madeira juntos, optamos por fazer esta combinação, olha só:

prateleira industrial

prateleira industrial

Medidas e valores: suporte

Mandamos fazer o suporte em uma serralheria. Vale a pena você procurar alguma em seu bairro e orçar com eles, leve estas medidas e não tem erro! Ah, peça para que seja feito o suporte para prender na parede também.

prateleira industrial

Medidas: 30 x 50 cm (na imagem coloquei as medidas internas, descontando a largura do metalon).

Valor: R$100 as 2 peças

Na foto abaixo você consegue ver a “alcinha” que foi feita para parafusar ela na parede:

prateleira industrial

Eu não queria gastar tanto, mas como são peças grandes e bem feitas, valeu a pena. Mas, se você quiser, você pode fazer o suporte de madeira, basta parafusar uma na outra seguindo estas medidas também. Claro, se quiser mudar a medida, fique à vontade! Faça no tamanho que você precisa.

Eu calculei o que queria colocar nas prateleiras e a altura que deveria ficar para saber qual medida mandar fazer o suporte.

Escolhemos fazer o suporte de metalon para combinar com a mesa de jantar e também porque queríamos algo mais durável. A minha primeira ideia era fazê-la em madeira e pintar de preto (ou alguma cor que você quiser), também fica legal e bem mais barato se você preferir.

 

Medidas e valores: prateleiras

Eu gosto muito de prateleiras de pinus porque são de cor clara, são baratas e são mais macias de trabalhar. Porém, se ela for muito estreita pode não ficar resistente. Por causa disto eu fui na madeireira e pedi para que fosse feito na espessura de 5 cm.

Primeiramente eu iria comprar as tábuas inteiras e cortar em casa, mas como saiu um preço bom, eu pedi para eles cortarem lá. A tábua geralmente tem 20 ou 30 cm de largura e eu precisava que fosse 26, então eles cortaram exatamente nas medidas abaixo:

Medidas: 120 x 26 x 5cm

Valor: R$55 as 2 prateleiras

Eu queria ter deixado as tábuas na cor natural, porém elas estavam com umas manchas um pouco feias, além de uma parte que parecia ter pego água. Por causa disto eu apliquei o mesmo Stain que apliquei na cabeceira de pinus da cama, deixando um aspecto amarelado. Eu gostei porque ficou com a cor parecida da mesa de jantar. Além disto, deixou um aspecto de madeira de demolição, principalmente por causa da espessura dela.

Como a prateleira ficou com a largura bem justinha, eu apenas larguei ela em cima do suporte, não prendi com parafuso. Ainda mais que ela é bem pesada, então acredito que não sairá do lugar. Abaixo você confere o furo que seria para parafusar a prateleira:

prateleira industrial

As prateleiras podem ser feitas com qualquer madeira que você preferir, mas se você escolher uma de pinus aconselho reforçar o suporte para que ela não corra o risco de empenar. Ou então faça ela com uma espessura mais larga como a minha.

Inspirações de prateleira estilo industrial

Mas se você quer uma prateleira estilo industrial e gostaria de ver outros modelos para se inspirar, eu trouxe algumas sugestões bem bacanas também e que você pode reproduzir na sua casa:

Perfil: Cafofo do Dani  |  Perfil: No Apê 302


Blog: Gaveta Mix


Perfil: Revista Casa Claudia  |  Site: Casa Vogue


Esta aqui embaixo é do perfil Cenouras Frescas e nos ‘destaques’ do perfil tem o passo a passo de como foi feita, o suporte é feito de madeira pinus:

prateleira industrial

 

Gostaram da nossa nova prateleira? E dos outros modelos? Me contem!

Bjo bjo

Deixe seu comentário

Rê Wentz
18/01/2021

ola! q bom q gostou, boa sorte!!

ERICK HALT DA COSTA SANTOS
10/01/2021

Gostei muito da prateleira em estilo industrial. Vou fazer na minha casa tbm!

Ana Luiza Lima de Carvalho
31/07/2019

Qual parafuso foi usado para fixar a “alcinha” de metalon na parede? E quais parafusos foram usados para fixar a estrutura de metalon na prateleira de madeira?

Retrospectiva 2018: os melhores posts! | Vida de Louca de Casada
19/12/2018

[…] AGOSTO: Nossa prateleira da cozinha estilo industrial […]

Reforma da estante de ferro com 2 materiais! | Vida de Louca de Casada
10/09/2018

[…] ela ficou combinando mais com a prateleira estilo industrial que também colocamos na cozinha, além de combinar com a mesa de jantar e os outros móveis já […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada