leia mais

Faça você mesmo Dicas para casa

DIY: Como fazer luminária de nuvem

Publicado em: 26/07/2017

DIY-luminaria-nuvem

Oi gente! Este post é mais do que especial pois é um projeto que me superei e fiquei muito orgulhosa: como fazer luminária de nuvem! Esta luminária eu fiz para dar de presente pro meu afilhado e ficou muito fofa.


Eu não sabia o que dar de presente pra ele, não queria apenas comprar um brinquedo (novidade, né!). Afinal, quem segue o blog sabe que já dei aqui 6 dicas de presente para você mesmo fazer, além do quadro cofre viagem que dei de presente para uma amiga e também ficou muito fofo.

E buscando ideias achei esta luminária de MDF em formato de nuvem e amei. Eu não tinha ideia de como fazer e não tinha as ferramentas, mas resolvi fazer mesmo assim. rsrs Obviamente eu não encontraria um MDF em formato de nuvem (sério, Renata!?) e para ter este acabamento precisaria usar a serra tico tico.

Quem gosta de inventar coisas em casa sabe que é essencial ter algumas ferramentas, né. Por isto eu fiz um post sobre as 4 ferramentas elétricas que você precisa ter, dá uma olhadinha lá. E depois de encarar o medo da furadeira (já contei no post de como usar a furadeira), eu resolvi encarar a serra tico tico SEM NUNCA TER USADO. Para quem não sabe, a serra tico tico serve para cortar madeiras em curvas, não dá nem para imaginar quanta coisa legal você pode criar com esta serra.

Meu pai tem todas as ferramentas que você pode imaginar, então ele me emprestou e disse como usar. Basicamente não tem mistério, mas é bom dar uma treinada antes para entender a força que você precisa fazer e também como segurar ela para fazer as curvas. A melhor maneira de fazer é ir devagarinho: faz um pouco, para, continua, descansa… porque depois de um tempo a mão vai ficando sem forças. rsrs

MATERIAIS LUMINÁRIA DE NUVEM

. MDF
. Serra tico tico
. Molde nuvem em cartolina
. Mangueira de LED
. “L” para usar como suporte pra parede
. 2 “L” menores
. Abraçadeira tipo “U” (comprei 4)
. Parafusos
. Cola para madeira
. Lixa
. Toco de madeira

. Tinta e pincel (opcional)

PASSO A PASSO LUMINÁRIA DE NUVEM

1. Antes de tudo, vamos começar pela nuvem! Afinal de contas, se você não conseguir fazê-la, nem adianta fazer o resto. rsrs Desenhei uma nuvem em um papel pardo, utilizando diferentes tamanhos de tampas ou potes redondos. Fui desenhando e ajustando para ver como ficaria mais legal e principalmente: um tamanho razoável para esconder a mangueira de LED e todo resto atrás.

DIY-luminaria-nuvem

2. Depois disto, passei o desenho para o MDF. Ah, eu queria lembrar aqui que tem uma forma super barata de comprar MDF: retalhos da Leroy Merlin. Eu paguei R$6 neste MDF e o tamanho da minha nuvem ficou em torno de 60 x 30cm. Eu geralmente compro os retalhos lá na Leroy pois sai bem mais barato. O MDF que usei para fazer o quadro String Art de caveira também é de lá.

DIY-luminaria-nuvem

3. Agora vem a parte do corte! Para facilitar (como a nuvem possui muitas curvas), comecei cortando cantos tipo em formato de triângulo (como na foto abaixo). Retirando estes cantinho ficou mais fácil de fazer as curvas. Eu escolhi uma serrinha bem fininha (a tico tico tem várias opções de serrinhas) e fui indo devagar em cima do desenho. Não se preocupe, tem vezes que a serra acaba saindo um pouco do desenho, mas isto podemos arrumar depois.

DIY-luminaria-nuvem

4. Depois de terminado dá uma satisfação imensa! haha Mas agora falta o acabamento: pegue uma lixa (eu peguei uma lixa 50 que é mais grossa) e vá lixando cantinhos que não ficaram tão certos, voltinhas que ficaram meio tortas, etc. Este acabamento irá moldar direitinho a nuvem.

DIY-luminaria-nuvem

5. Como a nuvem tem a iluminação atrás, ela precisa ficar afastada da parede. Para isto, usei um toco de madeira, colei com cola para madeira e, para reforçar, parafusei 2 “L” pequenos.

DIY-luminaria-nuvem

6. Para fazer o “ganchinho” pra prender na parede, usei um “L” maior. Parafusei ele neste toco de madeira, deixando um pequeno espaço entre os dois, para poder pendurar na parede.

DIY-luminaria-nuvem

7. Agora vem a parte da mangueira. Comprei na cor amarela para ficar mais aconchegante. Esta mangueira tem 1mt pois o cara da loja disse que ela só pode ser cortada de metro em metro. Então eu medi mais ou menos onde colocar ela para saber onde colocar as abraçadeiras tipo “U”. Quando comprei a mangueira eu pedi para o rapaz da loja já deixá-la pronta com o rabicho para ligar na luz.

DIY-luminaria-nuvem

8. Depois de instalar as abraçadeiras, eu fui ajustando a mangueira para que ela ficasse bem perto das laterais para iluminar mais.

DIY-luminaria-nuvem

9. Eu pensei em deixar ela crua, sem pintar, pois também ficaria lindo. Mas, resolvi pintar de branco, esta parte é opcional.

10. E ficou pronta a luminária de nuvem!

DIY-luminaria-nuvem
DIY-luminaria-nuvem

E na hora de acender ela ficou tão linda, olha só:

DIY-luminaria-nuvem
DIY-luminaria-nuvem
DIY-luminaria-nuvem

Gostaram? Me contem nos comentários o que vocês acharam e se já fizeram algo assim!

Bjo bjo

Deixe seu comentário

DIY: como fazer luminária de sol | Vida de Louca de Casada
11/09/2020

[…] luminária é bem parecida com a luminária de nuvem que fiz para meu sobrinho, porém desta vez resolvi utilizar luzinhas de Natal, já que estamos na […]

admin
30/07/2017

isso aí, é uma ideia tão legal pra dar de presente 🙂 bjos

Sara Carolina
30/07/2017

Adorei! Vou guardar a ideia para fazer um dia!

admin
27/07/2017

Cunha, fico mega feliz <3 foi feito com todo amor e carinho, adorei fazer 🙂 bjoss!

Francine Becker
27/07/2017

Cunha do meu core… ficou sensacional !!!! ideia brilhante em todos os aspectos rsrsrsrs… adoramos a luminária, a luz é super aconchegante… o Lipe está mega feliz 🙂

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada