leia mais

Organização e limpeza Dicas para casa

3 dicas para manter a concentração

Publicado em: 21/07/2016

A concentração nos dias de hoje é algo muito difícil de se manter, né? Tantas informações unidas, celular enviando notificação, mensagens chegando, telefones tocando, internet 24 horas a seu dispor, e-mail, redes sociais, Skype, Whatsapp, enfim, uma centena de coisas que tiram a sua concentração do foco principal, que pode ser o trabalho ou os estudos.

E tudo isso, tenha certeza, são os maiores inimigos da concentração! Por isso, fique atenta para não deixar que isto atrapalhe seu desempenho em outras atividades do dia a dia. Não é fácil concentrar-se em apenas uma coisa quando várias outras estão disponíveis em sua frente, requer no mínimo, uma luta árdua contra a perda de foco. E, para isso, terá que escolher um ambiente que ajude em sua concentração, que não tenha barulho e nem conversas paralelas. Manter os seus aparelhos eletrônicos desligados ou com a opção no silencioso também vai lhe ajudar muito. 

Para ter concentração e foco é necessário que você esteja motivada em realizar aquela tarefa. Algumas pessoas conseguem obter um foco e uma concentração muito mais fácil do que outras. E a motivação é algo que deve ser trabalhado para que as pessoas com maior dificuldade de concentração possam desenvolver uma melhora no foco, seja no trabalho, em casa ou nos estudos. Para que a motivação e o empenho em realizar suas tarefas sejam de fácil desempenho, você terá que ter disciplina em tudo, na organização do tempo, planejamento do seu dia e também estabelecendo ordens para você mesma cumprir. 
Separei 3 dicas para te ajudar a manter a concentração e disciplina, olha só:
Veja algumas dicas que podem ajudar você a se manter focado, disciplinado, motivado e concentrado em suas tarefas. São todas bem simples de se praticar, mas que trarão muitos benefícios e resultados ótimos para sua rotina diária, seja um dia de correria ou calmo. Pratique:
1. Ferramentas Offline: 

Se você tem dificuldade de concentrar-se em algo sabendo que a internet está ligada, mas não vai utilizá-la para nada, desligue já! Você não precisa dela ligada se tem outras formas de você escrever suas informações ou estudar. Utilize ferramentas físicas como um bloco de notas, cadernos, canetas e lápis. Essas eram as ferramentas mais utilizadas quando ainda não estávamos na era online, pode parecer pré-histórico agora não é mesmo? Mas continua sendo a melhor maneira de estudar ou trabalhar sem perder o foco. 

2. Ritmo estável e pausas: 

Tudo que é demais acaba desgastando a mente e o corpo. Mantenha um ritmo tranquilo de trabalho ou estudo, fica muito mais fácil de se concentrar em pequenas partes, do que em partes enormes e cheias de detalhes. Pode gerar uma confusão mental e você desistir ou acabar ficando estressada. Quando ver que está muito exausta, faça uma pequena pausa. Ao contrário do que muitos pensam, a pausa entre os estudos ou em um relatório difícil do trabalho, ajuda a esclarecer as ideias e recarregar os níveis de energia. 

3. Prazo, a melhor forma de controle: 

Estabelecer prazo em suas tarefas é a melhor forma de conseguir terminá-la com foco e concentração. Estabeleça prazo para a conclusão de tudo, no trabalho e nos estudos. A procrastinação ficará bem menor ao você determinar para o seu cérebro que tem um limite de tempo para terminar aquela tarefa. Quando se está estudando é pior mas as pausas, o ritmo mais tranquilo e o prazo podem ser ótimas novidades na hora de estudar, obtendo um planejamento melhor e mais eficaz. 

Pratique essas dicas simples, porém de ótimos resultados em todas as tarefas que você necessitar. A vida pode ser corrida, com várias informações a todo momento passando em nossa frente. São distrações infinitas a todo instante, mas se você tiver uma pequena motivação, disciplina e organização em tudo que for fazer, verá que o trabalho e os estudos terão muito mais produtividade e a concentração acontecerá de forma natural e constante. Não custa nada tentar, então pratique!
Elizabeth Johnson
Colunista do Portal G1.com/Moda
Apaixonada por Moda, Viagens e Natureza.

Deixe seu comentário

admin
01/08/2016

oi Yuri! Realmente a internet é muito boa mas também pode ser muito ruim né, ela é uma verdadeira vilã na hora de se concentrar… legal sua ideia de estabelecer um local onde não tenha internet, onde possa relaxar, se concentrar, isto ajuda mesmo.

Obrigada pela visitinha!

Yuri Lucchesi
27/07/2016

Gostei do Post. Sofro de Ansiedade (já fiz tratamentos de diversos tipos para poder melhorar) e vejo que as dicas do post realmente fazem sentido. Uma coisa que tem me ajudado bastante é ter um lugar da casa onde é proibido utilizar a internet (que convenhamos, é o principal inimigo da concentração nos dias atuais). Então, quando quero ler um livro, estudar, pensar em algo, me tranco neste cantinho livre de internet para poder me concentrar melhor. Mas as dicas são excelentes.

Mitos, Rock & outras Filosofias

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada