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Faça você mesmo Minha casa Organização e limpeza Dicas para casaPublicado em: 14/11/2018
Final de ano chega e é sempre a mesma história: organizar, renovar e fazer uma limpa nos documentos e contas de casa. Mas se você acha que esta é uma tarefa fácil, não se engane! Tem que prestar bastante atenção no que você vai jogar fora e onde vai guardar cada documento ou conta para mais tarde não ficar desesperado procurando!
Por isso, selecionei 5 dicas para facilitar na hora da organização:
ÍNDICE DO CONTEÚDO:
Se for uma pasta tipo fichário com plásticos, melhor ainda! Tenha sempre as contas do ano (do mês que já passou ou dos que vão vir) em um mesmo lugar. O que é do ano passado ou retrasado pode ser guardado em uma caixa fora do alcance.
Além de criar uma pastinha anual, a dica que dou é separar as contas por mês e não por tipo (luz, água, telefone..). Antigamente nós separávamos por tipo e quando precisávamos de algum conta tinha que ficar vasculhando. Agora separamos por mês: tudo que foi pago no mês X está em um plástico, independente do tipo de conta. Aprendi isto na empresa que trabalhava e acho que fica muito mais organizado. (Exemplo abaixo)
Se você tem um lugar para guardar as contas, seja uma pastinha ou caixa organizadora, guarde-a na hora! Não fique acumulando várias para depois guardar. No fim, tudo acaba virando uma baita bagunça, você já não sabe mais o que é conta paga, o que é conta a pagar, o que é documento…..
Separe e guarde logo cada um no seu lugar! É uma dica óbvia, mas digo por experiência própria. Sempre tenho preguiça de guardar logo mas depois na hora de organizar perco mais tempo ainda!
A gente sempre guarda os manuais de instrução mas quando precisa deles nunca encontra porque está uma bagunça, né? Então facilite sua vida: perfure todos os manuais e coloque-os em um fichário! Você pode até separar por tipo: eletrônico, eletro, etc.
Às vezes ficamos horas procurando o CPF ou pior ainda: o título de eleitor que só usamos de tempos e tempos! Separe uma caixinha pequena e coloque ali todos os documentos pessoais que você acha importante, tais como: CPF, título de eleitor, carteira de vacina, carteira de trabalho, passaporte, fotos 3×4, cartão do PIS, etc.
Sempre que você precisar de algo é só ir direto nesta caixinha! Dica: tenha sempre cópia de todos seus documentos também.
Mas mesmo mantendo tudo organizado chega um momento que nem temos mais onde guardar tanta conta! Você sabe por quanto tempo devemos guardá-las?
CONTA | PRAZO |
Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais | declarações devem ser conservadas por cinco anos. |
Condomínio | declarações de quitação do pagamento do condomínio não devem ser inutilizadas durante todo o período em que o morador estiver no imóvel. |
Consórcio | declarações devem ser guardadas até o encerramento das operações financeiras do grupo. |
Seguro | proposta, apólice e as declarações de pagamento devem ser guardadas por mais um ano após o tempo em que ele estiver vigorando. |
Convênio médico | proposta, contrato e a(s) declaração(s) referente(s) a, no mínimo, os 12 meses anteriores ao último reajuste devem ser guardados por todo o período de contratação. |
Mensalidade escolar | declarações e contrato devem ser guardados pelo período de cinco anos. |
Cursos livres | declarações e contrato devem ser guardados pelo período de cinco anos. |
Cartão de crédito | declarações devem ser conservadas pelo período de um ano. |
Aluguel | o locatário deve guardar o contrato e as declarações até sua desocupação e consequente recebimento do termo de entrega de chaves, por três anos, desde que não haja qualquer pendência (somente para casos onde haja uma efetiva relação de consumo – contratos entre particulares são de natureza jurídica diferente). |
Compra de imóvel (terreno, casa, apartamento) | a proposta, o contrato e todos os comprovantes de pagamento devem ser conservados pelo comprador até a lavratura e registro imobiliário da escritura (somente para casos onde haja uma efetiva relação de consumo – contratos entre particulares são de natureza jurídica diferente). |
Notas fiscais | as notas fiscais de compra de produtos e serviços duráveis devem ser guardadas pelo prazo da vida útil do produto/serviço, a contar da aquisição do bem, uma vez que, mesmo após o término da garantia contratual, ainda há possibilidade de aparecerem vícios ocultos. |
Certificados de garantia | deve seguir a mesma regra das notas fiscais. |
Contratos | contratos em geral precisam ser conservados até que o vínculo entre as partes seja desfeito e, em se tratando de financiamento, até que todas as parcelas estejam quitadas e o bem desalienado. |
Conforme o site G1 informa, desde Maio/2010 as empresas de prestadora de serviços são obrigada a enviar um recibo de quitação anual, desde que a pessoa esteja em dia com os pagamentos. Mas, eu nunca recebi este recibo, não sei se tem que solicitar e na dúvida continuo guardando minhas contas.
E vocês, guardam também as contas dos anos anteriores?
Bjo!
Controle financeiro: como fazer em casa | Vida de Louca de Casada
11/10/2018
[…] LEIA TAMBÉM: 5 dicas para dar um jeito na papelada […]
Hélida Trindade
09/12/2014
Adorei o post. =)
Renata Becker Wentz
09/12/2014
oi Raquel!!!! Mas é bom começar a guardar e separar direitinho desde o inicio, quando vê, já tem um monte 🙂
só guarda o q for útil…bjo!
Anônimo
06/12/2014
Eu e o amor ainda não temos muita papelada, mas sempre separo os papéis necessários dos que não iremos precisar e jogo fora pra não acumular. Beijos.
kel-rafacasados.blogspot.com.br