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Final de ano: 5 dicas para dar jeito na papelada

Publicado em: 14/11/2018

Final de ano chega e é sempre a mesma história: organizar, renovar e fazer uma limpa nos documentos e contas de casa. Mas se você acha que esta é uma tarefa fácil, não se engane! Tem que prestar bastante atenção no que você vai jogar fora e onde vai guardar cada documento ou conta para mais tarde não ficar desesperado procurando!

Por isso, selecionei 5 dicas para facilitar na hora da organização:

 

Crie uma pasta anual

Se for uma pasta tipo fichário com plásticos, melhor ainda! Tenha sempre as contas do ano (do mês que já passou ou dos que vão vir) em um mesmo lugar. O que é do ano passado ou retrasado pode ser guardado em uma caixa fora do alcance.

 

Separe por mês

Além de criar uma pastinha anual, a dica que dou é separar as contas por mês e não por tipo (luz, água, telefone..). Antigamente nós separávamos por tipo e quando precisávamos de algum conta tinha que ficar vasculhando. Agora separamos por mês: tudo que foi pago no mês X está em um plástico, independente do tipo de conta. Aprendi isto na empresa que trabalhava e acho que fica muito mais organizado. (Exemplo abaixo)

 

Não acumule

Se você tem um lugar para guardar as contas, seja uma pastinha ou caixa organizadora, guarde-a na hora! Não fique acumulando várias para depois guardar. No fim, tudo acaba virando uma baita bagunça, você já não sabe mais o que é conta paga, o que é conta a pagar, o que é documento…..

Separe e guarde logo cada um no seu lugar! É uma dica óbvia, mas digo por experiência própria. Sempre tenho preguiça de guardar logo mas depois na hora de organizar perco mais tempo ainda!

 

Manuais sempre à mão

A gente sempre guarda os manuais de instrução mas quando precisa deles nunca encontra porque está uma bagunça, né? Então facilite sua vida: perfure todos os manuais e coloque-os em um fichário! Você pode até separar por tipo: eletrônico, eletro, etc.

Documentos pessoais

Às vezes ficamos horas procurando o CPF ou pior ainda: o título de eleitor que só usamos de tempos e tempos! Separe uma caixinha pequena e coloque ali todos os documentos pessoais que você acha importante, tais como: CPF, título de eleitor, carteira de vacina, carteira de trabalho, passaporte, fotos 3×4, cartão do PIS, etc.

Sempre que você precisar de algo é só ir direto nesta caixinha! Dica: tenha sempre cópia de todos seus documentos também.

Mas mesmo mantendo tudo organizado chega um momento que nem temos mais onde guardar tanta conta! Você sabe por quanto tempo devemos guardá-las?

CONTA PRAZO
Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais declarações devem ser conservadas por cinco anos.
Condomínio declarações de quitação do pagamento do condomínio não devem ser
inutilizadas durante todo o período em que o morador estiver no imóvel.
Consórcio declarações devem ser guardadas até o encerramento das operações
financeiras do grupo.
Seguro proposta, apólice e as declarações de pagamento devem ser guardadas
por mais um ano após o tempo em que ele estiver vigorando.
Convênio médico proposta, contrato e a(s) declaração(s) referente(s) a, no mínimo, os
12 meses anteriores ao último reajuste devem ser guardados por todo o período
de contratação.
Mensalidade escolar declarações e contrato devem ser guardados pelo período de cinco anos.
Cursos livres declarações e contrato devem ser guardados pelo período de cinco anos.
Cartão de crédito declarações devem ser conservadas pelo período de um ano.
Aluguel o locatário deve guardar o contrato e as declarações até sua
desocupação e consequente recebimento do termo de entrega de chaves, por três
anos, desde que não haja qualquer pendência (somente para casos onde haja uma
efetiva relação de consumo – contratos entre particulares são de natureza
jurídica diferente).
Compra de imóvel (terreno, casa, apartamento) a proposta, o contrato e todos os comprovantes de pagamento devem ser
conservados pelo comprador até a lavratura e registro imobiliário da
escritura (somente para casos onde haja uma efetiva relação de consumo –
contratos entre particulares são de natureza jurídica diferente).
Notas fiscais as notas fiscais de compra de produtos e serviços duráveis devem ser
guardadas pelo prazo da vida útil do produto/serviço, a contar da aquisição
do bem, uma vez que, mesmo após o término da garantia contratual, ainda há
possibilidade de aparecerem vícios ocultos.
Certificados de garantia deve seguir a mesma regra das notas fiscais.
Contratos contratos em geral precisam ser conservados até que o vínculo entre as
partes seja desfeito e, em se tratando de financiamento, até que todas as
parcelas estejam quitadas e o bem desalienado.

Conforme o site G1 informa, desde Maio/2010 as empresas de prestadora de serviços são obrigada a enviar um recibo de quitação anual, desde que a pessoa esteja em dia com os pagamentos. Mas, eu nunca recebi este recibo, não sei se tem que solicitar e na dúvida continuo guardando minhas contas.

E vocês, guardam também as contas dos anos anteriores?

Bjo!

Fontes: Family Handy Man | G1.globo.com

Deixe seu comentário

Controle financeiro: como fazer em casa | Vida de Louca de Casada
11/10/2018

[…] LEIA TAMBÉM: 5 dicas para dar um jeito na papelada […]

Hélida Trindade
09/12/2014

Adorei o post. =)

http://www.organizando.org

Renata Becker Wentz
09/12/2014

oi Raquel!!!! Mas é bom começar a guardar e separar direitinho desde o inicio, quando vê, já tem um monte 🙂

só guarda o q for útil…bjo!

Anônimo
06/12/2014

Eu e o amor ainda não temos muita papelada, mas sempre separo os papéis necessários dos que não iremos precisar e jogo fora pra não acumular. Beijos.

kel-rafacasados.blogspot.com.br

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