leia mais

Decoração Dicas para casa

Plantas em apartamento? Veja as mais adequadas!

Publicado em: 29/05/2019

Oi gente! Vocês sabiam que a presença de vegetação ajuda a limpar o ar e a melhorar a atmosfera do ambiente? As plantas, além de garantirem frescor, são capazes de embelezar e levar vida para todos os espaços. Elas deixam nosso lar aconchegante e convidativo.


Os encantos da jardinagem podem te acompanhar em vários ambientes. O importante é saber que espécies de plantas ou flores se adequam às condições de iluminação e umidade do local. Se você mora ou pretende se mudar para um apartamento, saiba mais sobre que plantas cultivar e de que forma elas podem ser usadas na decoração.

ESPÉCIES PARA CULTIVAR DENTRO DO APARTAMENTO

De modo geral, as plantas possuem sensibilidade e requerem cuidados especiais para que vivam por muito tempo em condições ideais de clima, com saúde e longe de pragas que podem prejudicá-las. Ao escolher as que deixarão seu apartamento mais bonito, priorize aquelas que não precisam de luz solar direta. Confira algumas opções:

1.Suculentas

Esse nome está relacionado à principal característica da espécie: armazenar água em seus tecidos. Isso faz com que elas sejam resistentes e se adaptem às várias condições climáticas. Existem vários tipos: com espinhos, flores, folhas ou até frutos.

Onde cultivar: Elas não necessitam de luz do sol direta, mas costumam se inclinar para onde há mais luminosidade. Por isso, escolha um local do seu apartamento em que haja incidência de claridade.

Você pode utilizá-las para adornar mesas de centro, cabeceiras ou escritório. Um jardim suspenso de suculentas na varanda também é uma opção.

2.Violetas

Essas flores pequenas, de custo acessível e de uma beleza encantadora deixam qualquer cômodo com um toque de charme a mais. Regue-as duas vezes por semana e garanta que elas recebam luz indireta do sol para que durem por bastante tempo.

Onde cultivar: A delicadeza e a variedade de cores das violetas combinam com espaços pequenos. Você pode colocá-las sobre mesas de canto ou bancadas da cozinha. Para realçar a beleza das flores, aposte em vasos de vime ou porcelana.

3.Palmeira-ráfia

Essa planta oriental possui caule longo e fino que se assemelha ao bambu. As folhas estreitas e frisadas são de tom verde escuro. Evite deixá-la em locais com ar-condicionado ou em ambientes muito secos, pois as pontas das folhas podem ficar queimadas.

Deve ser mantida à meia-sombra, regada semanalmente e borrifar as folhas com água limpa. Certifique-se que a terra esteja levemente umedecida.

Onde cultivar: A palmeira-ráfia combina muito bem com salas de estar e pode ser colocada perto de sofá ou poltrona. Para dar um toque sofisticado à decoração, cubra o vaso com pedras brancas ou cascas de árvores.

Outra dica é apostar em vasos coloridos para quebrar a neutralidade do ambiente e ressaltar o verde das folhas.

4.Pau d’água

Os detalhes em amarelo e a imponência das folhas fazem dessa espécie uma ótima aliada aos cômodos de apartamentos. A pau d’água se adapta bem aos ambientes com ar condicionado e não precisa de luz do sol para viver.

A rega é ocasional e deve ser feita quando a terra estiver seca. Pulverize as folhas com água limpa para garantir que elas se desenvolvam de forma saudável. Se você tiver crianças ou animais, fique atento para que eles não levem as folhas à boca. Elas possuem componentes com certo grau de toxidade.

Onde cultivar: Essa planta leva rusticidade ao espaço onde está inserida e combina com hall de entrada e salas de estar. Você pode acomodá-la em cachepô quadrado para valorizar as folhas.

Especiarias e temperos

Eles não poderiam ficar de fora dessa lista. Além de saudáveis por estarem livres de agrotóxicos, essas plantas aromatizam o ambiente e dão sabor aos pratos. Pimenta, manjericão, salsa, cebolinha, orégano e coentro são exemplos de ervas que se adaptam ao ambiente de apartamentos.

Onde cultivar: Você pode montar sua mini-horta vertical na sacada ou próxima à janela para que ela receba luz indireta. Para deixar o ambiente alegre e descontraído, use vasos coloridos e plaquinhas de identificação.

Lembre-se de deixar os temperos longe do fogão ou de objetos que emitem calor para que as folhas não desidratem.

Plantas para todos os cômodos

Vasos ou arranjos com flores e folhagens não precisam ficar apenas em cima da mesa de jantar. Veja como deixar cada cômodo com mais vida e alegria.

Sala: Você pode colocar um vaso com lírios ao lado do rack. Para deixar o ambiente mais confortável, pendure violetas ou suculentas em pequenos cachepôs na parede e faça uma composição com quadros.

Quarto: Para este ambiente, aposte em espécies mais delicadas. Coloque as suculentas em prateleiras ou no criado mudo.

Varanda: Verifique se esse ambiente recebe ou não luz direta do sol e por quanto tempo ele fica iluminado. Isso vai definir que tipo de planta pode ser cultivado. Caso o espaço da varanda seja pequeno, os jardins verticais são uma ótima opção.

Banheiro: As plantas ajudam a levar frescor cômodo e reforçam o ar de limpeza. Priorize as espécies que gostam de água, pois os banheiros e lavabos tendem a ser mais úmidos. Pequenos vasos coloridos ou geométricos dão um charme a mais.

Se você quiser mais dicas de plantinhas, eu já fiz um post aqui com 4 plantas fáceis de cuidar e também inspirações para ter plantas suspensas em casa.

Caso você esteja procurando por um apartamento na Barra da Tijuca e está em dúvida sobre o cultivo de plantas em ambiente litorâneo, as espécies indicadas podem ser adquiridas sem maiores problemas.

E aí, curtiram as dicas? Me contem aqui embaixo!

Bjo bjo

 

Fonte imagens: 1. Freepik | 2. Cultura Mix | 3. Decor Fácil | 4. Comprando Meu Apê
*Post produzido por Invexo.

Deixe seu comentário

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada