leia mais

Dicas para casa

Por que precisamos decorar a casa?

Publicado em: 11/10/2018

decorar a casa

Oi pessoal! Eu confesso que havia planejado outro post pra hoje, mas na hora que sentei pra escrever me veio, do nada, esta pergunta: por que precisamos decorar a casa? Por que sentimos tanta necessidade nisto?

Eu desenvolvi o amor pela decoração desde quando criei o blog e comecei a inventar coisas aqui em casa. E com o passar do tempo, fui percebendo que muitas pessoas tem a mesma paixão que eu e tratam a decoração como hobbie em suas vidas.


LEIA TAMBÉM: 5 dicas para ampliar sua sala


Acredito que nunca se falou tanto em decorar a casa ou dicas de decoração barata e fico muito feliz de ver que cada vez mais programas de televisão e sites valorizam isto e compartilham dicas.

Este post não é contra a decoração, óbvio! Mas sim, para mostrar realmente o PORQUE de decorar a casa. Afinal, tudo que eu falar aqui é por experiência própria e gostaria muito de saber se vocês compartilham da mesma ideia!

 

A OPINIÃO DAS LEITORAS

Eu aproveitei e perguntei lá no Instagram (segue lá) por que as pessoas decoram suas casas e algumas leitoras responderam, olha só a opinião delas:

@casadaflavi: Porque amo minha casa, me sinto feliz.

@carolzinhacs2: porque eu amo olhar pra minha casa e saber que ela é o espelho que eu e meu marido sentimos e vivemos.

@a_michelmann: porque transformar memórias afetivas em decoração transformam uma casa em lar. (Que profundo, adorei esta resposta!)

@gabriela.cristinapereira: acho que a casa fica mais acolhedora quando tem a cara dos moradores.

@camii_silveiraa: pra deixar ela com alma.

@thalyta_kezzya: gosto que a minha casa reflita a nossa personalidade.

@stella.raganhan: pra me sentir no meu habitat. Minha casa sou eu.

@carolinemontedo: deixar mais aconchegante e também a sua cara, não parecer show room de loja.

Meninas, muito obrigada pelas respostas de vocês e vejo que basicamente todas nós temos um motivo em comum: deixar a casa com cara de LAR, ou melhor: NOSSO LAR.

decorar a casa com quadros
Veja aqui o post da parede de quadros

 

MOTIVOS PARA DECORAR A CASA

Agora eu vou listar os meus motivos para responder a pergunta do título e vou enumerar cada uma de acordo com o que eu acho, olha só:

 

1. Deixar a casa com sua cara

Primeiramente, quem que não quer uma casa com sua cara? Colocar sua personalidade na casa faz ela ser SUA, mesmo sendo uma casa ou apartamento alugado. Quando moramos em uma casa que nos representa ou que tem o nosso estilo próprio, nos sentimos bem e acolhidos.

 

2. Testar o que você gosta

Eu sempre digo aqui no blog que a casa é um laboratório onde podemos brincar, testar e descobrir o que gostamos. Não se cobre ou se prive de tentar. Trocar os móveis de lugar, por exemplo, já podem dar uma cara nova pro cômodo e você pode testar combinações e layouts diferentes ate encontrar a forma que te deixa mais feliz.

decorar a casa minha sala
Veja aqui o post sobre o sofá azul

 

3. Exercitar sua mente

Sabia que decorar pode ajudar seu cérebro? Enquanto pensamos e planejamos uma decoração ou mudança na casa, estamos exercitando nossa mente, memorizando, fazendo mudanças mentalmente e colocando a cabeça pra funcionar para encontrar a melhor forma de decorar a casa.

E quando você realiza trabalhos manuais e cria você mesmo as decorações da casa, isto estimula mais ainda seu cérebro a trabalhar. Por isto, exercite sua mente!

 

4. Se orgulhar de você mesmo

Sem modéstia alguma, eu fico muito orgulhosa das coisas que faço. Sempre me cobro demais pelos resultados e com o tempo fui aprendendo a valorizar cada coisa que eu fazia. Mas, vejo depois de tantos anos como eu evolui na hora de criar algo pra casa e fico muito orgulhosa de mim e você também pode se orgulhar de você! Como, por exemplo, quando comecei a usar a furadeira sozinha ou quando fiz a parede de cimento queimado.


LEIA TAMBÉM: Furar a parede: 8 dicas para não errar


Não tem sensação melhor no mundo do que receber visita e ela elogiar algo que fiz, elogiar a decoração, etc. É uma sensação tão boa que me dá mais vontade ainda de sair decorando tudo! Então vai por mim: quanto mais você faz, treina e mete a mão na massa, mais você pega o jeito e perde o medo de tentar.

 

5. Trazer mais alegria pra sua vida

Sim, esta é óbvia, né! A decoração além de trazer aconchego e personalidade também traz mais alegria pra sua vida! Eu não sei vocês, mas me sinto meio deprê quando entro em uma casa com as paredes brancas, meia dúzia de móveis e nenhuma decoração… Falta vida! Falta alegria!


LEIA TAMBÉM: 5 ideias simples para decorar a cozinha


Por exemplo, aqui em casa, a parede amarela da cozinha faz TODA diferença! Ela anima mais o dia e fica reluzente quando tem sol lá fora, é como se o sol entrasse e iluminasse toda a casa, uma sensação muito boa!

 

6. Testar sua criatividade

Eu sou publicitária e minha profissão exige CRIATIVIDADE O TEMPO TODO. Por isto, decorar a casa ajuda muito a exercitar meu lado criativo. Sempre busco ideias de como fazer algo diferente ou mudar o uso das coisas como, por exemplo, o banco baú que era um armário aéreo ou então quando apliquei adesivo de parede na minha cômoda antiga.


LEIA TAMBÉM: 4 coisas para fazer antes de decorar um cômodo


Claro, algumas ideias podem não ser tão inovadoras mas como falei anteriormente, quanto mais você pratica, mais você abre sua mente e testa coisas novas. Porém, pra mim já não basta mais apenas encher a parede de quadros, eu sempre quero inventar algo diferente, ir além de decorar apenas com quadros ou tinta.

decorar a casa cômoda reformada
Veja aqui o post da cômoda reformada

 

7. Relembrar coisas boas

Último motivo mas não menos importante é: relembrar coisas boas. Não tem coisa melhor do que decorar com lembranças de viagens, momentos felizes e pessoas que amamos. Além disso, colocar as lembranças de viagem em quadros e deixá-los expostos nos faz voltar no tempo e relembrar estes momentos que nos fazem tão bem.

Além de tornar sua casa única, acima de tudo estas decorações trazem emoção para nosso lar! Fotografias, imagens de momentos bons, móveis herdados de alguém, tudo tem uma história e um significado. Tudo isto traz vida para nossa casa.

Viu só quanto motivo para decorar a casa? Agora me conta, qual SEU motivo para decorar a SUA casa?

bjo bjo

Deixe seu comentário

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada