Dicas para casa Faça você mesmo - DIY

Diferença entre massa corrida e massa acrílica

diferença entre massa corrida e massa acrílica

Oi gente! Muitas pessoas entram em contato comigo pedindo mais informações sobre como fazer a parede de cimento queimado. E quando digo que é com massa acrílica, algumas pessoas tem dúvidas e confundem ela com a massa corrida. Por isto resolvi fazer este post e explicar a diferença entre massa corrida e massa acrílica.

Se você nem sabia que existia 2 tipos de massa, então este post também é pra você! Eu confesso que nunca me preocupei em saber qual usar e sempre achei que era questão de preço. Mas hoje em dia descobri que tem diferença sim entre elas e eu vou te dizer quais são para facilitar sua vida na hora de escolher qual usar.

 

DIFERENÇA ENTRE MASSA CORRIDA E MASSA ACRÍLICA

Os 2 tipos de massa são utilizados para acabamentos de reforma e obra porém cada uma possui vantagens ou indicações que a outra não possui. Eu vou separar o texto em 2 seções: MASSA CORRIDA e MASSA ACRÍLICA e dentro delas irei falar onde utilizar cada uma, seus diferenciais e qual tinta usar no acabamento.

MASSA CORRIDA

diferença entre massa corrida e massa acrílica

A massa corrida é muito utilizada para fazer acabamento liso na parede ou corrigir alguma imperfeição. Nós usamos massa corrida para nivelar as paredes do quarto e deixá-las lisa e você pode conferir neste post.


LEIA TAMBÉM: Furar a parede: 8 dicas para não errar


Além disto, ela também é utilizada para dar o acabamento quando o teto é rebaixado com gesso, muito utilizado para fazer iluminação embutida. Ela é à base d’água e por isto não deve ser utilizada em locais úmidos, com infiltrações ou que tenha contato com água. Portanto, utilize ela apenas em ambientes internos e de preferência em salas, escritórios e quartos. Esta é a grande diferença entre massa corrida e massa acrílica.

Para pintar é indicado utilizar tinta PVA ou latex já que elas são à base d’água e garantem melhor aderência neste tipo de massa.

 

MASSA ACRÍLICA

diferença entre massa corrida e massa acrílica

A massa acrílica é resistente à água e por isto pode ser utilizada na cozinha, área de serviço e banheiro. Além disto, ela também é a melhor opção para área externa, caso precise fazer algum reparo na parede ou fazer textura decorativa. Para corrigir problemas de infiltração e umidade na parede, é aconselhável utilizar a massa acrílica.


LEIA TAMBÉM: Meter a mão na massa: por onde começar?


Como falei no início deste post, para fazer a parede de cimento queimado eu utilizei massa acrílica, já que ela é mais resistente caso tenha umidade na parede. Mas, se quiser, você pode testar e fazer com massa corrida. Porém, caso sua parede tenha problema de infiltração ou umidade, logo seu trabalho será prejudicado.

Para pintar, é aconselhável utilizar tinta acrílica.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Quem nunca lidou com massa corrida ou acrílica não sabe a sujeira que elas fazem! Independente de qual massa você escolher, você precisará lixar e o pó produzido por ambas se enfia em qualquer cantinho. Mas, não se iluda acreditando que basta jogar um plástico em cima dos móveis!

Se você quiser aplicar uma das massas em algum cômodo, pense bem antes de começar e retire tudo que puder do ambiente. Além disto, lembre-se de vedar a porta, até mesmo o buraco da fechadura! Não é exagero, quando aplicamos massa corrida nas paredes do quarto, tiramos tudo mas não vedamos a porta. Com isto, o pó se espalhou pela sala!


LEIA TAMBÉM: Minha parede da sala: antes e depois


Ah, lembre-se também de utilizar máscara porque é sufocante na hora de lixar. E boa sorte!

Agora me conta, tirou todas suas dúvidas sobre a diferença entre massa corrida e massa acrílica? Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo que responderei com todo prazer!

 

Bjo bjo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply