leia mais

Faça você mesmo Organização e limpeza Dicas para casa

6 dicas para cozinha pequena parecer maior

Publicado em: 18/10/2018

cozinha pequena

Todo mundo sabe que a cozinha é o lugar do coração. Mesmo que seus amigos estejam visitando sua casa pela primeira vez, é na cozinha que eles vão acabar se juntando, pode reparar. Então é claro que a cozinha dos sonhos é aquela cheia de espaço, utensílios e um monte de gente reunida. Para te ajudar, separei 6 dicas para sua cozinha pequena parecer maior.

Otimizar o espaço, conseguir cozinhar com tranquilidade e ainda por cima receber os amigos de forma confortável é o sonho de todo mundo. Mas, com as casas e apartamentos pequenos (e as cozinhas também!) de hoje em dia, fica bem complicado conseguir.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas para você cozinhar mais rápido

Mas não se preocupe! Ainda é possível fazer sua pequena cozinha parecer maior, otimizar o espaço de trabalho e ainda deixá-la bonita. Assim, não tem problema quando sua amiga for buscar cerveja na geladeira e acabar ficando para conversar enquanto você termina o jantar, né?!

6 DICAS PARA COZINHA PEQUENA

1. Cor é tudo em espaços pequenos

Sabe aquela regra das cores claras? O melhor truque para fazer qualquer lugar parecer maior é pintar tudo de branco. Mas para não ficar na mesmice, pinte ao menos uma das paredes de outra cor. É só escolher tons como amarelo, azul, lavanda ou rosa, mas bem clarinhos.

cozinha pequena parede pintada

Aqui em casa eu pintei uma parede da cozinha de amarelo e é incrível como a cor acendeu o ambiente. Mas, se você não quer pintar, pode adicionar cor à ela com objetos decorativos ou nos armários e aqui eu já dei algumas ideias.


2. Continue nos armários

Um bom truque para fazer a cozinha parecer maior é colocar armários da mesma cor das paredes, pois dá impressão de continuidade do espaço. Outra ideia para fazer tudo parecer mais amplo e ainda fugir da mesmice do “tudo branco”, é fazer as portas dos armários de vidro. Só não vale encher os armários de bagulho porque perde o efeito, hein!

Você pode fazer a parede cinza, por exemplo, e todos os armários com esta mesma cor, que tal?

3. Pense bem no seu espaço

Antes de investir em armários sob medida, pense em todos os utensílios que você realmente tem e precisa guardar. Dessa forma, você não vai ocupar espaço precioso com armários que não vai usar ou que não servem para guardar o que você tem porque as prateleiras foram mal dimensionadas. Só depois converse com seu marceneiro para planejar tudo!

4. Desapegue 

 

cozinha pequena

Sim, esta regra de ouro do guarda-roupa e dos acessórios também serve para a cozinha! Para quem tem pouco espaço não vale a pena ter um liquidificador, um multiprocessador e uma centrífuga. Provavelmente você consegue se virar com um bom liquidificador apenas.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para você ser mais sustentável

Outra coisa é pensar se você precisa de 10 panelas e 32 facas. Se você não cozinha para um batalhão, uma pequena lista de utensílios já resolve: 3 panelas (grande, média, pequena), 1 frigideira e 4 facas (uma de pão, uma grande para carnes, uma média para legumes e outra pequena para frutas).

5. Potencialize a luz natural

Esqueça as cortinas, deixe o sol entrar e opte por prateleiras abertas no lugar de alguns armários. Lembre-se apenas de deixar nas prateleiras a sua louça mais bonita ao invés do liquidificador velho. A iluminação faz toda diferença em uma cozinha pequena, principalmente quando ela é natural.

LEIA TAMBÉM: Qual iluminação adequada para cada ambiente?

Mas, se não for possível, invista em uma boa iluminação na cozinha para facilitar na hora de cozinhar e manusear os alimentos. Aqui em casa o único ponto de luz fica longe da pia, então quando você está na pia você acaba fazendo sombra e se torna muito escuro para cozinhar.

6. Personalize o cantinho culinário

Não é porque sua cozinha é pequena, que ela não vai ser bonita e ter o seu toque pessoal. Um bom jeito de estender a decoração do resto da casa até a cozinha, é colocar um quadrinho naquela parede que não tem armário. Pode ser um pôster criativo, um quadrinho com frutas ou até uma frase legal.

LEIA TAMBÉM: 6 itens que sabotam a decoração da sua casa

Outra maneira é adotar vasinhos de temperos, suculentas ou cactos. Eles normalmente tem tamanho reduzido, não dão trabalho e refrescam qualquer cantinho de bancada ou janela.

cozinha pequena usar potes e latas decorativas

Disfarçar os mantimentos também vira decoração. Eles podem ser colocados em latas coloridas ou em potes de vidro. Acrescente um vasinho de flores do lado e eles ficam bonitos instantaneamente!

 

E vocês, tem alguma dica de planejamento ou decoração para fazer uma cozinha pequena parecer maior?

Bjo!
Acompanhe o blog nas redes sociais: 

Deixe seu comentário

Fogão ou cooktop: qual é o melhor? | Vida de Louca de Casada
23/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Como fazer sua cozinha pequena parecer maior […]

Diferença entre exaustor, coifa e depurador | Vida de Louca de Casada
09/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Como fazer sua cozinha pequena parecer maior […]

Renata Becker Wentz
30/11/2014

oi Raquel, q bom, espero q sejam úteis, bjoss

Viviane- RJ
28/11/2014

Oi.
Dicas boas!!
Voltei, mas to muito enferrujada…
Meu blog está antigo, não fiz o face dele… nem sei colocar o botão de "estamos no face"
Vi um vídeo e me aterrorizei, parece ser muito difícil…
Tenho q reformar ele…2 anos abandonados praticamente!!

Anônimo
28/11/2014

Amei as dicas, minha cozinha é bem pequena e isso me dá uma aflição. Vou usar suas dicas. Beijos.

kel-rafacasados.blogspot.com.br

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada