leia mais

Decoração Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

Como decorar parede com quadros

Publicado em: 22/10/2019

Oi pessoal! Eu devo ter problemas porque não consigo ficar parada, sempre invento alguma coisa lá em casa. E o que inventei agora foi decorar parede com quadros.

Claro que isto não é nenhuma novidade, todo mundo sabe que a forma mais fácil e barata de decorar uma parede é utilizar quadros. Mas eu confesso que sempre tive dificuldades de saber como combinar os quadros e as ilustrações, o que colocar em cada quadro, como dispor na parede, etc.

COMO DECORAR PAREDE COM QUADROS

E já que sempre tive estar dúvida e sei que muita gente também tem, resolvi vir dar algumas dicas de como decorar parede com quadros.

Afinal, a gente sempre acaba se preocupando demais em combinar as coisas e em deixar tudo com cara de “galeria de arte”. Além disto, nos preocupamos em usar o que está na moda e deixar tudo combinando. Mas, depois que fiz esta composição na parede e amei o resultado, vi que podemos nos libertar destas “regras” e usar o que os deixa feliz.

 

DICA 1: ESCOLHA DAS IMAGENS

Primeiro de tudo é a escolha das imagens. Com isto, defina se você quer colocar um tema central nelas ou alguma cor predominante. Eu, por exemplo, quis usar imagens em tons de preto e branco e apenas uma ou outra colorida com tons de amarelo para combinar com a parede amarela da cozinha.

Assim, selecionei pôster e imagens com frases que tem a ver com a gente, imagens de filmes que curtimos e imprimi tudo em uma gráfica para ficar com melhor qualidade. Dica: imprima em papel couchê, que é estilo papel de foto, as cores ficam muito mais vivas do que no papel sulfite comum.


LEIA TAMBÉM: Na parede: 6 ideias além de quadros


Mas lembre-se: não tem regras, você pode selecionar o que quiser, porém se você fica com medo de errar, indico utilizar imagens que tenham alguma ligação entre si, seja o tema, as cores ou estilo de imagens.

 

DICA 2: ESCOLHA DAS MOLDURAS

Da mesma forma que a escolha das imagens é importante a moldura também é. Eu particularmente não curto molduras coloridas, acho que fica muito poluído. Por isto, selecionei várias molduras e pintei tudo de preto. E esta é a parte mais legal de decorar parede com quadros: você pode comprar várias molduras e quadros baratinhos e dar uma cara nova pra eles!

decorar parede com quadros

 


LEIA TAMBÉM: Meu quarto: parede de quadros super barata


Com isto, comprei várias molduras (umas com cores bem feias) e pintei tudo de preto. Como todas são da mesma cor, achei legal comprar vários estilos, larguras e texturas para não ficar tudo igual.

 

DICA 3: TESTANDO A COMPOSIÇÃO

Antes de colocar na parede você precisa testar a composição para ver se ficará harmônico e legal. Por isto, use sua imaginação, agora não tem regras! Você pode criar uma linha imaginária na sua cabeça ou espalhar eles pela parede sem regras. Porém, eu confesso que tenho problemas com coisas fora do padrão, para mim tudo precisa ter uma lógica e uma regra. hahahaha

Por causa disto, eu decidi dispor todos eles em um retângulo imaginário, respeitando as bordas de início e fim deste “retângulo”, conforme abaixo:

decorar parede com quadros

Coloque eles no chão e veja como fica a composição como um todo. Desta forma, você terá uma ideia de como eles ficarão na parede. Para isto, fotografe para ter uma noção melhor, olhe os quadros de vários ângulos para ver se ficou harmonioso.

 

DICA 4: COLOCANDO NA PAREDE

Finalmente chegou a hora de colocar na parede! Para isto, tenha em mãos a foto da composição para conseguir seguir certinho. Eu coloquei todos os quadros com dupla face porque são leves e estava com preguiça de furar a parede. rsrs

decorar parede com quadros

Inclusive, esta é uma ideia boa caso você seja como eu que gosta de mudar as coisas com frequência pois assim não terá milhões de furos na parede. Mas, se você tem dúvidas de qual tipo de dupla face usar na parede, eu já fiz um post aqui no blog explicando a diferença entre modelos de fita dupla face.


LEIA TAMBÉM: Dicas de decoração para pessoas indecisas


 

decorar parede com quadros

Antes de começar, eu medi o tamanho deste retângulo imaginário para saber a distância que um quadro ficará do outro. Com estas medidas, fiz uma marquinha na parede com lápis de uma ponta à outra e de cima até embaixo só para que eu não ultrapasse o “retângulo”.

decorar parede com quadros

Uma dica é começar colocando os quadros das bordas, ou seja: primeiro formar o retângulo e depois colocar os quadros que ficarão no meio. Comecei colocando os 3 quadros que ficariam na linha de baixo para saber onde começa e termina o retângulo imaginário.

 

DICA 5: COMO ALINHAR OS QUADROS

Se você colocar com dupla face, coloque de leve na parede (sem pressionar), se afaste e veja se está reto. Assim, caso esteja torto, você consegue arrumar. Após conferir que ficou reto, pressione bem para grudar.

decorar parede com quadros

Além disto, outra dica para colocar os quadros alinhados é utilizar o nível. Para isto, segure o quadro na parede, coloque o nível apoiado nele e vá ajustando até o nível ficar correto. Após isto, marque com um lápis as laterais do quadro para poder furar a parede ou colar a dupla face.

Mas, se você utilizar pregos e ganchos para pendurar, indico colocar apenas um gancho central no lugar de usar dois ganchos. Assim é muito mais fácil de alinhar o quadro do que com dois furos.

No caso da minha parede, para ficar reto e não precisar utilizar o nível, eu segui a linha da meia parede pintada.

Enfim minha parede ficou prontinha!

decorar parede com quadros decorar parede com quadros

 

DICAS EXTRAS

Além disto tudo, eu separei mais algumas dicas rápidas para te ajudar:

  • Teste diferentes formas de expor os quadros:

decorar parede com quadros

  • Inove, coloque outras decorações juntos com os quadros: cole palavras, objetos, invente! Vá além do quadro e veja como fica:

decorar parede com quadros

  • Usar molduras vazias sem imagens também fica diferente e original, conforme abaixo:

decorar parede com quadros

  • Lembre-se: não há regras, teste e veja o que você mais gosta:

decorar parede com quadros

 

Agora me fala, gostaram das dicas de como decorar parede com quadros? Quero ver todo mundo montando sua galeria particular, hein!!

 

Bjo bjo

 

Fonte imagens: Do Edu | Decor Fácil | Vai com Tudo

Deixe seu comentário

Furar a parede: 8 dicas para não errar | Vida de Louca de Casada
01/10/2018

[…] por isto sempre indico usar a fita dupla face, na dúvida. Inclusive, estes dias mostrei aqui a minha parede de quadros que fiz toda com dupla face. Mas, sei que tem vezes que não dá para fugir de furar a […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada