leia mais

Relacionamento Dicas para casa

10 dicas pra você cozinhar mais rápido

Publicado em: 09/05/2018

Às vezes você pode cozinhar sem pressa, tomando um copo de vinho enquanto a música toca suavemente no fundo. Mas tem hora que preparar uma refeição é uma corrida contra o tempo para colocar a comida na mesa.

No entanto, atalhos que ajudam a preparar e cozinhar um pouco mais rápido são sempre bem-vindos. Aqui estão algumas práticas de economia de tempo que podem ajudar a quem tem pressa e fome.

1. Pense um minuto no que você quer cozinhar

Levar um minuto para pensar no que você está prestes a fazer faz toda a diferença do mundo. Se você está fazendo vários pratos, pode escolher o que leva mais tempo para cozinhar e a ordem exata de preparar cada coisa.

Veja se tem oportunidade de preparar uma coisa enquanto a outra está cozinhando. É muito mais eficiente ter um plano mental do que vai fazer para não esquecer algo, como deixar de ferver a água.

2. Separe os utensílios e aqueça o forno

Aqueça o forno antes mesmo de preparar os alimentos. Aquecer o forno mais cedo acelera as coisas, e você sempre pode voltar e colocá-lo no modo normal depois de aquecido.

Também retire todos os utensílios de cozinha ou aparelhos que você irá precisar, assim você não estará lutando para encontrar algo no meio da preparação.

3. Coloque a água para ferver imediatamente

Coloque a panela de água para ferver ou cozinhar algo no fogão o mais rápido possível. Não se esqueça de colocar uma tampa, pois as tampas são nossas amigas por fazer a água ferver mais rápido e cozinhar os alimentos mais rápido também.

4. Busque os ingredientes com uma tigela ou assadeira

Pegue uma assadeira ou tigela grande para ir até a geladeira ou dispensa recolher os ingredientes e fazer apenas uma viagem. Você também saberá se é suficiente ou está faltando alguma coisa logo de cara antes de iniciar a preparação.

5. Limpe os alimentos de forma eficiente

Prepare os alimentos primeiro tirando as folhas, cascas e raízes de vegetais como a alface, depois lave-os. Assim fica menos alimento para lavar e você lava o necessário de uma só vez. Juntar tudo em um coador para lavar de vez, pode reduzir o uso de água.

6. Use panelas largas e rasas

Tente usar panelas largas e rasas para cozinhar. A área de superfície mais ampla significa que há mais alimentos tocando diretamente o fundo mais aquecido. Você encontra panelas de qualidade em site de varejo como Carrefour ou folheto de ofertas americanas, como neste encarte de promoção: encarte americanas.

7. Organize suas receitas

Receitas bem escritas listam os ingredientes na ordem em que serão usados, servindo também como guia para a ordem que as coisas devem ser preparadas.

Enquanto aqueles que estão aprendendo a cozinhar devem preparar tudo de antemão para que possam se concentrar totalmente na culinária, os cozinheiros mais experientes costumam realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

8. Rale a manteiga ao invés de esperar amolecer

Receitas de padaria costumam exigir manteiga amolecida, mas as vezes você não tem tempo para esperar que ela atinja a temperatura ideal.

Um truque rápido é ralar a manteiga gelada ou preferivelmente congelada.  A manteiga ralada vai amolecer na mesma quantidade de tempo que o forno leva para aquecer!

9. Corte os alimentos em pedaços menores

A fritura é uma boa técnica de cozimento rápido porque os alimentos são cortados em pedaços pequenos e finos, então lembre-se que quanto menor o alimento, mais rápido será o cozimento.

Um peito de frango em fatias finas vai cozinhar em minutos, enquanto um peito de frango grosso e sem cortes leva mais tempo.

10. Use uma tigela como lixo

Se a sua lixeira não estiver localizada diretamente ao lado da sua área de preparação, tente usar uma tigela como lixo. Você pode usar uma tigela grande ou um recipiente e coloca-lo próximo a você para lançar coisas indesejadas que vão surgindo da sua preparação.

Isso significa que você não precisa fazer várias viagens até a lata de lixo, e também diminui a chance de restos de comida chegarem ao chão da cozinha, já que você não vai estar andando pra lá e pra cá.

E aí, gostaram das dicas? Depois me conta se você colocaram alguma em prática!

Este é um guest post produzido por Augusto Cardoso.



Fonte imagens: Depositphotos

Deixe seu comentário

6 dicas para cozinha pequena parecer maior | Vida de Louca de Casada
18/10/2018

[…] LEIA TAMBÉM: 10 dicas para você cozinhar mais rápido […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada