leia mais

Dicas para casa

Qual a iluminação adequada para cada ambiente?

Publicado em: 17/01/2018

Oi gente! A decoração não está completa quando falta uma boa iluminação. Mas às vezes fica difícil escolher qual a iluminação para cada ambiente, principalmente para deixá-lo mais aconchegante.

Eu percebi isto aqui em casa pois não temos lustre na sala, apenas a lâmpada fluorescente e realmente fica muito cansativo este tipo de iluminação, principalmente à noite na hora de relaxar. Por causa disto resolvi vir dar dicas sobre a iluminação, já que cada ambiente possui uma necessidade diferente.

Eu já falei aqui no blog sobre iluminação sem gesso, afinal, acaba não sendo possível fazer iluminação embutida e dificulta na hora de colocar iluminação localizada, dá uma olhadinha lá.

 

LEIA TAMBÉM: DIY: Como fazer luminária de nuvem

 

Antes de mais nada é importante saber que a iluminação deve ser funcional e não apenas estética. Por exemplo, não adianta você investir em um lustre lindo de tecido na cozinha já que este ambiente exige uma luz mais direta e também lustre que seja fácil de limpar, por causa da gordura.

ILUMINAÇÃO PARA A SALA

A sala é um local para relaxar após o trabalho, assistir um filme, ficar com a família… O ideal é uma iluminação mais aconchegante e suave, para que os olhos descansem. Para a sala é indicado uma iluminação amarelada e indireta, uma dica legal é utilizar lâmpadas dicroica voltadas para a parede ou para destacar alguma decoração, utilizar abajur ou luminária de trilho já que você pode direcionar os spots para onde quiser.


Mas, se você alguns momentos quer uma iluminação mais ampla ou direta, você pode instalar algumas dicroicas e também um lustre central, afinal sabemos que manter a iluminação apenas na dicroica pode ser caro.

ILUMINAÇÃO PARA A COZINHA

Diferente da sala, a cozinha exige uma iluminação mais direta e forte, para que possa cozinhar os alimentos e enxergá-los também! O ideal é utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED de cor branca, para que a iluminação seja de melhor visibilidade.
Aqui em casa a lâmpada da cozinha é branca porém fica longe da pia, se torna escuro para cozinhar e uma dica que vou fazer aqui é instalar mais uma lâmpada próxima da pia, nem que seja um spot direcionado.

ILUMINAÇÃO PARA O BANHEIRO

O banheiro possui várias possibilidades. Você pode colocar uma iluminação branca e intensa, principalmente próxima do espelho para facilitar na hora de se maquiar ou se barbear. Mas é legal também brincar com a iluminação no espelho, deixando um clima mais aconchegante, principalmente se for no lavabo. Você pode optar por spots no espelho ou, caso seja possível, uma iluminação que seja instalada atrás do espelho para que ela não fique tão direta e fique mais difusa.

Lembre-se: o importante é não criar sombras, principalmente próximo ao espelho, além de não optar por iluminação quente para que a pessoa não transpire.

ILUMINAÇÃO PARA O QUARTO

O quarto segue a mesma dica da sala: luz indireta e aconchegante e o indicado são as de cor amarelada. Como o quarto não fica com a lâmpada ligada por muito tempo, é possível investir em dicroicas direcionadas para a parede e teto ou iluminação de trilho também é uma boa dica. Aqui no nosso quarto a ideia é fazer iluminação de trilho e direcionar os spots para o teto ou paredes com quadros, que tal?!


 

Caso você goste de ler no quarto, um abajur ou luminária com uma luz branca pode auxiliar neste momento.

ILUMINAÇÃO PARA O ESCRITÓRIO

No escritório é importante uma iluminação branca como da cozinha, porém é necessário cuidar para que ela não dê reflexo na tela do computador. Uma dica é utilizar iluminação clara e difusa, ou seja, que não forme sombra nem seja uma luz dura e direta.
Caso fique muito escuro, você pode optar por colocar também uma luminária de mesa ou posicionar a mesa próxima da janela.
Além de se preocupar com o estilo e cor da iluminação que irá usar, a cor das paredes também influencia na iluminação, caso as paredes sejam muitos escuras, isto exigirá uma iluminação mais intensa.

Na hora de escolher a lâmpada, cuide pois algumas emitem mais calor que outra e isto pode deixar o ambiente desconfortável principalmente no verão. A iluminação de LED é muito indicada pois oferecer luz amarela sem esquentar e tem maior vida útil se comparada com as outras.

E aí, gostou das dicas? Me conta aí nos comentários como é a iluminação da casa de vocês!

Bjo bjo

 
Fonte imagens: Pinterest

Deixe seu comentário

7 dicas matadoras para decorar apartamento alugado | Vida de Louca de Casada
21/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Iluminação adequada para cada ambiente […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada