leia mais

Dicas para casa

Dicas de iluminação para sala de estar

Publicado em: 20/10/2017

A iluminação é indiscutivelmente o elemento mais importante de qualquer sala. Não só proporciona uma função vital, como acrescenta um elemento decorativo importante e pode contribuir significativamente para a atmosfera global de uma sala.


Visão geral de iluminação

Em cada sala é importante ter os três principais tipos de iluminação: ambiente, tarefa e dirigida. A luz ambiente fornece iluminação geral, a iluminação de tarefa direciona a luz para certas áreas de trabalho, e as luzes dirigidas fornecem drama, destacando objetos específicos (como um quadro ou escultura).
Uma vez que as salas de estar não têm um propósito específico (ao contrário de uma cozinha ou banheiro), é importante ter iluminação que possa iluminar suficientemente as atividades que acontecem lá. 
Seja para ler, assistir TV, se divertir, etc. A melhor maneira de conseguir isso é espalhar diferentes tipos de luzes por toda a sala. Além de ter os três tipos principais, também é importante certificar-se de que as luzes estão colocadas em diferentes níveis em toda a sala, começando pela altura da mesa e indo mais até o teto.

Tipos de Iluminação para sala

Existem vários tipos diferentes de luzes que devem ser consideradas para uma sala de estar.

Iluminação aérea

O tipo aéreo consiste em iluminação montada no teto, este tipo fornece luz ambiente preenchendo toda a sala com iluminação básica.
Ocasionalmente, elas também podem ser direcionadas para certas áreas fornecendo algo próximo à luz de tarefa (embora, uma vez que elas estejam montadas no teto, geralmente estão um pouco longe para fornecer a luz de tarefa direta).

Luminárias penduradas

As luminárias penduradas, como lustres, são fixadas ao teto, mas fornecem algo entre iluminação ambiente e tarefa (dependendo do tamanho e da colocação do acessório).
As pessoas geralmente não associam esses tipos de luzes com salas de estar, mas podem ser excelentes para adicionar estilo e drama.

Luminárias de mesa e de chão

As lâmpadas de mesa e piso geralmente são usadas como iluminação de tarefas e iluminação ambiental adicional. As luzes aéreas podem não chegar a todos os cantos da sala, então as use como luzes de enchimento onde for necessário.

Decorativamente falando, deve haver uma mistura dos dois em uma sala de estar. Espalhe-as e coloque-as, sempre que a luz for necessária ao lado de uma cadeira de leitura ou sofá, por exemplo.

Arandelas

As arandelas fornecem iluminação de sotaque quase exclusiva. Elas geralmente são usadas com pequenas lâmpadas de lustre de modo que a quantidade de luz emitida é limitada. No entanto, podem ser ótimas para criar luz de humor suave. Elas também são maravilhosas como acentos decorativos.

Dica para ponto de Iluminação

Os tipos de luzes que são usadas em qualquer sala têm um enorme impacto no espaço – não apenas em termos de luz real fornecida, mas no estilo decorativo da sala. Instalações de teto, lâmpadas e acessórios estão disponíveis em todos os estilos, formas e cores imagináveis, então as use para o seu maior potencial.

Uma das melhores coisas que você pode fazer na sala de estar é chamar um eletricista residencial para instalar interruptores dimmer (controle de intensidade de luz) para cada fonte de luz. É sem dúvida a maneira mais fácil de mudar instantaneamente a luminosidade do local.

A luz baixa geralmente é mais lisonjeira, mas nem sempre é prática. Com dimmers você pode alterar a quantidade de luz instantaneamente. Manter as luminosidade baixa também poupa energia e dinheiro.

Espero que essas dicas ajudem você a definir as melhores práticas de iluminação para a sua sala de estar, combinando design, estilo e praticidade.
Este é um guest post produzido por Augusto Cardoso.

Deixe seu comentário

Qual a iluminação adequada para cada ambiente? | Vida de Louca de Casada
17/10/2018

[…] ou luminária de trilho já que você pode direcionar os spots para onde quiser. LEIA TAMBÉM: Dicas de iluminação para sala de estar Mas, se você alguns momentos quer uma iluminação mais ampla ou direta, você pode instalar […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada