leia mais

Decoração Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

Tudo sobre moldura de isopor para casa

Publicado em: 25/09/2017

Oi gente! Não vejo a hora de terminar a reforma do nosso quarto. Eu tô registrando tudo lá no instagram do blog e em breve vai ter vídeo de cada etapa, vai acompanhando aí. E uma das coisas que vamos botar é a moldura de isopor no teto. Não sabe o que é? CALMA!!!

Se você não sabe da reforma ou então o porquê da gente estar fazendo esta reforma e invertendo os quartos lá de casa, te aconselho a assistir este vídeo aqui:
A reforma tá indo devagar porque a gente faz só nas horas vagas. A primeira coisa que fizemos foi aplicar massa corrida nas paredes para deixá-las lisinhas, já que nossas paredes são bem ásperas. Pensa no trabalhão, mas tá valendo a pena! Vai ter vídeo sobre isto, calma! Como nossa casa não tem teto rebaixado de gesso e eu nem penso em fazer, eu pensei em colocar rodateto para deixar um acabamento mais bonito.

LEIA TAMBÉM: Inspirações para nosso novo quarto


O QUE É

Como não queremos investir uma fortuna em rodateto de gesso, eu descobri as molduras de isopor. Perguntei lá no Instagram do blog sobre elas e fiquei bem feliz porque vários seguidores vieram falar que tem esta moldura e que indicam elas.

Se você pesquisar no Google, irá encontrar diversas empresas que trabalham com este tipo de moldura de isopor. Para começar, a palavra ‘isopor’ é o nome comercial, o certo é poliestireno.

Entre estes modelos de molduras para usar internamente, as mais comuns são:

poliestireno extrudado (isopor expandido): para ser usada no teto
poliuretano injetado: para ser utilizada no roda meio
poliestireno extrudado de alta densidade: para ser utilizada nos rodapés por ser mais resistente.
Existe também modelos para serem utilizados na área externa, como beirada de janelas e detalhes em muros, mas vamos focar só nos modelos internos, ok! rsrs

VANTAGENS

O resultado é muito parecido com as molduras de gesso, porém são bem mais baratas, fáceis de instalar e sem sujeira. VOCÊ MESMO PODE INSTALAR! E é o que vamos fazer lá em casa assim que as paredes estiverem prontas.

Outra vantagem é fazer iluminação embutida de spot, para casa sem teto rebaixado de gesso. Eu até fiz um post aqui no blog falando como ter uma iluminação agradável sem teto de gesso. Olha que legal estas ideias abaixo, acho que na nossa sala vou fazer algo do tipo:

 

COMO COMPRAR

O ideal é você já comprar as peças cortadas. Vi lugares que vendem ela reta, sem acabamento (aquele chanfrado no canto para unir as peças) então você precisaria de uma caixa de corte (gabarito) para cortá-las e não acho que seja a melhor forma, caso você nunca tenha feito. Este modelo é o que compramos, modelo de 3 degraus:

Nós compramos as nossas prontas e já cortadas. Compramos no site Moldutec, passei as medidas do nosso quarto, quantos cantos possui, escolhi o modelo desejado e pronto! As peças nesta empresa são de 1mt cada, não sei como são as medidas nas outras empresas. Eu fiz a compra pelo whatsapp, foi super fácil e rápido.

COMO APLICAR

Caso você compre as peças sem acabamento:
Ferramentas e materiais
–  1 caixa de corte (gabarito)
–  1 serrinha
–  1 espátula de ferro
–  1 balde com água
–  1 esponja
–  1 cola (pode ser Decoflair Gart ou Cascorez extra adesiva PVA)
–  moldura de sua preferencia
 
Caso você compre as peças sem acabamento (se comprar com acabamento, pule para o 2º passo):
1º passo: corte 
–  meça a parede (comprimento), acrescentando 10% de perda
–  coloque a moldura na parede e marque uma linha guia
–  marque na moldura o lado do corte (direito/esquerdo)
–  coloque na caixa de corte (gabarito),  virando a moldura de cabeça para baixo, e corte com a serrinha
 
2º passo: aplicação 
–  aplique a cola na parte frisada da moldura
–  pressione a moldura contra a parede
–  remova o excesso de cola com a espátula
–  limpe com a esponja úmida
–  após 6 horas, lixe as emendas (com lixa fina) e pinte com tinta à base de água
A colocação de roda meios deve seguir os mesmos passos. Veja o vídeo de passo a passo aqui.
No caso do nosso modelo, como falei, ele já veio cortado e eu aconselho você já comprar cortado para não ter erro.

PREÇO

As molduras de isopor são muito mais baratas que as de gesso. Nesta empresa que compramos o modelo mais simples é R$3,20 o metro. O modelo que compramos é de 3 degraus e tem 6 cm de largura, saiu por R$4,50 o metro + frete. Você encontra peças de isopor mais caras mas elas já vem pintadas ou lisas, com acabamento em massa. Esta que compramos vem crua, ou seja: tem aquele aspecto de isopor:

 

DICAS

. Calcule a quantidade um pouco a mais do que você precisa. Como as peças vem em metro, peça alguns metros a mais para eventuais cortes ou erros de cálculos.
. Aplique em dias quentes.

. No nosso caso a moldura possui textura de isopor, o ideal é diluir massa corrida ou acrílica com pouca água até ficar uma tinta grossa e aplicar com pincel nas molduras. Após secar, lixar com lixa grana 220 para tirar a marca do pincel. Se quiser, pode pintar em seguida com tinta látex ou acrílica à base de água. Após pintura, lixar a tinta novamente para tirar a marca do pincel. A pintura pode ser feita antes de instalar.

Agora só resta aplicar o nosso e vai ter vídeo de passo a passo, viu! Acompanhe o Instagram e o Facebook do blog para não perder nenhuma atualização da reforma, já estamos na pintura das paredes! Ah, lá no Pinterest do blog tem várias inspirações que separei para nosso novo quarto, dá uma olhadinha também!

Gostaram da dica? Já conheciam a moldura de isopor? Me conta o que você achou!

Bjo bjo

Fonte imagens: Moldutec

Fonte informação: Moldutec e Leroy Merlin

Deixe seu comentário

Renata Wentz
14/12/2020

oiiii! acredito que sim 🙂 Eu apenas usei massa corrida para disfarçar a textura de isopor…

Andrea
08/12/2020

Posso só pintar e não passar massa corrida?

Renata Wentz
13/07/2020

oieee! Eu acho que no banheiro pode ser meio arriscado, se seu banheiro tem problema de umidade… Acho que o mais indicado é de gesso mesmo pois facilita a limpeza. O de isopor vc não poderá esfregar, entende?! Bjos!

Millena Brito Santos
12/07/2020

Pode pôr essa moldura no banheiro ou ela mofa com a umidade ?

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada