leia mais

Decoração Minha casa Organização e limpeza Dicas para casa

Supermercado: fazer compras semanal ou mensal?

Publicado em: 16/08/2017

Oi gente! Hoje eu vim falar sobre uma coisa que odeio: supermercado! rsrs Odeio ir ao mercado, sério! E por causa disto me surgiu uma dúvida: vale mais a pena fazer rancho (compras) semanal ou mensal?


Eu preciso dizer que quando escrevi este post não percebi que a palavra RANCHO não é conhecida ou usada por todo mundo. rsrsrsrs A palavra RANCHO quer dizer compras no supermercado, pelo menos lá no RS é. Você conhecia esta expressão?

Voltando ao post: se aqui na minha cidade tivesse como fazer compras de mercado online eu juro que faria porque detesto perder tempo indo no mercado, encarar filas, procurar os produtos, etc. O problema já começa na hora que você precisa fazer a lista de compras e olhar por toda casa o que precisa e o que não precisa comprar.

Há pessoas que fazem compra semanal e tem gente que faz compra mensal, mas eu acredito que você precisa ser uma pessoa muito organizada para conseguir fazer 1x por mês, sério não deve ser fácil conseguir planejar tudo que precisa para 1 mês!

Nós decidimos fazer semanal porque compramos comida para comer de lanche na empresa, então compramos apenas o necessário para uma semana. Até poderíamos fazer as compras mensalmente mas confesso que mudo de opinião (e paladar!) de uma semana para outra por isto prefiro ir mais vezes ao mercado e comprar realmente o que queremos comer.

Vejo muito desperdício de comida por aí e me cobro muito para não jogar fora. Confesso que há coisas que compro no impulso e me arrependo depois, mas tento ao máximo evitar isto. Independente se você faz compra semanal ou mensal, uma dica é planejar o cardápio da semana (ou das semanas) antes de ir às compras: veja o que falta de ingredientes, que comidas você irá fazer e se precisa comprar produtos de higiene e limpeza. Pode parecer besteira, mas leve uma lista com você para não desviar do foco.

Eu já fiz um post sobre dicas de como não cair no truque do supermercado, é bem interessante e vale a leitura para evitar gastos desnecessários.

O lado bom de fazer rancho (compra) semanal é você comprar sempre comidas fresquinhas, tais como frutas e legumes, além de conseguir algumas promoções de uma semana pra outra. O lado ruim de comprar semanalmente é ter todo este transtorno de ir ao mercado, pegar fila e ainda correr o risco de comprar no impulso ou a mais que o planejado. Além disto, todo final da semana você já está sem mantimentos em casa, precisando ir novamente ao mercado.

O lado bom de fazer rancho (compra) mensal é ter a despensa sempre cheia, tendo opções caso surja algum imprevisto ou visita de última hora. Outro ponto positivo é poder comprar em grande quantidade e conseguir desconto por causa disto. Uma coisa negativa em realizar compras mensais é ter desperdício de produtos por conta da validade. Outro ponto é a compra sem necessidade: resolver comprar além do necessário e perceber que não havia necessidade.

Acredito que esta decisão depende da necessidade de cada um. Como nossa família é pequena (só eu e Will) e nós não almoçamos em casa, nossa compra é relativamente muito pequena e não há necessidade de estoque, por isto optamos por compra semanal.

Mas, acredito que em grandes famílias, a opção de compra mensal seja a mais adequada principalmente por ter sempre uma despensa abastecida e aproveitar descontos em grande quantidade.

Agora me conta: você faz rancho (compras) mensal ou semanal? Qual você acha mais adequado?

Bjo bjo

Deixe seu comentário

Organizar armário da cozinha: dicas simples para colocar em prática já! | Vida de Louca de Casada
06/08/2020

[…] e espaço que você tem. Nós não temos um estoque muito grande de comida pois fazemos a compra de mercado semanal, com isto, não acumulamos uma grande despensa. Além disto, também organizei a parte de potes e […]

Morar em um apê: as desvantagens que ninguém te conta | Vida de Louca de Casada
16/10/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Supermercado: fazer compras semanal ou mensal? […]

admin
18/08/2017

oi Dalila! òtimas dicas, viu! Porque ir com fome realmente não é bom… E você tem razão, tem q ir sem estresse, relaxada e ver os horários mesmo… se estiver muito cheio eu nem entro, deixo para ir outro dia… bjos

admin
18/08/2017

hahahaha mercado sem limites? Q SONHO!!! Verdade, eu confesso q não pesquiso muito o preço, mas quando estou no mercado eu confiro e geralmente compro da marca mais barata… bjos

admin
18/08/2017

hehe tive que adaptar a palavra rancho mesmo hehe

Sabe q se tivesse alguma feira de verduras e frutas no caminho de casa eu iria preferir fazer mensal e comprar só as frutas e verduras na fruteira porque odeio ir no mercado rsrsrsrs

Dalila Pinheiro
18/08/2017

Oi Renata,
Semanal é o melhor modelo pra mim, eu tenho uma lista pronta no celular vou administrando de acordo com a necessidade de forma que a casa fica bem abastecida e não esqueço de nada. Ir ao mercado hoje não é uma tarefa estressante mas já foi um dia, acredite. Hoje escolho o dia e o horário, sempre tomo um café antes ou vou ver o por do sol fazer uma caminhada associo a uma atividade com prazer daí tudo fica mais leve. Importante: a escolha da loja, do dia e o horário faz toda diferença!
bjs

https://blogsimplifique.blogspot.com.br

Nana
17/08/2017

Eu tenho o hábito de comprar semanalmente justamente por causa das coisas mais frescas e das promoções. Tento me disciplinar para fazer o cardápio da próxima semana e só compro o que estiver faltando. O que eu acho mais chato é ter que ficar pesquisando preço, fazendo conta… seria bem mais legal ir no supermercado sem limite no cartão hehehe.
Bj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

Gersica com G
17/08/2017

Hahaha…pequena intervenção carioca no post rs….
Aqui eu prefiro fazer mensal por comodidade mesmo e funciona bem,mas vou a feira quase toda semanal ou de 15 em 15 dias.

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada