leia mais

Decoração Faça você mesmo Dicas para casa

DIY: Quadro cofre viagem

Publicado em: 03/07/2017

Oi gente! Hoje eu trouxe um DIY muito fofo e que eu particularmente amei o resultado: quadro cofre viagem!



Minha amiga queria um quadrinho destes para guardar dinheiro para uma futura viagem pra Disney e eu quis dar de presente pra ela. Mas, como eu adoro dar presentes personalizados e eu já mostrei aqui no blog 6 dicas de presentes que você mesmo pode fazer, eu quis fazer este quadrinho.
Como eu decidi um pouco em cima da hora, eu não consegui comprar aqueles quadros próprios para usar de cofre, tive que criar um praticamente do zero.

ÍNDICE DO CONTEÚDO:

MATERIAIS

. Porta retrato de MDF 10×15 estilo cubo

. papel contact
. imagem impressa
. palavra impressa espelhada
. estilete
. dupla face
. lápis
. tesoura grande e pequena
. cola branca
. fundo de quadro ‘extra’

Na hora de fazer seu quadrinho, tudo pode ser personalizado então os materiais utilizados podem variar um pouco. Preciso confessar que tinha tudo para dar errado na hora que eu estava fazendo o quadrinho: o vidro quebrou, a letra era ruim de recortar, a lateral acabou lascando… Mas, respirei e segui firme! 
Agora confere o passo a passo e preste atenção nas dicas para que estes probleminhas não aconteçam com você também:

PASSO A PASSO

O quadrinho que comprei era estilo cubo porém como vocês podem ver na foto, o fundo dele ficava “grudado” no vidro, ou seja, não teria espaço para fazer o cofre, eu precisaria puxar este fundo para trás. Mas como eu iria prender este fundo atrás? Pois a gente sabe que estes fundos de porta retrato são soltos, um pouco menor do que o tamanho real do quadro.

1. Primeiro desmontei o quadro e exclui este fundo original do quadro e peguei um fundo extra de um quadrinho maior que eu já tinha em casa. Mas, este será o último passo do DIY, espera aí. Dica: se você gosta de inventar coisas em casa, guarde sempre os quadrinhos de R$1,99, molduras e vidros de quadros que você não usa mais. Uma hora eles serão úteis. 

2. Copiei a palavra impressa ao contrário para o papel contact, recortei as letrinhas e fui colando no vidro. Eu resolvi colar apenas a palavra “Disney” já que o quadrinho é pequeno. Fiz também duas carinhas do Mickey para enfeitar.

3. Apliquei fita dupla face transparente (aquela de gosminha) em toda lateral do vidro para poder prendê-lo por dentro do quadro. Pressionei com cuidado mas com firmeza para que fique bem colado. Dica: na primeira tentativa eu não havia retirado os ganchinhos que seguram o fundo do quadro e, com isto, pressionei o vidro e quebrou. Retire estes ganchinhos pois eles não serão utilizados. Lembra da dica 1? Pois é, sorte que eu tinha vidro reserva em casa. 

Depois de conseguir outro vidro, colei o escrito “Disney” no novo vidro e repeti o processo depois de retirar estes ganchinhos.


4. Para fazer o buraco de cima você precisa se concentrar. Fiz um retângulo em um tamanho razoável para que consiga colocar as notas de dinheiro ou moedas. Depois é só ir cortando o retângulo com o estilete. Esta etapa é demorada e parece que não vai dar certo, mas vai sim! Passe o estilete várias vezes no mesmo lugar. Se quiser, utilize a tesoura pequena com ponta para ajudar.

Aos poucos dá para ver que o estilete está atravessando o MDF. Depois de recortado, para corrigir os cantinhos, você pode usar uma lixa fininha mas cuide para não retirar a tinta do quadro! Depois é só testar para ver se consegue colocar o dinheiro.

5. Agora é só montar. Lembra lá no passo 1 quando falei de utilizar um fundo maior? Chegou a hora. Peguei este fundo e cortei um pouco maior que 10×15. Bem no centro dele, colei a imagem escolhida para o fundo. Escolha uma imagem relacionada à viagem ou algum lugar que você gostaria de visitar. Recortei a imagem e colei com cola branca no fundo do quadro. Para dar um acabamento melhor, passei cola por cima de toda a imagem e deixei secar antes de montar o quadro.

6. Como a ideia era deixar este fundo solto para quando a pessoa quiser retirar o dinheiro, eu apenas encaixei ele no quadro. Este passo deu trabalho: fui lixando ele e testando para ver se ele ficava firme sem precisar colar ou prender. 
Resumindo: você vai lixando ele até perceber que ele fica encaixado no quadrinho sem correr o risco de cair, então ele precisa ser alguns milímetros maior que 10×15. Dica: na hora de fazer força e encaixá-lo no quadro, cuide para que ele não entre demais no quadrinho. Para ficar legal, o fundo precisa ficar rente à borda do quadrinho. 

Outra dica: na hora de fazer esta montagem, eu apoiei o quadrinho direto na mesa e, com isto, ele lascou nas laterais, então tive que colar estes pedaços de papel contact preto. Por isto, utilize uma toalha macia para apoiá-lo em cima.

7. Depois de pronto é só começar a colocar o dinheiro dentro e aguardar encher! Como ele é pequeno, não vai demorar muito.. rsrsrs

Para ficar um melhor acabamento no buraco de cima, fiz um retângulo vazado de papel contact preto, além de ter aplicado estas 2 tiras na lateral já que havia lascado um pouco.

Eu amei o resultado e a minha amiga também! Ficou super fofo e personalizado, já quero fazer mais modelinhos deste.

E aí, gostaram? Me contem aí nos comentários!
Bjo bjo

Deixe seu comentário

admin
18/07/2017

oi Bia 🙂 Obrigada, eu também amei! Pode copiar à vontade rsrsrs

bjosss!

Bia Mendes
18/07/2017

Eu amei o quadro, Rê. Ficou muito lindo!! É um ótimo presente mesmo, já vou roubar a ideia hahaha beijinhos, http://biamendes.com.br

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada