leia mais

Faça você mesmo Dicas para casa

7 dicas para você ser mais sustentável

Publicado em: 29/06/2017

dicas-para-ser-mais-sustentavel

É cada vez mais comum o assunto sustentabilidade hoje em dia. E, para ser sincera, se a gente não começar a fazer algo AGORA, não sabemos como será o futuro do planeta, né?

Ultimamente eu venho pensando muito neste assunto e pensando em como ser uma pessoa melhor, ter atitudes mais saudáveis ou como as coisas que faço no dia a dia podem diminuir o impacto ambiental. Tenho pensado muito em comprar menos e me desapegar mais das coisas materiais.

Ontem compartilhei na página do blog no Facebook um texto bem interessante sobre isto, se quiser dar uma olhadinha. É dever de cada um fazer sua parte e se conscientizar de que, para viver melhor, precisamos fazer algo melhor do que já fazemos hoje.

Mas, pra isto você não precisa virar uma “chata” defensora do meio ambiente ou se abraçar em uma árvore. Você pode mudar algumas atitudes que já irão ajudar o meio ambiente. Por isto hoje eu resolvi trazer 7 dicas para você ser mais sustentável na sua vida e que eu já estou fazendo na minha:

1. TER CONSUMO CONSCIENTE

dicas-para-ser-mais-sustentavel

Hoje tudo se tornou descartável e as roupas seguem esta mesma linha. Você paga barato em uma peça e pensa “vou pagar barato, usar algumas vezes e, quando enjoar, compro outra”. E, quando vê, compra sem necessidade. Você já parou pra pensar que possivelmente estas peças baratas são produzidas por trabalho escravo?

E quanta água foi utilizada para produzir esta roupa que você vai descartar tão rapidamente? Por isto, consuma melhor! Pense antes de comprar, pense se você precisa desta peça, se você já tem alguma parecida e se você já tem outras roupas que combinariam com ela. Será que você está comprando porque gostou ou porque está na moda? Pense nisso.

2. DESAPEGAR DO QUE NÃO USA

dicas-para-ser-mais-sustentavel

E se você comprou coisas e não usa mais, o que fazer? Você tem várias opções para valorizar esta peça. Doe para alguém que irá usar. Eu já fiz um post bem legal falando sobre desapegar do que você não usa. Se ela estiver em bom estado e você quiser ganhar uma graninha, você pode fazer umas fotos bem legais e vender as roupas em brechós ou online

E outra opção é dar uma chance e customizar a peça. Aqui no blog já mostrei algumas peças que customizei de maneira bem fácil. Algumas opções são tingir, customizar com apliques ou até fazer um cinto de utilidades com calça jeans velha, que tal?

3. DIMINUIR O USO DE PLÁSTICO

dicas-para-ser-mais-sustentavel

Não adianta: o plástico é barato e a gente acaba comprando coisas de plástico. De uns tempos pra cá, estou aos poucos comprando potes e travessas de vidro e me desfazendo dos potes plásticos. O vidro conserva melhor, é fácil de lavar e também não faz tanto mal à saúde quando usado no micro-ondas.

Além disto, na empresa eu tenho uma caneca para café e um copo para a água, evitando usar os copinhos descartáveis. Que tal levar para sua empresa a sua própria caneca? Veja quantos copinhos você vai economizar! Aproveite e incentive seus colegas também.

4. REUTILIZAR EMBALAGENS VELHAS

dicas-para-ser-mais-sustentavel

A gente adora inventar novos usos para as coisas, né?! Além de saber que foi algo que você mesmo que fez, fica a satisfação também de ter aproveitado algo que iria para o lixo.

Aqui no blog tem várias dicas de como reutilizar embalagens ou coisas que iriam para o lixo como, por exemplo, as cápsulas de café, teclado de computador, sacola de papelão… Tem várias ideias que dá pra colocar a mão na massa, pense bem antes de jogar algo fora.

5. NÃO DESPERDIÇAR COMIDA

dicas-para-ser-mais-sustentavel

Quando eu morava com meus pais tinha muito desperdício de comida, mas na época eu não dava bola para isto principalmente porque não saía do meu bolso. Depois que fui morar com o Will ele me ensinou a ser menos chata para comer e assim conseguimos aproveitar melhor a comida e evitar desperdícios.

Procure cozinhar apenas a quantidade necessária para vocês comerem e, caso tenha sobras, invente alguma receita, tente aproveitar esta sobra com outra comida, por exemplo. E procure comer melhor e mais saudavelmente, sua saúde agradece.

Faz algumas semanas que estamos comprando marmita fitness. São marmitas de almoço e janta prontas e congeladas e o melhor: só comida saudável. Em uma semana eu percebi diferença na minha disposição, na saciedade depois de comer e principalmente: não me sinto estufada, sabe?

Tô muito feliz em saber que estamos comendo melhor e tendo uma vida mais saudável. O problema é que a marmita vem em uma embalagem plástica e fico sem saber o que fazer com elas depois. Alguma ideia?

6. OPTAR POR EMPRESAS “DO BEM”

dicas-para-ser-mais-sustentavel

Às vezes, não tem como saber se uma empresa realiza teste em animais ou não. Mas, eu sempre procuro me informar se as marcas que estou consumindo (seja de cosméticos ou alimentos) são marcas “do bem”, ou seja: se não realizam teste em animais, se tem pouco impacto ambiental, se possuem algum projeto social, etc.

Vai dizer que não te dá uma satisfação de saber que você consome um produto de uma empresa e ela faz algo de bom pelos outros? Procure conhecer melhor o que você consome.

7. DESCARTAR O ÓLEO CORRETAMENTE

dicas-para-ser-mais-sustentavel

Muita gente com certeza frita ovo e acaba jogando o óleo usado pelo ralo da pia. Sabia que isto provoca riscos ao meio ambiente? Além disto, ele pode entupir o encanamento. Por isto tenha sempre alguns vidrinhos de conserva guardados para colocar o óleo utilizado. Encha estes vidrinhos e leve em locais de coleta, veja em sua cidade onde tem postos de coleta de óleo de cozinha.

Eu queria muito fazer este post para compartilhar com vocês como a gente pode viver melhor e cuidar do meio ambiente sem fazer muito esforço. Agora me contem, vocês já colocam em prática alguma destas 7 dicas?

Bjo bjo!

Deixe seu comentário

admin
03/07/2017

oi Jennifer!! Obrigada pelo comentário, é bem verdade! Sabe que aqui a gente também se troca muita roupa, eu troco com amigas, mãe, tia.. hehehe as vezes o que uma enjoa a outra pode gostar… e tá certo, uma peça boa tem q ser aproveitada ainda né.

realmente aos pouquinhos a gente vai tentando ter uma vida melhor e mais saudável 🙂

bjosss

Jennifer Cruz
03/07/2017

Muito bom o post! Em casa já fazemos bastante isso… falo que lá não é o pobre que muda de roupa e sim a roupa que muda de pobre rsrsrsrs… vai passando da mais velha pra mais nova, depois pra sobrinha e assim vai. Além disso aproveito a água da lavagem de roupas para limpar a casa, potinhos viram um monte de utensílios, etc.
Mudei de casa há pouco e vi na mudança quanta quinquilharia a gente tem. Conseguimos desapegar de bastante coisa sem ir pro lixo, só fazendo doações (roupas e utensílios domésticos diversos).
Até acho que poderia fazer mais… e se cada um fizer um pouco já acho que melhora bastante!
Beijo

admin
30/06/2017

oi Bia, obrigada 🙂

Ahh não conhecia, já me interessei, obrigada pela dica, vou lá conferir, bjooosss

Bia Mendes
30/06/2017

Adorei o post, Re! Quanto à moda/consumo consciente, você conhece a The Concept? É uma loja com uma proposta bem bacana. Depois confere só 🙂 Beijinhos.

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada