Dicas de organização Dicas para casa Relacionamento

Finanças do casal: conta conjunta ou separada?

finanças-do-casal-conta-conjunta-separada

Oi gente, tudo bem? Se tem uma coisa que pode gerar briga no casal é o assunto dinheiro. E qual será a melhor forma de controlar as finanças do casal: conta conjunta ou separada?

Pensei muito em fazer este post pois conheço muitos casais que optam por ter contas separadas: cada um cuida da sua. Como eu e Will decidimos ter conta conjunta, resolvi falar sobre estes dois tipos de conta.

LEIA TAMBÉM: 9 coisas que você precisa saber quando tiver sua casa

Acredito que antes de decidir qual caminho seguir, o importante é ter confiança entre os dois, independente da decisão que tomarem. Os dois precisam estar de acordo para que depois não aconteçam discussões desnecessárias.

finanças-do-casal-conta-conjunta-separada

CONTA CONJUNTA

Se vocês escolherem ter conta conjunta, é legal os dois terem controle e acesso aos gastos e anotações. Anotar tudo em uma planilha fica mais fácil de analisar cada gasto e onde vocês podem economizar.

O bom da conta conjunta é a facilidade em acertar as contas: é só juntar todo valor recebido em uma conta só, pagar tudo que precisa pagar e reservar um valor para emergência. Ah, além disto, vocês podem também estipular um gasto “x” por mês para cada um dos dois. O problema da conta conjunta é que você não pode fazer uma surpresinha para o marido pois ele sempre vai saber. Hehe

LEIA TAMBÉM: Trocando o nome de solteira para casada

 

CONTA SEPARADA

Caso queiram ter conta separada, é importante ficar de olho em quais contas fixas que vocês tem para pagar (água, luz, aluguel, etc) e decidir quem irá pagar qual. Além disto, é legal levar em conta o salário de cada um: para não ser injusto, quem ganha mais deve pagar mais.

O lado bom de ter conta separada é o fator independência. Você não precisa ficar explicando para seu parceiro cada coisinha que comprou. Mas, não esqueça do seu comprometimento com as contas fixas, ok!

finanças-do-casal-conta-conjunta-separada

Independente da forma que vocês irão escolher, acredito que antes de tudo o ideal é vocês sentarem para conversar e ver qual das opções os dois se sentem melhor: conta conjunta ou separada. E, se quiserem, vocês podem testar os dois! Fiquem alguns meses com as contas juntas e também alguns meses com as contas separadas, vejam qual fica melhor pra vocês.

LEIA TAMBÉM: Controle financeiro: como fazer em casa

Além disto, é legal todo mês vocês conversarem sobre as finanças: analisarem onde podem economizar, quanto vocês podem guardar para emergência e principalmente: tomar estas decisões juntos. O importante é ter sinceridade entre os dois.

Agora me contem como vocês administram as finanças com o parceiro de vocês: conta conjunta ou separada?

Bjo bjo!

Fonte imagens: Freepik

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Vida de casada: como é estar 24h com meu marido | Vida de Louca de Casada
    agosto 4, 2018 at 1:51 am

    […] e aceitar que o outro está certo, estou aprendendo isto aos pouquinhos 🙂 LEIA TAMBÉM: Finanças de casal: conta conjunta ou separada? Eu acho que tem casais que funcionam melhor mantendo uma distância ou até morando separado. […]

  • Reply
    Controle financeiro: como fazer em casa | Vida de Louca de Casada
    outubro 11, 2018 at 10:02 pm

    […] TAMBÉM: Finanças de casal: conta conjunta ou separada?Falando sobre isto, na hora de usar o cartão de crédito responda algumas perguntas: “Eu […]

  • Reply
    Morar em um apê: as desvantagens que ninguém te conta | Vida de Louca de Casada
    outubro 16, 2018 at 8:32 pm

    […] reuniões de condomínio, então éramos obrigados a aceitar o que eles decidiam. LEIA TAMBÉM: Finanças do casal: conta conjunta ou separada? […]

  • Leave a Reply