leia mais

Dicas para casa

As portas ideais para cada tipo de decoração

Publicado em: 05/04/2016

A primeira coisa que você nota ao chegar em um apartamento é a porta. E por mais que ela não pareça lá muito relevante, uma porta bonita e bem escolhida cai muito bem para a estética de um ambiente, podendo acentuar a decoração e imprimir uma marca pessoal. Um jogo de portas pode ser usado para desenvolver contraste em diferentes cômodos, por exemplo, evidenciando tons mais quentes ou mais frios, ou mesmo dando um aspecto mais tradicional, moderno ou rústico.

Para dar uma ideia de como as portas podem impactar no visual da sua decoração, reunimos alguns tipos de situações onde o uso delas pode ser fundamental. Vamos a elas!
1. Ambientes mais alegres
Uma dica bem interessante sobre portas em ambientes alegres diz respeito ao uso de diferentes cores para cada uma delas que for colocada na casa ou apartamento. Desse modo, a profusão colorida dá mais destaque ao aspecto alegre e jovial de uma decoração voltada a refletir esse tipo de atmosfera. É ideal para quem tem crianças e quer desenvolver um ambiente de estímulo visual para elas, ou que queira transmitir um estilo descolado e criativo através da decoração. Para completar dá para se usar adesivos, ilustrações ou pintura grafite diretamente na superfície da porta para combinar com a decoração.
2. Ambientes mais rústicos
Sabe aquele ar de casa de campo que muita gente adora? O simples uso de portas mais rústicas já reforça essa ideia dentro do ambiente. Só escolher portas que não possuam muito polimento e cuja madeira não seja tão uniforme em se tratando de cores e tons, pois lembram mais o estado natural da madeira.
3. Ambientes modernos
Para ambientes modernos recomenda-se que os modelos das portas sigam designs simples, diretos e com detalhes suaves. Vale também usar portas de materiais diferentes, como metal, acrílico ou vidro, para reforçar a ideia de modernidade. A vantagem das portas de vidro está em relação ao charme a mais que dão ao ambiente, permitindo a ampliação da iluminação natural dentro da casa. Já as portas feitas de aço são mais resistentes e firmes, trazendo maior sensação de segurança.

4. Decorações tradicionais
Na hora de escolher o modelo de porta para um ambiente tradicional, é preciso ter em mente qual o estilo da decoração: rococó, barroco, vitoriano ou outro. Cada estilo requer um tipo de porta decorativa correspondente, porém geralmente estilos tradicionais possuem como característica o grande número de detalhes entalhados nas portas. Dependendo do estilo, elas podem chegar até mesmo a conter imagens e símbolos. Nesse caso, adquirir uma porta dessas pode ser um pouco mais caro do que modelos mais comuns.
5. Observações na hora de escolher o modelo de porta ideal
Antes mesmo de observar a questão decorativa (cor, material, detalhes, formato etc.) tenha em mente as necessidades do imóvel. Às vezes, próximo ao local escolhido pode existir uma obra em construção ou vias de tráfego intenso. Nesses casos uma porta que possibilite isolamento acústico é ideal. Por outro lado, se no imóvel faz muito frio a necessidade será de isolamento térmico.
O tamanho também requer cuidado, pois a altura do chão ao teto varia de lugar para lugar, especialmente em apartamentos ou locais menores. E já que tocamos no assunto, não deixe de conferir estas dicas que preparamos sobre decoração para ambientes pequenos.
E aí, gostaram das dicas? Deixe sua opinião aí nos comentários!
*Artigo escrito por Matheus Bertoluci
Fonte imagens: 
PINTEREST

Deixe seu comentário

admin
22/04/2016

Ah é verdade, tão gostoso né 🙂

Fani Fontes
07/04/2016

Como eu queria poder escolher cada detalhe assim da minha casa <3

admin
07/04/2016

oi Lucia! Que legal, espero q o post ajude vocês a se decidirem 😀 bjoo!

Lucia Gueleri
06/04/2016

Oi Rê ,Amei o post ! Bem oportuno ,pois estamos buscando inspirações de modelos para nossa porta da entrada principal ,essas que vc postou são lindas! Abraços . http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada