leia mais

Relacionamento Dicas para casa

9 coisas que você precisa saber quando tiver sua própria casa

Publicado em: 03/03/2016

dicas quando ter sua própria casa

Oi pessoal, tudo certo?! Hoje eu vim falar pra vocês (na minha visão) 9 coisas que você precisa saber quando tiver sua própria casa.

Agora a vida começou de verdade: chegou Março, chegaram as aulas e minha vida virou do aveso! O blog é importante pra mim mas neste momento estou tentando me organizar para conseguir manter as postagens em dia, peço paciência porque falta tempo! Rsrs

LEIA TAMBÉM: Eu comecei a aceitar a minha casa

Voltando à postagem: quando digo “própria casa” pode ser apartamento também viu! A gente vê tanta ideia e dicas para quem mora de aluguel, onde tudo é transitório e temporário, mas e quando você conquista seu lugar, o que realmente é importante?

1. Escolha um bom colchão

Independente de ser sua casa ou não, dê uma atenção especial ao seu colchão. Passamos muitas horas em cima dele e é neste momento que iremos relaxar do estresse que tivemos durante o dia. Não economize na hora de comprar um colchão, pense bem, pesquise e escolha um que você possa ter por muitos anos!

Mesmo sendo mais caro, se ele te durar 8 anos já compensa o valor investido. Neste post falei sobre o nosso colchão novo, se quiser ver umas dicas dá uma espiada lá.

dicas quando ter sua própria casa



2. Priorize algum objeto de desejo

Se permita, gaste um pouco mais em uma coisa que você deseja faz tempo. Opte por comprar algo mais caro em vez de pequenas outras coisas que não irão substitui-la. Pode ser um quadro bonito, um tapete, um sofá maior, almofadas engraçadas…. A gente se priva de comprar e fazer tanta coisa, mas pelo em uma coisa que você quer muito, se permita!

O meu objeto de desejo era as cadeiras EAMES para a mesa de jantar. Demorou mas conseguimos comprar e eu mostrei elas aqui e também falei sobre a nossa mesa de jantar estilo industrial aqui.

LEIA TAMBÉM: 3 dicas rápidas para renovar a casa

 

3. Não abra mão das ferramentas básicas

Mesmo que você não tenha o dom da manutenção da casa ou nem saiba trocar uma lâmpada, é importante ter algumas ferramentas para as urgências. Se não for você, será outra pessoa irá realizar o serviço então já tenha as ferramentas em casa! Mas, uma dica que eu dou é: aprenda a fazer.

LEIA TAMBÉM: Dica para meninas: Como usar a furadeira

Peça ajuda para quem sabe, olhe tutoriais no Google e se meta a fazer. Neste post eu já falei sobre algumas dicas básicas de reparos em casa. Vamos lá, põe a mão na massa porque agora a casa é sua e a responsabilidade para mantê-la em dia também!

Eu já falei aqui no blog sobre 4 ferramentas elétricas que você precisa ter, é bom dar uma olhadinha.

dicas quando ter sua própria casa



4. Não exagere na quantidade

Não, você não precisa ter 57 jogos de cama, 10 edredons, 35 toalhas…. Se limite ao básico! Fiz uma limpa nesta parte de cama e banho e foi um alívio! Tanto lençol manchado, gasto, toalha velha…. falei CHEGA!

E você não precisa ter muitas unidades de cada. Vou dar meu exemplo: lá em casa temos 2 camas de casal (nossa e de visitas). Elas são de tamanho diferente então tenho 2 jogos de roupa de cama para a de visita e 3 para nós.

LEIA TAMBÉM: 4 dicas para roupa de cama sempre nova

Enquanto ponho uma para lavar, tenho uma em uso e outra guardada. Deu, não precisa mais! E toalha é a mesma coisa, fiquei apenas com o número necessário. Sobre os edredons, eu percebi que tinha uns 7 lá em casa, 3 cobertores de lã (sendo que aqui quase não faz frio) e também resolvi doar boa parte e fiquei apenas com 2 em uso e 2 guardados (1 de casal e outro de solteiro). Raramente a gente recebe tanta visita assim, não precisamos de tanto.

5. Calcule os custos além da casa

Quando compramos uma casa ou apê, não podemos pensar só no valor que iremos pagar por ela. Temos que pensar em todos resto: luz, água, imprevistos, manutenção se tiver pátio, piscina, etc… E, além disto, a gasolina também né gente! Se ela fica longe do trabalho ou então dos lugares que você frequenta, veja se compensa comprá-la.

LEIA TAMBÉM: Finanças do casal: conta conjunta ou separada?

Claro que não podemos pensar só no agora e no trabalho atual, mas veja se a localização não irá atrapalhar sua rotina. Além disto, no caso de apartamento sem garagem, calcule também o valor da garagem alugada, se vai deixar o carro na rua, etc…. Ah, eu fiz um post bem bacana aqui no blog sobre como fazer controle financeiro em casa.

dicas quando ter sua própria casa



6. Compre eletrodomésticos classe A

Ai isto é óbvio mas não custa lembrar, né! Tudo bem que você pode ter comprado a geladeira quando ainda morava de aluguel, mas quando a gente conquista nosso próprio teto acaba comprando outras coisas ou então as coisas que faltavam. Sempre veja se o eletrodoméstico é Classe A, o consumo de energia fica mais econômico.

Eles podem até ser mais caros na hora da compra mas ao longo do tempo o custo x benefício vale a pena, principalmente ar condicionado e geladeira. Ah e, se possível tenha, uma geladeira frost free. Facilita e muito sua vida! Eu digo isto por experiência própria pois NÃO TENHO uma.

LEIA TAMBÉM: Sobre comprar uma casa usada

 

7. Você não precisa ter tudo que sua mãe tem

Às vezes a gente fica meio perdido na hora de mobiliar a casa ou comprar utensílios de cozinha e acha que precisa ter tudo que nossa mãe tem na casa dela… mas não é verdade. Quando saí de casa pensei “preciso comprar uma leiteira, todo mundo tem leiteira”. Mas pra quê?! Will nem toma leite e eu, quando tomo, tomo gelado! Era o cúmulo!

Mas todo mundo tinha leiteira então achei que eu tinha que ter…. Confesso que hoje tenho uma só porque minha mãe me deu uma velha dela mas sabe pra quê?! Pra fazer brigadeiro 🙂 hehehehe Não me pergunte o porquê mas eu só gosto de fazer brigadeiro nela, vai entender….

 

8. Pense no futuro

Imóvel é coisa cara, quando for comprar não pense só no agora, planeje. Você terá filhos? Terá cachorro? E tem pátio ou quarto extra pra isto? Se precisar, dá pra construir e ampliar? Pense no futuro e no tamanho da casa / apartamento que você está adquirindo.

Quando saimos em busca de casa, olhávamos e pensávamos: dá para aumentar a casa se a gente quiser fazer mais um quarto? E um banheiro a mais? E botar piscina? Várias casas foram descartadas por causa disto, porque eram pequenas e não tinha para onde expandir.

A nossa casa agora, além de já ser grande, tem infinitas possibilidades caso a gente queira fazer mais um banheiro, botar piscina, aumentar garagem….

dicas quando ter sua própria casa



9. Casa ou apartamento?

E esta é uma dúvida que muita gente tem na hora de comprar um imóvel. Eu acredito que isto depende da necessidade da pessoa, da vontade e da disposição em manter o lar. Por exemplo: se você não gosta muito de limpar a casa, não tem tempo, não curte um pátio… vá para o apartamento!

Mas se você é que nem eu que se sente um passarinho na gaiola dentro de um apê, compre uma casa! Insegurança por insegurança tem em todo lugar, não podemos deixar de viver por causa disto mas podemos nos prevenir. Em casa, tenha portão, alarme, cuide na hora de sair e entrar.

Eu fiz 2 posts bem legais que podem te ajudar a decidir: desvantagens de morar em uma casa e desvantagens de morar em um apartamento.

LEIA TAMBÉM: 11 dicas para deixar sua casa segura nas férias

Espero que tenham gostado do post e que ele tenha ajudado um pouquinho quem está começando a vida na casa própria 🙂

Bjo bjo!

Fonte imagens: Freepik

Deixe seu comentário

Finanças do casal: conta conjunta ou separada? | Vida de Louca de Casada
11/10/2018

[…] LEIA TAMBÉM: 9 coisas que você precisa saber quando tiver sua casa […]

admin
09/03/2016

oieeee!

Sim, a gente acaba guardando muita coisa, principalmente se ganha de presente.E o pior é que acaba ficando com cheiro de guardado se não usar né….

E sobre sua casa… ahh, vai com tudo, é muito bom!!!! Colocar os pés na grama, ter cachorro no pátio, ter hortinha (meu sonho!). Aproveita, temos q viver, né!

Bjooo

admin
09/03/2016

Oi Ana, obrigada, bjo!!!

Vizinha B
08/03/2016

Oi Rê!
Adorei as dicas… e concordo com todas elas.
Esse lance de ter muitos lençóis e toalhas, realmente é um saco! Eu tenho um monte, vários nem uso mais e o pior de tudo é que nem tenho tanto espaço para guardar.
Sempre digo que vou fazer uma limpa e nunca faço. Vou usar teu post para me inspirar a fazer um descarte geral em todas as coisas extras e desnecessárias que tenho.

Outro ponto bacana é tua observação sobre a insegurança estar em qualquer lugar. É verdade.
Sempre rejeitei casa pela falta de segurança. Mas agora deixei isso de lado e vou poder ter meu pátio, meu cachorro, minha hortinha e viver mais perto da natureza!

Um beijo!
(www.acasadavizinha.com)

Ana Paula Noleto
05/03/2016

Adorei vc falou tudo
Parabéns bjs

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada